Questões de concursos sobre "Currículo (Teoria e Prática)" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Currículo (Teoria e Prática) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57171 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:


I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.


Está correto o que se afirma em  

Ver Comentários

Q57184 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Atente ao que se diz a seguir acerca da Educação Patrimonial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) Seu princípio básico é a observação indireta dos bens e fenômenos culturais, para se chegar à assimilação e internalização.

( ) A metodologia proposta para as atividades se estrutura em três etapas: diagnóstico, sensibilização e internalização.

( ) O patrimônio cultural, os monumentos e sítios históricos só são encontrados nas cidades ou em sua periferia.

( ) Trata-se de um instrumento pedagógico de compreensão do mundo e de resgate da própria identidade cultural de uma sociedade.

( ) Envolve a visão do patrimônio cultural brasileiro exclusivamente em suas manifestações tangíveis e materiais.

( ) Busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.


A sequência correta, de cima para baixo, é: 

Ver Comentários

Q57193 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Transversalidade em educação é uma forma de
organizar o trabalho didático, na qual alguns temas
são integrados às áreas convencionais de forma a
estarem presentes em todas elas. Com base nessa
forma de organização do trabalho didático, foram
estabelecidos os denominados Temas Transversais
que devem ser desenvolvidos no currículo escolar
brasileiro. Tendo como referência esses Temas
Transversais, é correto afirmar que 
Ver Comentários

Q57194 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Os métodos de ensino estão ligados ao papel do professor na gestão do processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação didática, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino em função das características de cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo, considere as seguintes afirmações sobre métodos de ensino:


I. A escolha de métodos de ensino independe do conhecimento das características socioculturais e individuais dos alunos.

II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos constitui a linha fundamental de compreensão do processo didático.

III. O método de trabalho independente dos alunos consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo criativo.

IV. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, denominada também de aula dialogada.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários

Q57196 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda
muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível
que os currículos escolares brasileiros  
Ver Comentários

Q57197 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Em contextos multiculturais, o papel da escola
é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos
conscientes dessa realidade e que se compreendam
em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se
necessário um currículo que 
Ver Comentários

Q57255 - CESPE Professor 2017

O tipo de conteúdo, as habilidades e as competências a serem
desenvolvidas em determinada aula estão previstos no(s)
Ver Comentários

Q57262 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Para orientar as escolas na elaboração, no planejamento,
na execução e na avaliação de sua proposta pedagógica
e curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil estabelecem princípios, fundamentos
e procedimentos. Nesse sentido, currículo da Educação
Infantil, pelas Diretrizes, é concebido como um conjunto
de
Ver Comentários

Q57354 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

Por currículo, entendemos o conjunto de experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações
sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos alunos.

Associa-se, assim, o currículo
Ver Comentários

Q57372 - RBO Professor - Educação Física 2017

Elisa iniciou sua carreira docente com receio de não ter
obtido uma formação adequada para lidar com os desafios
diários que poderiam emergir no contexto escolar. Na
primeira aula ministrada, elaborou o que chamou de plano
A e plano B e, por fim, acabou utilizando o plano B por
considerar que o mesmo não perderia a essência prevista
no plano A. Contudo, Elisa ficou decepcionada ao finalizar
a aula, pois algo em sua percepção não tinha sido, desde o
início, bem definido e perseguido nas ações posteriores.
Essa situação remete à reflexão de que o exercício docente
deve ser compreendido em sua totalidade. Contudo, a
prática docente deve ser planejada. Assim, no
planejamento das ações de ensino e aprendizagem, um
elemento em especial deverá ser claro, constituindo-se
como um norteador de todos os outros ao se pensar “no
que, como e por que ensinar”. Trata-se
Ver Comentários