Questões de concursos sobre "A complexidade do conhecimento" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A complexidade do conhecimento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57532 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Uma professora reuniu um grupo de crianças de 2° ano do Ensino Fundamental I e apresentou-lhes algumas situações sobre unidades, dezenas e centenas. 


                  


Lerner (1995) usa o exemplo apresentado para tratar de concepções das crianças de primeiro ano do ensino fundamental I acerca do sistema de numeração decimal. Para ela, se reconhecemos que o sistema de numeração é um objeto de conhecimento muito complexo, reconhecemos também que

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Q57810 - IF-TO Técnico - Educação 2018

Gadotti (2000), analisando as atuais perspectivas da Educação, salienta que podemos estar vivendo na era do conhecimento, da informatização e da informação. Para pensar uma educação para o futuro, necessitamos de uma aprendizagem que se estenda ao longo da vida, fundada em quatro pilares, que foram definidos por Jacques Delors, em 1998.


Do exposto, faça uma relação dos quatro pilares da Educação e suas definições, marcando a alternativa correta.


I. Aprender a conhecer: a aprendizagem não pode ser apenas lógico-matemática e linguística. Precisa ser integral.

II. Aprender a fazer: é indissociável do aprender a conhecer. Nesse sentido, vale mais hoje a competência pessoal que torna a pessoa apta a enfrentar novas situações de emprego, mas apta a trabalhar em equipe, do que a pura qualificação profissional. Hoje, o importante na formação do trabalhador, também do trabalhador em Educação, é saber trabalhar coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos, ter estabilidade emocional. A flexibilidade é essencial.

III. Aprender a viver juntos: prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, curiosidade, autonomia, atenção. Isso supõe uma cultura geral, o que não prejudica o domínio de certos assuntos especializados.

IV. Aprender a ser: no Brasil, como exemplo desta tendência, pode-se citar a inclusão de temas/eixos transversais (ética, ecologia, cidadania, saúde, diversidade cultural) nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que exigem equipes interdisciplinares e trabalho em projetos comuns.  

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Q57986 - CONSULPLAN Professor - Biologia 2018

Na aula de Biologia, o professor, após explanar o conteúdo, levou os alunos a uma aplicação direta do que foi ensinado. Os alunos foram divididos em grupos e enviados a diferentes pontos da extensa área de gramado e do pátio da escola. Devidamente protegidos, os alunos fizeram a coleta do lixo encontrado e o classificaram em:


• Tipo 1 – plástico (embalagens de salgadinhos e balas).

• Tipo 2 – PETs.

• Tipo 3 – latinhas.

• Tipo 4 – papel.


O professor conduziu ao longo das aulas as conclusões efetuadas mediante a tarefa, emitindo considerações sobre o papel do indivíduo no meio ambiente. Reconhecendo que os alunos são os responsáveis pelo lixo espalhado na escola, eles foram em todas as salas da escola para explicar a atividade que realizaram, os resultados obtidos e levar, ainda, os demais a refletirem sobre uma mudança de postura quanto ao lixo.


       


É correto afirmar que essa aula aplicou qual(is) tipo(s) de conhecimento(s)?

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Q58884 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

“[...] a complexidade não é mágica e não se limita à própria palavra complexidade. Para Morin, a palavra complexidade porta em seu seio a confusão, a incerteza e a desordem. [...] A complexidade não elimina a simplicidade, ela a integra em termos dialógicos, recusando as consequências mutilantes, redudonistas e unidimensionais da Simplificação”. (M ACEDO , Roberto. Currículo e complexidade. Edufba, Salvador, 2005, p. 21-22).


Sobre as implicações do conceito de complexidade para as teorias contemporâneas de currículo, assinale a alternativa CORRETA.

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Q59821 - ACAFE Administrador Escolar 2017

A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.


( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros

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Q60019 - FUNCERN Pedagogo 2014

Sobre a concepção de currículo integrado, analise as afirmações a seguir.  I. A concepção de currículo integrado remete à ideia de completude, à compreensão das partes em relação
ao todo ou da unidade dentro da diversidade, com base nos conceitos de Politecnia e Formação
Integrada.
II. A concepção de currículo integrado demanda valorização da polivalência, segundo exigências e princípios
inerentes ao domínio da estrutura lógica, conceitual, investigativa e metodológica dos diversos cursos e
atores participantes.
III. A concepção de currículo integrado compreende a educação como uma totalidade social nas múltiplas
mediações que caracterizam os processos educativos. Nesse sentido, a formação geral é parte
inseparável da formação para o trabalho.
IV. A concepção de currículo integrado supera o ser humano segmentado historicamente pela divisão social
do trabalho entre o planejar e o executar. Fundamenta-se, pois, na priorização do trabalho e da tecnologia,
na globalização das aprendizagens e nas especializações dos saberes.  Estão corretas as afirmações 
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Q60140 - COSEAC Pedagogo 2017

Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar.

Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido: 

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Q60386 - AMAUC Professor - Ensino Básico 2016

A Pedagogia Histórico-Crítica como perspectiva didática para o Ensino prioriza a realidade
social, o que a princípio torna-se o diferencial do método, pois as relações de hierarquia,
poder e desigualdades presentes nas relações de professor-aluno, ficariam em segundo plano,
dando lugar para a realidade social em que ambos estariam no mesmo patamar e construiriam
juntos o conhecimento sobre a mesma. Sendo assim, a especificidade da escola, o que é
considerado como clássico da escola para a Pedagogia Histórico-Crítica é: [...] a
transmissão-assimilação do saber sistematizado. Este é o fim a atingir. É aí que cabe
encontrar a fonte natural para elaborar os métodos e as formas de organização do conjunto das
atividades da escola, isto é, do currículo. E aqui nós podemos recuperar o conceito abrangente
de currículo (organização do conjunto das atividades nucleares distribuídas no espaço e tempo
escolares). Um currículo é, pois, uma escola funcionando.
Conceitualmente o exposto acima é objeto de estudo de qual pesquisador?
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Q60415 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Considerando-se as reflexões de Coll (1994) sobre a aprendizagem significativa e os
conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que 
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Q60416 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Coll (1994) sugere em suas reflexões que, como a significância da aprendizagem é uma questão de grau, talvez fosse mais apropriado tentar que as aprendizagens realizadas pelos alunos sejam, a cada momento da escolaridade, as mais significativas possíveis.

Em relação à construção de significados, é INCORRETO afirmar que 

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