Questões de concursos sobre "Metodologia de Pesquisa" | Jornalismo - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Metodologia de Pesquisa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q199480 - FCC Analista de Comunicação 2016

A publicação de uma descoberta científica em periódicos (revistas, repositórios, bases de dados etc.) costuma ser realizada
após um processo chamado peer-review, que consiste em
Ver Comentários

Q199546 - FCC Publicitário 2018

A propaganda política praticada por uma entidade pública do poder legislativo realizada em caráter institucional é aquela que
promove  
Ver Comentários

Q199548 - FCC Publicitário 2018

Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE


67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas


Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.

(...)

Sobre a pesquisa


O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos”, afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.

(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/67-dos-brasileiros-preferem-o-semaforo-nutricional-nos-rotulos-de-ali-mentos-e-bebidas/)


O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é 

Ver Comentários

Q199550 - FCC Publicitário 2018

Pesquisas de opinião realizadas por um prestigiado instituto mostram que uma determinada organização pública tem sua
atuação reprovada pelos usuários de seus serviços. Tal fato significa que  
Ver Comentários

Q199558 - FCC Jornalista 2018

O responsável pelo relacionamento com leitores de um veículo jornalístico em uma famosa rede social recebeu uma mensagem
direta de um leitor com denúncias de mau uso de recursos por um órgão público, com o link para documentos no site dessa
entidade. A publicação da denúncia 
Ver Comentários

Q199563 - FCC Jornalista 2018

Em uma pesquisa de opinião, o fator que pode ser desconsiderado na etapa de determinação do tamanho da amostragem é 
Ver Comentários

Q199706 - FGV Analista Legislativo - Jornalismo 2018

Um estudo sobre a Opinião Pública afirma, em 1922, que
conhecer os efeitos da mídia na sociedade é uma maneira de
proteger a democracia.
 
Sobre o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q199723 - FGV Técnico de Nível Superior - Jornalismo 2014

Com relação às pesquisas de público, Denis McQuail (2013),  
assinale a opção que indica as características da tradição
estrutural.
Ver Comentários

Q199731 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Jornalista 2018

Com relação aos conceitos jornalísticos trabalhados
por Jorge Duarte, no livro Assessoria de imprensa e
relacionamento com a mídia
, relacione
a COLUNA II de
acordo com
a COLUNA I, associando
a modalidade
a
seu respectivo conceito.

COLUNA I
1. Agenda setting 2. Lead 3. Clipping
COLUNA II
( ) Serviço de apuração, coleção, recorte (no caso de jornais e revistas) e fornecimento diário, sistematizado, das notícias veiculadas sobre a empresa, na mídia. ( ) Diz respeito , a grosso modo, à construção da realidade engendrada pela mídia, a partir da seleção temática, do agendamento de assuntos que merecem ser discutidos publicamente, por serem produtos do status de notícia. ( ) Introdução do texto jornalístico, que vem no primeiro parágrafo. O que há de mais importante na notícia. Nele , o jornalista procura responder “o quê”, “quando”, “onde” e “quem”.
Assinale a sequência CORRETA.
Ver Comentários

Q199747 - FGV Comunicação Social 2018

Relacione os tipos de pesquisa relacionados a seguir, às suas
respectivas características
 1. Etnográfica
2. Experimental
3. Por survey

4. Por observação
5. Por focus group

( ) Baseia-se em enquetes rápidas, que visam identificar
normalmente o grau de satisfação e algumas preferências do
consumidor.
( ) Baseia-se na relação de causa e efeito, através da alteração
de alguma variável e observação dos resultados.
( ) Baseia-se na discussão de um assunto de interesse por um
grupo pequeno de pessoas pré-selecionadas com base em
critérios específicos.
( ) Baseia-se no acompanhamento do consumidor no seu dia-adia
para identificar desejos ocultos ou particularidades.
( ) Baseia-se no relato feito por pesquisadores a partir do que
observam no objeto de pesquisa.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a
ordem apresentada.
Ver Comentários