Questões de concursos sobre "Interdisciplinaridade e Contextualização" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Interdisciplinaridade e Contextualização que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57142 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

Na construção e execução de uma proposta
pedagógica, a “transposição didática’’ é considerada
um instrumento através do qual o conhecimento
científico pode ser transformado em conhecimento
escolar. Segundo teóricos da Educação, significa
analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento
científico adequando-o às reais possibilidades
cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos
considerados mais importantes para instrumentalizar
a transposição didática encontram-se
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Q57178 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Os Pontos de Cultura são unidades de produção, recepção e disseminação cultural em comunidades que se encontram à margem dos circuitos culturais e artísticos convencionais, e que desenvolvem ações de impacto sociocultural. Considerando os aspectos fundamentais dos Pontos de Cultura, analise os seguintes itens:


I. fortalecimento científico;

II. monitoramento da cultura;

III. transversalidade da cultura;

IV. gestão compartilhada.


Corresponde a aspecto fundamental dos Pontos de Cultura somente o que consta em 

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Q57185 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado:


“Conforme Ivani Fazenda (2002) a interdisciplinaridade na educação tem como ponto de partida questionar a ____________1 entre as diferentes disciplinas, que não considera as ____________2 e ____________3 entre os diversos campos do conhecimento nem tampouco a ____________4 que esses campos exercem uns sobre os outros”. 

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Q57219 - CESPE Professor 2017

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Básica, para o sucesso da implantação das ações
interdisciplinares nas instituições de ensino, é necessário
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Q57220 - CESPE Professor 2017

De acordo com os PCN, para observância da interdisciplinaridade
é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes
e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de
interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam
saberes. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que
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Q57221 - CESPE Professor 2017

Em uma escola em que a proposta de trabalho fundamenta-se na
interdisciplinaridade, durante uma reunião para o planejamento de
atividades, vários professores emitiram comentários a respeito do
processo interdisciplinar. Assinale a opção em que o comentário
apresentado traduz o conceito de interdisciplinaridade.
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Q57222 - CESPE Professor 2017

           Em uma escola de ensino fundamental, em que a proposta
de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, os professores
se reuniram no início do ano para planejar os projetos que
norteariam as ações pedagógicas de todo o ano letivo. Como não
havia consenso entre os professores sobre a concepção de
interdisciplinaridade, a diretora solicitou que cada um
esquematizasse o que entendia por interdisciplinaridade.

Assinale a opção correspondente ao esquema que representa corretamente o conceito de interdisciplinaridade.
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Q57225 - CESPE Professor 2017

Em relação a projetos interdisciplinares em escolas inclusivas,
assinale a opção correta. 
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Q57232 - CESPE Professor 2017

Para que uma proposta pedagógica seja considerada
interdisciplinar, é necessário que ela 
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Q57481 - FCC Pedagogo 2018

Considere o relato de atividades de aula abaixo.


A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual, sempre o mesmo, destituído de vida e de significado que a mortifica; obediente, mas descrente, coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, que aponta com maior ou menor irritação, para começar de novo no dia seguinte, no mês seguinte, no semestre seguinte.


Numa concepção crítica de educação, o crescente desinteresse da criança, afastando-a da escola, ou determinando o fracasso escolar traduzido pela reprovação e/ou evasão e sua gradativa exclusão, pode se dar quando o 

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