Questões de concursos sobre "Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57194 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Os métodos de ensino estão ligados ao papel do professor na gestão do processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação didática, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino em função das características de cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo, considere as seguintes afirmações sobre métodos de ensino:


I. A escolha de métodos de ensino independe do conhecimento das características socioculturais e individuais dos alunos.

II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos constitui a linha fundamental de compreensão do processo didático.

III. O método de trabalho independente dos alunos consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo criativo.

IV. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, denominada também de aula dialogada.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários

Q57255 - CESPE Professor 2017

O tipo de conteúdo, as habilidades e as competências a serem
desenvolvidas em determinada aula estão previstos no(s)
Ver Comentários

Q57453 - FCC Consultor Legislativo 2018

No contexto da reforma do Ensino Médio, a partir de 2017, o currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular e
por itinerários formativos, considerados como
Ver Comentários

Q57482 - FCC Pedagogo 2018

Em relação à organização curricular, o fato de não se valorizar como prioridades, a pluralidade cultural encontrada em sala de
aula 
Ver Comentários

Q57523 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Os conhecimentos que são objeto da aprendizagem dos
alunos na escola são uma seleção dos saberes relevantes
da cultura. Esses conhecimentos, de acordo com Coll
(1999), já existiam antes que os alunos iniciassem sua
construção pessoal e têm uma natureza
Ver Comentários

Q57544 - FGV Pedagogo 2018

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”


Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta. 

Ver Comentários

Q57567 - FGV Pedagogo 2018

Na Escola Andorinha os professores do Ensino Fundamental estão reunidos nos seguintes grupos para o planejamento curricular do novo ano letivo:


1- Professores de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Educação Física e de Artes.

2 - Professores de Matemática.

3 - Professores de Ciências da Natureza.

4 - Professores de Geografia e de História.

5 - Professores de Ensino Religioso.


Sobre essa proposta, é correto afirmar que ela 

Ver Comentários

Q57689 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

A maioria das instituições escolares adotam um currículo de
formação disciplinar. Assinale a alternativa CORRETA sobre o
que é necessário para ressignificar o currículo escolar
disciplinar.
Ver Comentários

Q57724 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Leia o texto.


É preciso considerar que as tecnologias, sejam elas novas (como o computador e a Internet), sejam velhas (como o giz e a lousa), condicionam os princípios, a organização e as práticas educativas e impõem profundas mudanças na maneira de organizar os conteúdos a serem ensinados, as formas como serão trabalhadas e acessadas as fontes de informação, e os modos, individuais e coletivos, como irão ocorrer as aprendizagens.

SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande: CBC, set. 2001. (Adaptado).


Com base no excerto, é possível inferir que

Ver Comentários

Q57801 - IF-SP Pedagogo 2018

Em uma reunião pedagógica, uma equipe de
profissionais do IFSP está discutindo acerca da organização
curricular dos cursos técnicos na forma
integrada ao Ensino Médio.
Foram apresentados alguns princípios que podem
ser orientadores para a organização de um currículo
integrado, segundo as concepções de Araujo e
Frigotto (2015), no artigo: “Práticas pedagógicas e ensino integrado”. Assinale a assertiva que indica
CORRETAMENTE estes princípios:
Ver Comentários