Questões de concursos sobre "O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57154 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN se propõem a estimular essa dimensão da prática profissional. Para esse propósito, formulam quatro ideias, apresentadas nos itens abaixo.


I Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão.

II Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear.

III Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vistas, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas.

IV Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias.


As ideias adequadas aos propósitos da formação estão nos itens 

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Q57285 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Segundo Hoffmann, é o professor quem cria, em sala
de aula, o cenário educativo, provendo condições mais
ou menos favoráveis, recursos mais ou menos amplos,
tempos mais ou menos limitadores de aprendizagem.
A otimização do espaço de aprendizagem é, portanto,
de natureza avaliativa. Mediar a experiência educativa,
segundo a autora, significa
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Q57534 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem,
ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação
entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais,
professores e técnicos, professores entre si; da grade
horária, distribuição das aulas na semana, horários; da
sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola
Pública que aí está tem cumprido a função seletiva
e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta,
1990). Diante disso, a autora pergunta: que organização
escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um
instrumento de emancipação das camadas populares?
Para ela, 
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Q57539 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Fundamentos sócio-filosóficos são a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa, da observação [...] Para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia-a-dia.

(Queiroz; Moita, 2007) E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é

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Q59212 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

A análise crítica que Selma G. Pimenta faz sobre o conceito de professor reflexivo e professor pesquisador conclui que
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Q60020 - FUNCERN Pedagogo 2014

O IFRN concebe o projeto integrador como estratégia metodológica articulada à inovação da prática, à
melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de
trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como
processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais
significativas.  Sobre esse tema, é correto afirmar que, no IFRN, os projetos integradores apresentam como objetivo:
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Q60522 - CESPE Professor Pleno I 2013

Com relação às características e às propriedades relativas à didática
e à formação dos professores, assinale a opção correta.
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Q60659 - ACAFE Professor 2015

Uma combinação entre seriação, conteúdos e objetivos por disciplinas, organiza o ensino, mas não necessariamente o processo de aprendizagem: o ensino pode ocorrer à parte da aprendizagem, independente das dificuldades dos alunos.

São fatores que contribuem para isto, exceto:

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Q60660 - ACAFE Professor 2015

São fatores que contribuem para a padronização e homogeneização do trato pedagógico,
exceto:
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Q60663 - ACAFE Professor 2015

“__________ é a atividade concreta pela qual os sujeitos humanos se afirmam no mundo, modificando a realidade objetiva e, para poderem alterá- la, transformando a si mesmos. É a ação que, para se aprofundar de maneira mais consequente, precisa da reflexão, do autoquestionamento, da teoria; é a teoria que remete à ação, que enfrenta o desafio de verificar seus acertos e desacertos, cotejando-os com a prática.”

O conceito atinente ao trabalho docente que preenche a lacuna no início do parágrafo, dando sentido a explicação posterior é a:

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