Q199480 - FCC Analista de Comunicação 2016
A publicação de uma descoberta científica em periódicos (revistas, repositórios, bases de dados etc.) costuma ser realizada
após um processo chamado peer-review, que consiste em
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Metodologia de Pesquisa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A publicação de uma descoberta científica em periódicos (revistas, repositórios, bases de dados etc.) costuma ser realizada
após um processo chamado peer-review, que consiste em
A propaganda política praticada por uma entidade pública do poder legislativo realizada em caráter institucional é aquela que promove
Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE
67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas
Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.
(...)
Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos”, afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.
(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/67-dos-brasileiros-preferem-o-semaforo-nutricional-nos-rotulos-de-ali-mentos-e-bebidas/)
O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é
Pesquisas de opinião realizadas por um prestigiado instituto mostram que uma determinada organização pública tem sua atuação reprovada pelos usuários de seus serviços. Tal fato significa que
O responsável pelo relacionamento com leitores de um veículo jornalístico em uma famosa rede social recebeu uma mensagem
direta de um leitor com denúncias de mau uso de recursos por um órgão público, com o link para documentos no site dessa
entidade. A publicação da denúncia
Em uma pesquisa de opinião, o fator que pode ser desconsiderado na etapa de determinação do tamanho da amostragem é
Um estudo sobre a Opinião Pública afirma, em 1922, que conhecer os efeitos da mídia na sociedade é uma maneira de proteger a democracia.
Sobre o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
Com relação às pesquisas de público, Denis McQuail (2013), assinale a opção que indica as características da tradição estrutural.
Com relação aos conceitos jornalísticos trabalhados por Jorge Duarte, no livro Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia , relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando a modalidade a seu respectivo conceito.
COLUNA I
1. Agenda setting 2. Lead 3. Clipping
COLUNA II
( ) Serviço de apuração, coleção, recorte (no caso de jornais e revistas) e fornecimento diário, sistematizado, das notícias veiculadas sobre a empresa, na mídia. ( ) Diz respeito , a grosso modo, à construção da realidade engendrada pela mídia, a partir da seleção temática, do agendamento de assuntos que merecem ser discutidos publicamente, por serem produtos do status de notícia. ( ) Introdução do texto jornalístico, que vem no primeiro parágrafo. O que há de mais importante na notícia. Nele , o jornalista procura responder “o quê”, “quando”, “onde” e “quem”.
Assinale a sequência CORRETA.
Relacione os tipos de pesquisa relacionados a seguir, às suas respectivas características 1. Etnográfica 2. Experimental 3. Por survey 4. Por observação 5. Por focus group ( ) Baseia-se em enquetes rápidas, que visam identificar normalmente o grau de satisfação e algumas preferências do consumidor. ( ) Baseia-se na relação de causa e efeito, através da alteração de alguma variável e observação dos resultados. ( ) Baseia-se na discussão de um assunto de interesse por um grupo pequeno de pessoas pré-selecionadas com base em critérios específicos. ( ) Baseia-se no acompanhamento do consumidor no seu dia-adia para identificar desejos ocultos ou particularidades. ( ) Baseia-se no relato feito por pesquisadores a partir do que observam no objeto de pesquisa. Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.