Questões de concursos sobre "O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q57154 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018
A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores
universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de
um centro da UFRN se propõem a estimular essa dimensão da prática profissional. Para
esse propósito, formulam quatro ideias, apresentadas nos itens abaixo.
I
Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de
conhecimento da docência como profissão.
II Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear.
III Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vistas, o que
permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas.
IV Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas
categorias.
As ideias adequadas aos propósitos da formação estão nos itens
Segundo Hoffmann, é o professor quem cria, em sala
de aula, o cenário educativo, provendo condições mais
ou menos favoráveis, recursos mais ou menos amplos,
tempos mais ou menos limitadores de aprendizagem.
A otimização do espaço de aprendizagem é, portanto,
de natureza avaliativa. Mediar a experiência educativa,
segundo a autora, significa
Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem,
ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação
entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais,
professores e técnicos, professores entre si; da grade
horária, distribuição das aulas na semana, horários; da
sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola
Pública que aí está tem cumprido a função seletiva
e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta,
1990). Diante disso, a autora pergunta: que organização
escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um
instrumento de emancipação das camadas populares?
Para ela,
Fundamentos sócio-filosóficos são a base para o entendimento
da educação na sociedade, de forma crítica, construída
através da reflexão, da pesquisa, da observação
[...] Para o professor/educador, é fundamental filosofar
sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico
diário, buscar respostas para as dificuldades e para as
conquistas do dia-a-dia.
(Queiroz; Moita, 2007)
E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é
O IFRN concebe o projeto integrador como estratégia metodológica articulada à inovação da prática, à
melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de
trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como
processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais
significativas. Sobre esse tema, é correto afirmar que, no IFRN, os projetos integradores apresentam como objetivo:
Uma combinação entre seriação, conteúdos e
objetivos por disciplinas, organiza o ensino, mas
não necessariamente o processo de aprendizagem:
o ensino pode ocorrer à parte da aprendizagem,
independente das dificuldades dos alunos.
“__________ é a atividade concreta pela qual
os sujeitos humanos se afirmam no mundo, modificando
a realidade objetiva e, para poderem alterá-
la, transformando a si mesmos. É a ação que, para
se aprofundar de maneira mais consequente, precisa
da reflexão, do autoquestionamento, da teoria;
é a teoria que remete à ação, que enfrenta o desafio
de verificar seus acertos e desacertos, cotejando-os
com a prática.”
O conceito atinente ao trabalho docente que
preenche a lacuna no início do parágrafo, dando
sentido a explicação posterior é a: