Q200059 - CETAP Jornalista 2010
Cada vez mais, as práticas jornalísticas se parecem com as
estratégias publicitárias, onde se pensa no cliente, no
planejamento, na linha editorial, no tempo e outras questões
mercadológicas. A partir dessa afirmação, aponte a alternativa
ERRADA:
A)Hoje, o exercício jornalístico é basicamente uma atividade de
escasso rigor intelectual e com marcante tendência à
simplificação.
B)Com a competição cada vez mais forte entre os meios de
comunicação, está ocorrendo um rompimento do “contrato
social” entre a imprensa e o público, em que a verdade fica
relegada à posição não mais de princípio, mas de artifício do
processo da informação.
C)No âmbito dos anúncios, necessários para a manutenção dos
jornais, a publicidade, portadora dos interesses do capital,
pressiona o jornalismo a operar na mesma lógica.
D)Percebemos que nos meios de comunicação, a ordem é
hibridizar a natureza persuasiva da publicidade, dissolvendo-a
no espaço jornalístico, como se fora parte da própria natureza
jornalística.
E)Nos meios impressos, não encontramos notícias com caráter
publicitário. Todas as inserções comerciais devem vir em forma
de anúncio.
Responder