São fatores que contribuem para a padronização e homogeneização do trato pedagógico, exceto:
Estrutura organizativa do sistema educacional e das escolas, que gradua as aprendizagens a transmitir, ordenadas em séries e graus, marcando níveis e caminhos de passagem de uns para outros.
A ampla variedade de espaços, de estímulos e recursos culturais para a aprendizagem, que levam ao uso de fontes diversificadas de informação, como é o caso do emprego de vários tipos de livros para todos.
A ordenação do currículo especializando seus componentes, atribuindo tempo próprio para cada tipo de conteúdo e, portanto, professores diferentes a cada um deles, assim como recursos e materiais didáticos específicos.
A segregação em tipo de escolas e de educação para alunos com peculiaridade pessoais, culturais e com diferentes destinos sociais: escolas para crianças com deficiências físicas e mentais, para os bem dotados, para os trabalhadores, para o campo etc..
A acomodação profissional dos docentes e a resposta adaptativa destes a certas condições de trabalho não satisfatórias, o que tem reforçado a crença de que é mais fácil trabalhar com uma base homogênea.