As diversas atividades preconizadas pela
implementação da Metodologia da Resolução de
Problemas no processo de aprendizagem da
Matemática ensejam a aproximação do conhecimento
cotidiano com o conhecimento sistemático e
estruturado tratado no processo educacional, a maior
visibilidade do significado dos assuntos objetos de
estudos, a otimização do relacionamento entre os
agentes e atores do processo, a abordagem
prazerosa e estimulante para a aprendizagem, entre
outros pontos relevantes. A Metodologia da
Resolução de Problemas, como analisada e
observada por inúmeros estudiosos de Teorias
Educacionais, adota diversas etapas e procedimentos
na sua aplicação.
Considerando os procedimentos envolvidos na
resolução de problemas, analise os seguintes itens:
I. recolhimento de informações sobre a
situação abordada e compreensão do
problema;
II. concepção e formulação de um plano de
solução, incluindo a tradução da situação
enfocada para a linguagem matemática, e
escolha da estratégia a ser seguida;
III. execução do planejamento estabelecido,
incluindo a seleção dos procedimentos
matemáticos úteis, até a resolução
propriamente dita do problema;
IV. verificação da resolução e/ou comprovação
das conclusões e resultado(s) alcançado(s)
incluindo a releitura da proposição inicial da
situação – problema, a adequação das
conclusões construídas e/ou a validação
da(s) resposta(s) obtida(s).
Corresponde a procedimento apropriado e coerente
com a solução de problemas o que consta em