Questões de concursos sobre "Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57175 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

No que diz respeito à diversidade sociocultural, assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado:


“A diversidade sociocultural engloba as _________1, as ações do grupo, da comunidade que _________2, um mesmo ambiente e os _________3 e _________4 propagados de geração em geração, pois faz parte dos processos de __________5 e humanização do ser humano”.

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Q57176 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Políticas afirmativas são medidas tomadas que
visam atribuir direitos iguais a grupos da sociedade
que são oprimidos ou sofrem com as sequelas do
passado de opressão. Uma dimensão das políticas
afirmativas é 
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Q57180 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Para Guattari (1996), há três sentidos de
cultura que foram legitimados ao longo da história.
Corresponde a esses sentidos o termo apontado pelo
referido autor como
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Q57187 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O Plano Nacional de Cultura – PNC – reafirma o
papel indutor do Estado de assegurar os direitos
culturais dos brasileiros de todas as situações
econômicas, localizações, origens étnicas e faixas
etárias, e busca ainda garantir a pluralidade de
gêneros, estilos e tecnologias, assegurando
modalidades adequadas às particularidades da
população, das comunidades e das regiões do País. O
PNC se estrutura em três dimensões complementares,
dentre as quais, está a dimensão da cultura como
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Q57196 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda
muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível
que os currículos escolares brasileiros  
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Q57200 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Dentro dos pressupostos de uma sociedade inclusiva está prevista a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência. Constata-se, contudo, ao longo da história da escola, a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique


I. a convivência dentro da diversidade humana;

II. a eliminação de qualquer forma de discriminação;

III. a valorização de cada pessoa com sua individualidade;

IV. a classificação das pessoas em ações da vida social.


Estão corretas as complementações contidas em

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Q57206 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e
excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e
educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via
da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da 
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Q57207 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 propõe, em sua meta 4, universalizar o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado para a população de quatro a dezessete anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para a promoção da educação inclusiva por meio de algumas ações. Sobre essa temática, analise as ações apresentadas abaixo.


I Mobilização de encontros e participação em reuniões com os profissionais que atendem o estudante de inclusão no contexto escolar, auxiliando a compreensão dos professores acerca das necessidades especiais.

II Emissão de laudos psicológicos acerca do nível intelectual dos estudantes com necessidades educacionais especiais, explicitando as limitações de cada um em função das especificidades de sua deficiência.

III Reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica.

IV Participação na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência.


Estão em consonância com as metas da educação inclusiva as ações presentes nos itens

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Q57223 - CESPE Professor 2017

De acordo com a LDB, o atendimento educacional especializado
será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre
que, em função das condições específicas dos alunos, não for
possível a sua integração nas classes comuns do ensino regular.
Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
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Q57224 - CESPE Professor 2017

A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de
escolas inclusivas, assinale a opção correta.
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