O modelo tradicional de pirâmide de influência de cima para
baixo vem sendo substituído por um paradigma mais fluido,
colaborativo e horizontal de comunicação.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Os releases, em termos ideais, devem servir como base para
apuração, mas muitas vezes são publicados na íntegra.
Assinale a opção que indica a razão para sua publicação na
íntegra.
Sobre o papel da assessoria de imprensa, leia o fragmento a
seguir.
A assessoria de imprensa busca conquistar espaços para seu
cliente por meio de mídia ______________ para veiculação de
notícias sobre a empresa ou pessoa pública. Exerce papel
fundamental no planejamento de comunicação e chega a treinar
os executivos da empresa para se relacionarem com a imprensa,
num processo conhecido como ____________. Ocupa-se ainda
de conteúdos digitais como sites, intranet e ____________. No
sentido de aferir a visibilidade obtida, dedica-se ao
monitoramento de mídias e ao processo de _____________,
entre outras funções.
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as
lacunas do texto acima
Sobre as estratégias de marketing, leia o fragmento a seguir.
Hoje, a interatividade e a experiência são os principais aspectos
para o sucesso de estratégias de marketing. O __________ é a
plataforma que dá vazão plena à interatividade, mas não
necessariamente a boa experiência. Proporcionar uma boa
experiência envolve estratégias de _____________ para além da
tecnologia e depende de um conhecimento profundo do
_____________. Mas compreender o cenário mutante e
complexo e conhecer as tecnologias de comunicação disponíveis
são um (a)___________________ valioso (a) para as empresas.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas
do fragmento acima.
As relações públicas e a comunicação organizacional, ao se
decidirem por uma estratégia de participação ativa nas redes
sociais digitais, têm como objetivo:
Com a complexificação das relações empresariais surgem novas
maneiras de classificar os públicos, baseadas na ocupação de
espaço físico na organização e existência ou não de vínculo
empregatício ou jurídico.
Correlacione os tipos de público, listados a seguir, aos seus
respectivos integrantes.
1. Público interno vinculado
2. Público interno desvinculado
3. Publico misto vinculado
4. Público misto desvinculado
5. Público externo
( ) Consumidores, concorrentes, comunidade, governo,
imprensa e organizações de terceiro setor.
( ) Funcionários de serviços terceirizados, mas que atuam no
espaço físico da organização.
( ) Acionistas, vendedores externos e funcionários que
trabalham em casa, ambos de forma não autônoma.
( ) Administração superior e funcionários com contratos fixos ou
temporários.
( ) Fornecedores, distribuidores, revendedores e vendedores
externos autônomos.
Assinale a opção que apresenta a correlação correta, segundo a
ordem proposta.
Considere o excerto a seguir.
É, em primeiro lugar, no manejo da interdisciplinaridade que a fraqueza teórica na pesquisa de Comunicação mais se torna evidente.
Para que a interdisciplinaridade não seja apenas uma petição de princípios, praticá-la exige o domínio de teorias disciplinares
diversas integradas a partir de um objeto problema.
(LOPES, Maria Immacolata Vassalo. Pesquisa de comunicação: Questões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Revista Brasileira
de Ciências da Comunicação, São Paulo, V. XXVII, jan./jun. 2004, p. 28)
A prática da interdisciplinaridade na pesquisa no campo da Comunicação implica
Dentro de uma instituição já estabelecida é possível criar marcas para novos programas ou departamentos. Considere as proposições
a seguir:
I. Pronunciabilidade e o significado do nome são pontos de controle para a criação de uma marca.
II. Uma marca vive para sempre, uma vez criado um nome ele não será alterado.
III. A definição de uma marca não se resume à escolha do nome. É preciso dar formas visuais direcionadas para o segmento
de atuação.
Está correto o que se afirma APENAS em
Analise a situação a seguir.
A direção de uma empresa vai participar de evento em que serão expostas soluções consideradas inovadoras para o consumo
consciente de água. Neste evento não haverá comercialização de produtos e ele acontecerá no final de semana numa cidade do
interior do Estado. A direção considerou a hipótese de que alguns colaboradores selecionados pudessem participar do evento e
ainda levar suas famílias para conhecer as novas instalações de uma unidade de tratamento que foi inaugurada na mesma
cidade em que ocorrerá o evento.
Os eventos descritos acima são, respectivamente,
Em sua obra Arte Retórica, Aristóteles estabelece a separação entre ciência e ética, bem como elabora uma proposta de como
se realizar construções discursivas. Nesse trabalho, o autor analisa os meios possíveis para atingir o objetivo da retórica, que é a