Questões de concursos sobre "Técnicas Jornalísticas" | Jornalismo - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Técnicas Jornalísticas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q199442 - CONSULPAM Jornalista 2018

Qual a recomendação abaixo não se aplica para a
produção de radiojornalismo? 
Ver Comentários

Q199471 - FCC Analista de Comunicação 2016

Na obra Estrutura da notícia (São Paulo: Ática), de autoria de Nilson Lage, encontram-se as seguintes definições:

I. segundo parágrafo da notícia em jornalismo impresso. II. texto desenvolvido de forma livre e pessoal a partir de acontecimentos de atualidade ou situações de permanente interesse humano. III. relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante.
Estas definições correspondem, respectivamente, a
Ver Comentários

Q199480 - FCC Analista de Comunicação 2016

A publicação de uma descoberta científica em periódicos (revistas, repositórios, bases de dados etc.) costuma ser realizada
após um processo chamado peer-review, que consiste em
Ver Comentários

Q199485 - COMPERVE Jornalista 2018

Rotineiramente, os jornalistas estabelecem uma série de estratégias para garantir
objetividade à narrativa acerca de um determinado fato. Considera-se como procedimento
inadequado para conferir objetividade 
Ver Comentários

Q199497 - COMPERVE Jornalista 2018

O procedimento conhecido por highlighting é usado na edição jornalística para
Ver Comentários

Q199542 - FCC Produtor de Multimídia 2018

O jornalismo digital impingiu uma velocidade fantástica na divulgação de notícias, de uma forma nunca antes vista nos outros
meios. Esse fato tem trazido alguns problemas para o resultado das publicações jornalísticas que sofrem com o grande número
de erros. Frente a essa situação a área mais afetada da produção jornalística é a  
Ver Comentários

Q199546 - FCC Publicitário 2018

A propaganda política praticada por uma entidade pública do poder legislativo realizada em caráter institucional é aquela que
promove  
Ver Comentários

Q199548 - FCC Publicitário 2018

Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE


67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas


Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.

(...)

Sobre a pesquisa


O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos”, afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.

(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/67-dos-brasileiros-preferem-o-semaforo-nutricional-nos-rotulos-de-ali-mentos-e-bebidas/)


O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é 

Ver Comentários

Q199550 - FCC Publicitário 2018

Pesquisas de opinião realizadas por um prestigiado instituto mostram que uma determinada organização pública tem sua
atuação reprovada pelos usuários de seus serviços. Tal fato significa que  
Ver Comentários

Q199558 - FCC Jornalista 2018

O responsável pelo relacionamento com leitores de um veículo jornalístico em uma famosa rede social recebeu uma mensagem
direta de um leitor com denúncias de mau uso de recursos por um órgão público, com o link para documentos no site dessa
entidade. A publicação da denúncia 
Ver Comentários