Gadotti (2000), analisando as atuais perspectivas da
Educação, salienta que podemos estar vivendo na
era do conhecimento, da informatização e da informação. Para pensar uma educação para o
futuro, necessitamos de uma aprendizagem que se
estenda ao longo da vida, fundada em quatro
pilares, que foram definidos por Jacques Delors, em
1998.
Do exposto, faça uma relação dos quatro pilares da
Educação e suas definições, marcando a alternativa
correta.
I. Aprender a conhecer: a aprendizagem não pode
ser apenas lógico-matemática e linguística.
Precisa ser integral.
II. Aprender a fazer: é indissociável do aprender a
conhecer. Nesse sentido, vale mais hoje a
competência pessoal que torna a pessoa apta a
enfrentar novas situações de emprego, mas apta
a trabalhar em equipe, do que a pura
qualificação profissional. Hoje, o importante na
formação do trabalhador, também do
trabalhador em Educação, é saber trabalhar
coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter
intuição, saber comunicar-se, saber resolver
conflitos, ter estabilidade emocional. A
flexibilidade é essencial.
III. Aprender a viver juntos: prazer de
compreender, descobrir, construir e reconstruir
o conhecimento, curiosidade, autonomia,
atenção. Isso supõe uma cultura geral, o que
não prejudica o domínio de certos assuntos
especializados.
IV. Aprender a ser: no Brasil, como exemplo desta
tendência, pode-se citar a inclusão de
temas/eixos transversais (ética, ecologia,
cidadania, saúde, diversidade cultural) nos
Parâmetros Curriculares Nacionais, que exigem
equipes interdisciplinares e trabalho em
projetos comuns.