Questões de concursos sobre "Pesquisa em Educação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pesquisa em Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57153 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Um grupo de professores formados na área das engenharias deve fazer uma pesquisa de natureza qualitativa para caracterizar os fatores que influenciam a evasão de estudantes de graduação nesses cursos. Considerando que os professores não têm experiências em estudos sobre assuntos educacionais, decidem registrar algumas ideias para discutirem com o técnico em assuntos educacionais, as quais estão explicitadas nos itens abaixo.


I A pesquisa deve se fundamentar nos critérios de cientificidade do positivismo lógico como pressuposto filosófico.

II Um dos objetivos dessa pesquisa deve ser a previsão e o controle do comportamento da evasão, baseada na generalização dos resultados.

III Os instrumentos válidos para captar as informações devem ser flexíveis para mostrarem-se adequados ao contexto e à natureza do objeto.

IV Deve-se considerar que não há uma perspectiva privilegiada e objetiva da realidade, o que leva ao interesse pelo pluralismo metodológico.


Dentre essas ideias, o técnico considera que são coerentes com a pesquisa qualitativa as dos itens 

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Q57154 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN se propõem a estimular essa dimensão da prática profissional. Para esse propósito, formulam quatro ideias, apresentadas nos itens abaixo.


I Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão.

II Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear.

III Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vistas, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas.

IV Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias.


As ideias adequadas aos propósitos da formação estão nos itens 

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Q57214 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

Diferentes pesquisas têm sido realizadas sobre
o ensino de literatura no tocante  
I. ao tipo de obra mais lida por jovens de determinada faixa etária ou de determinado nível escolar;
II. aos livros de literatura mais indicados pelas escolas públicas ou privadas em diferentes cidades;
III. à recepção das obras pelos leitores, colocados, segundo a Estética da recepção, como eixo da experiência literária;
IV. às novas formas de trabalhar o texto literário na sala de aula através de experimentos. 
Considerando os itens acima apresentados, é correto afirmar que
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Q57215 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

Dentre as afirmações que se seguem relativas à
pesquisa em artes, assinale a que se adéqua apenas à
pesquisa sobre literatura e ensino.
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Q57249 - CESPE Professor 2017

O planejamento de uma ação de modo a clarificar ideias e
propósitos a partir da compreensão de determinada situação para,
em seguida, tomar as decisões é processo fundamentado 
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Q57284 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Desenvolver um projeto pedagógico vai além de adaptar
para uma escola um conjunto de formulações gerais.
Consiste em saber regulá-las em favor do que se pretende
que seja específico e desejável para ela. Segundo
Lerner, o trabalho com projetos favorece
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Q57285 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Segundo Hoffmann, é o professor quem cria, em sala
de aula, o cenário educativo, provendo condições mais
ou menos favoráveis, recursos mais ou menos amplos,
tempos mais ou menos limitadores de aprendizagem.
A otimização do espaço de aprendizagem é, portanto,
de natureza avaliativa. Mediar a experiência educativa,
segundo a autora, significa
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Q57357 - Colégio Pedro II Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

É neste sentido que se pode afirmar ser tão errado separar prática de teoria,
pensamento de ação, linguagem de ideologia, quanto separar ensino de
conteúdos de chamamento ao educando para que se vá fazendo sujeito do
processo de aprendê-los. Numa perspectiva progressista o que devo fazer
é experimentar a unidade dinâmica entre o ensino do conteúdo e o ensino
de que é e de como aprender. É ensinando matemática que ensino também
como aprender e como ensinar, como exercer a curiosidade epistemológica
indispensável à produção do conhecimento (FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e
Terra, 1996, p. 141).

O Programa de Iniciação Científica Júnior é um programa que visa ao desenvolvimento de projetos de educação científica para estudantes da Educação Básica. Esse programa permite aos estudantes aprenderem todos os aspectos do desenvolvimento de um projeto científico, contando com a supervisão de um professor orientador. O apoio à inserção do corpo discente se dá por meio de concessão de bolsa, por período pré-determinado (Colégio Pedro II. PPPI 2018, p. 101).
O programa de Iniciação Científica Júnior apresentado no PPPI do Colégio Pedro II relaciona-se com o trecho de Paulo Freire
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Q57522 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

O trabalho por projetos contribui de forma significativa
para a educação nesse mundo atual, indo ao encontro
das exigências da sociedade moderna, pois o trabalho
por projetos envolve um processo de construção, participação,
cooperação, noções de valor humano, solidariedade,
respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania
tão necessários à sociedade emergente (Moura, 2010).
Segundo a autora, a pedagogia de projetos é a construção
de uma prática pedagógica centrada
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Q57534 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem,
ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação
entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais,
professores e técnicos, professores entre si; da grade
horária, distribuição das aulas na semana, horários; da
sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola
Pública que aí está tem cumprido a função seletiva
e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta,
1990). Diante disso, a autora pergunta: que organização
escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um
instrumento de emancipação das camadas populares?
Para ela, 
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