Nos últimos tempos tem-se presenciado, como uma das várias tendências do mercado, as revistas customizadas. É preconizado
que essas mídias trabalham seguindo aquilo que se convencionou chamar, com relação ao público-alvo, de padrão de consumo
midiático. Do ponto de vista editorial, essas publicações devem, fundamentalmente, oferecer como vantagem aos seus leitores
É distribuído a todos os profissionais envolvidos na elaboração de um telejornal, sintetizando o conteúdo em que está organizado
com a ordem das matérias em seus blocos e até os intervalos comerciais. Esta explicação trata
Considere que o Conselho Regional de Medicina tenha publicado um importante parecer que modifica um determinado procedimento
consolidado havia muitos anos. Decidiu-se realizar uma campanha de esclarecimento dos profissionais usando todos os
canais disponíveis, incluindo as seguintes ações:
I. Produzir um vídeo curto, de dois a três minutos, para redes como Twitter, Facebook e Youtube, divulgando também um
link para informações mais detalhadas no website da autarquia, incluindo o atalho para o próprio parecer.
II. Publicar uma postagem com o parecer dividido em diversos arquivos, em formato de imagem, para gerar viralização no
Twitter e no Facebook.
III. Criar um blogue, que posteriormente pode ser usado em outras campanhas similares, com textos didáticos e que
esclareçam as mudanças, apresentando também o link para o parecer.
IV. Postar as principais mudanças em séries de tweets, contando com o compartilhamento para potencializar o alcance.
V. Criar memes que chamem a atenção para clicar em links de textos explicativos postados anteriormente no site ou blogue
do Conselho, incluindo atalho para o parecer.
É válido, nas redes sociais, APENAS o que se afirma em
Os tradicionais jornais e revistas em papel têm em comum o fato de serem impressos, mas no que se refere à redação apresentam
diferenças estilísticas que tornam os segundos mais próximos da literatura. Essa forma como as revistas são escritas tem
recebido o nome de
Sobre o capítulo V da Constituição Federal, que rege a
Comunicação Social, analise as afirmativas a seguir.
I. Compete ao Poder Legislativo outorgar e renovar a
concessão, a permissão e a autorização para o serviço de
radiodifusão sonora e de sons e imagens apenas para as
empresas privadas, sendo o prazo da concessão de cinco anos
para as emissoras de rádio e de dez para as de televisão.
II. A publicação de veículo impresso de comunicação depende
de licença de autoridade do Poder Judiciário, sendo sua posse
privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de
vinte anos.
III. A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas,
agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a
restrições legais, e conterá, sempre que necessário,
advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que indica o periódico que chegou a ser um dos
mais importantes da imprensa brasileira no século XX, mas que
nos anos 30, quando passou por uma reformulação na qual foram
priorizados os anúncios, tornou-se conhecido como o “jornal das
cozinheiras”.
No século XIX, importantes ilustradores participavam da edição
de revistas ilustradas brasileiras, das quais pelo menos duas
tinham nomes de inseto.
Assinale a opção que as indica.
Q199710 - FGV Técnico de Nível Superior - Jornalismo 2014
Entre as diversas maneiras de dispor a publicidade num jornal, há
aquela em que os anúncios são dispostos em uma das laterais da
página, ímpar ou par, uns sobre os outros, cobrindo toda a
extensão das colunas a eles reservadas. Esse modelo é conhecido
como
Q199721 - FGV Técnico de Nível Superior - Jornalismo 2014
O jornalismo atual, em especial, o oferecido na Internet,
apresenta diferenças em termos de produção e veiculação das
notícias. Em comparação ao jornalismo tradicional, é correto
afirmar que no jornalismo on‐line