A concepção ____________________ do papel do jornalista na sociedade, que cada jornalista possui, pode
também ____________________ a construção de conteúdos que elabora para as mídias de informação, na
medida em que as notícias possuem sempre a marca da ______________________ de quem as produz,
embora temperadas por outras forças conformadoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
No domínio do jornalismo, há uma linha de abordagem que propugna a existência de um
“contrato pragmático fiduciário”. Esse contrato pragmático fiduciário tem por premissa
O termo criado pelo pensador canadense Marshall McLuham para descrever a tendência gerada pelo desenvolvimento
tecnológico na área das comunicações no sentido de encurtar distâncias e tornar o mundo um local em que todos estariam de
algum modo interligados é
O livro publicado em 1967, que busca explicar a sociedade a partir da relação entre pessoas, mediatizada por imagens, se tornou
importante referência para os movimentos estudantis e sindicais que realizaram o chamado “maio de 1968”. Trata-se do livro
Em “Teorias da Comunicação – o pensamento e a prática da Comunicação Social, os pesquisadores Ilana Polistchuk e
Aluízio Trinta apontam que hoje vem sendo privilegiado o pensamento visualmente expresso, contrapondo-o à cultura
letrada. E, com tal atitude, promove-se com frequência o que é superficial, em detrimento do que exige maior e mais
profunda reflexão: ‘tudo é rápido, fácil e desprovido de densidade’. Isto seria por influência de
Na Comunicação Social, o que é comunicado é o que vale e passa a existir. Ou seja, o que tem e terá importância para
os indivíduos e a sociedade. É, assim, fundamental a noção de realidade, do que é de fato. E se não houver ética
profissional, o que é pode não aparecer, ficará invisível aos olhos do público, não será revelado e conhecido. E o que
não é, mas aparece e é destacado nas redes sociais, por exemplo, pode virar “notícia” e pior: ser a única informação
tida como verdadeira. Isto não é novidade porque os sofistas de hoje usam aquela mesma “meia-verdade” milenar dos
sofistas. Utilizam argumentos e raciocínios falsos para explicar fatos, acontecimentos, julgar pessoas e destacar
produtos. Como se sabe, o sofisma teve origem:
Sobre as comunidades no espaço virtual, leia o texto a seguir.
O sentido de comunidade se __________no ambiente virtual da
comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades
virtuais se movimentam ___________ em um espaço de debate e
troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e
torna-se uma troca de bits e bytes de identidades ___________.
Essa independência da participação virtual altera o sentido de
comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo
interesse imediato e pela vontade do ____________. Os laços são
criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma
pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz
parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca
mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse
contexto, seja o de identificação ___________. Assinale a opção cujos termos completam corretamente as
lacunas do texto acima.
Para Jean Baudrillard, os meios de comunicação são apenas uma
parte do processo de transformação da realidade em um signo do
próprio real.
Assinale a opção que apresenta a denominação que ele dá a essa
parte do processo.