Q199442 - CONSULPAM Jornalista 2018
Qual a recomendação abaixo não se aplica para a produção de radiojornalismo?
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Redação Jornalística que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Qual a recomendação abaixo não se aplica para a produção de radiojornalismo?
Na obra Estrutura da notícia (São Paulo: Ática), de autoria de Nilson Lage, encontram-se as seguintes definições:
I. segundo parágrafo da notícia em jornalismo impresso. II. texto desenvolvido de forma livre e pessoal a partir de acontecimentos de atualidade ou situações de permanente interesse humano. III. relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante.
Estas definições correspondem, respectivamente, a
Rotineiramente, os jornalistas estabelecem uma série de estratégias para garantir objetividade à narrativa acerca de um determinado fato. Considera-se como procedimento inadequado para conferir objetividade
Leia o trecho abaixo, do texto de Francisco Coutinho Dornelas, do site da Revista Quatro Rodas.
Correio técnico: por que quase não há SUVs apenas com tração traseira?
Pode parecer confuso, mas o principal motivo é porque a maioria dos SUVs, especialmente os compactos, têm tração dianteira. Isso acontece porque boa parte deles compartilha plataforma e outros componentes com hatches e sedãs, que normalmente têm tração dianteira.
A arquitetura desses carros permite a adoção da tração integral, mas a força do motor geralmente só é enviada ao eixo traseiro em situações de baixa aderência.
O motivo disso é que, do ponto de vista de eficiência energética, quando for possível é melhor usar somente a tração dianteira.
(Disponível em: https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/correio-tecnico-por-que-quase-nao-ha-suvs-apenas-com-tracao-traseira/)
Esse texto está jornalisticamente adequado porque
Sobre o tamanho dos textos no jornalismo para a internet, considere:
I. O tamanho do texto não é elemento fundamental na composição da notícia na web
PORQUE
II. um bloco de texto muito curto pode deixar o leitor insatisfeito, enquanto que um muito longo pode tornar-se cansativo para leitura em monitor ou tela.
É correto afirmar que
A redundância no texto jornalístico é
Leia o texto abaixo sobre a influência das técnicas norte-americanas de redação.
As regras de redação [...] retiravam do jornalismo noticioso qualquer caráter emotivo e participante. Para garantir a impessoalidade (e o ocultamento do sujeito da enunciação), impôs-se um estilo direto, sem o uso de metáforas. [...] a comunicação deveria ser, antes de tudo, referencial.
(Adaptado de: RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Jornalismo, literatura e política: a modernização da imprensa carioca nos anos 1950. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 31, p. 147-160, ago. 2003)
As regras de redação, no jornalismo informativo,
Os tradicionais jornais e revistas em papel têm em comum o fato de serem impressos, mas no que se refere à redação apresentam diferenças estilísticas que tornam os segundos mais próximos da literatura. Essa forma como as revistas são escritas tem recebido o nome de
A cabeça da matéria utilizada no telejornalismo equivale
A palavra “sangrar” na linguagem jornalística, é utilizada com o seguinte significado: