Questões de concursos sobre "Temas Educacionais Pedagógicos" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Temas Educacionais Pedagógicos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57130 - IF-SP Professor - Matemática 2018

No livro “Educação Matemática Crítica: a
questão da democracia” o autor, Ole Skovsmose,
enfatiza que “Na Educação Crítica, é essencial que
os problemas se relacionem com situações e conflitos
sociais fundamentais, e é importante que os
estudantes possam reconhecer os problemas como
seus próprios problemas”. Neste contexto, sobre a
Educação Matemática orientada a problemas e a
Educação Crítica é correto afirmar que:
Ver Comentários

Q57131 - IF-SP Professor - Matemática 2018

No primeiro capítulo de seu livro Etnomatemática:
elo entre as tradições e a modernidade,
Ubiratan D’Ambrosio questiona motivos comumente
utilizados para justificar o ensino da Matemática.
Segundo ele, apenas estes não seriam suficientes
para justificar o ensino da matemática, mas
é necessário considerar que a matemática pode ser
um forte fator de progresso social, rechaçando-se
o seu uso para manter e reforçar as desigualdades e
injustiças sociais. Segundo D’Ambrosio, o ensino
da matemática com a intensidade que é usual está
associado aos seguintes valores:
Ver Comentários

Q57132 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

A importância do domínio científico e da
habilidade didática para uma educação científica de
qualidade é ancorada na defesa de que a
aprendizagem das ciências deve ser acompanhada
por uma aprendizagem sobre as ciências.
Considerando essa proposição, assinale a opção que
NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da
educação científica crítica no ensino de biologia.
Ver Comentários

Q57137 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

Relacione, corretamente, as abordagens metodológicas apresentadas a seguir com suas respectivas características, numerando os parêntese abaixo de acordo com a seguinte indicação: 

1. Demonstração

2. Aula de campo

3. Desenvolvimento de projeto


( ) De modo geral acontece a partir da seleção do problema a ser investigado; elaboração do plano de trabalho, execução do plano elaborado, análise e apresentação dos resultados.

( ) Necessita, inicialmente, do reconhecimento prévio do local, elaboração do roteiro de trabalho, organização dos grupos, autorização dos responsáveis e da direção da escola e organização do transporte.

( ) Possibilita que todos vejam o mesmo fenômeno simultaneamente. Sua utilização é justificada pela economia de tempo e disponibilidade limitada de material.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q57139 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

A abordagem sobre o desenvolvimento da
competência dos estudantes, pelo docente, pode
levar o professor a refletir sobre cada situação de
aprendizagem e, assim, tornar 
Ver Comentários

Q57141 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

As diversas atividades preconizadas pela implementação da Metodologia da Resolução de Problemas no processo de aprendizagem da Matemática ensejam a aproximação do conhecimento cotidiano com o conhecimento sistemático e estruturado tratado no processo educacional, a maior visibilidade do significado dos assuntos objetos de estudos, a otimização do relacionamento entre os agentes e atores do processo, a abordagem prazerosa e estimulante para a aprendizagem, entre outros pontos relevantes. A Metodologia da Resolução de Problemas, como analisada e observada por inúmeros estudiosos de Teorias Educacionais, adota diversas etapas e procedimentos na sua aplicação.


Considerando os procedimentos envolvidos na resolução de problemas, analise os seguintes itens:


I. recolhimento de informações sobre a situação abordada e compreensão do problema;

II. concepção e formulação de um plano de solução, incluindo a tradução da situação enfocada para a linguagem matemática, e escolha da estratégia a ser seguida;

III. execução do planejamento estabelecido, incluindo a seleção dos procedimentos matemáticos úteis, até a resolução propriamente dita do problema;

IV. verificação da resolução e/ou comprovação das conclusões e resultado(s) alcançado(s) incluindo a releitura da proposição inicial da situação – problema, a adequação das conclusões construídas e/ou a validação da(s) resposta(s) obtida(s).


Corresponde a procedimento apropriado e coerente com a solução de problemas o que consta em 

Ver Comentários

Q57142 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

Na construção e execução de uma proposta
pedagógica, a “transposição didática’’ é considerada
um instrumento através do qual o conhecimento
científico pode ser transformado em conhecimento
escolar. Segundo teóricos da Educação, significa
analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento
científico adequando-o às reais possibilidades
cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos
considerados mais importantes para instrumentalizar
a transposição didática encontram-se
Ver Comentários

Q57148 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Um grupo de professores da educação fez uma reflexão crítica acerca de estudantes com deficiência, com a finalidade de compreender melhor a atividade profissional dos técnicos em assuntos educacionais. A partir dessa reflexão, foram sistematizadas quatro ideias sobre esses estudantes e os processos de ensino e aprendizagem que devem ser objetos de análise, as quais estão explicitadas nos itens abaixo.


I A capacidade cognitiva de alunos com deficiência está atrelada também à falta de oportunidades de uma boa educação.

II Usar o mesmo instrumento de avaliação com estudantes que apresentam deficiência é uma estratégia didática importante.

III Compreender que a essência da condição de deficiência deve ser percebida em si mesma como um fenômeno biológico.

IV Saber como o estudante com deficiência aprende e os meios pelos quais costuma ter acesso ao conhecimento é uma ação didática importante para o ensino desses estudantes.


Considerando a legislação vigente relativa aos estudantes com deficiência, as ideias que devem ser objeto de reflexão e discussão estão nos itens 

Ver Comentários

Q57149 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A sociedade do século XXI exige das universidades, no tocante à formação profissional, o
desenvolvimento da competência de trabalhar em grupo. Para atender a essa exigência, uma
estratégia a ser utilizada é a aprendizagem colaborativa. Nesse tipo de aprendizagem, 
Ver Comentários

Q57151 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Antes de discutir o planejamento do ensino durante uma formação continuada para professores de um curso da UFRN, um técnico em assuntos educac ionais entrevistou-os para saber que ideias tinham acerca da atividade profissional da docência. No início da formação, ele deverá discutir as ideias que estão em desacordo com as atuais orientações didáticas sobre o planejamento de ensino. Nos itens abaix o, estão quatro ideias que surgiram na entrevista.


I Os recursos didáticos são ferramentas mediadoras para a assimilação dos novos conteúdos e estão em estreita dependência dos objetivos definidos.

II Os conteúdos representam os conhecimentos conceituais do programa da disciplina.

III Os objetivos da aula de 45 minutos são definidos em função dos conteúdos selecionados e organizados para a atividade.

IV Os métodos de ensino devem considerar seu aspecto interno, ou seja, os processos mentais que eles estimulam.


As ideias que se coadunam com a Didática Geral e suas discussões atuais estão nos itens

Ver Comentários