O objetivo do marketing de relacionamento
não é vender mais para o maior número de
clientes, e sim vender mais para cada cliente atual.
Diante dessa afirmação, assinale a alternativa
correta a respeito de marketing de relacionamento:
Um gerente recebeu um correntista para discutir seus investimentos no banco, com a preocupação de mantê-lo como cliente por muito tempo. Para tanto, o profissional buscou entender os objetivos do cliente e oferecer-lhe um serviço de qualidade. Ao longo da reunião, o gerente procurou estabelecer conjuntamente metas de rentabilidade de curto, médio e longo prazos que atendessem às necessidades do correntista. A preocupação do gerente com o atendimento constante às necessidades do cliente é um exemplo de uma técnica de marketing denominada
Analise o texto que segue:
Em contexto no qual a concorrência não dá chance aos erros, organizações que não evoluem são suprimidas.
Os relacionamentos com os clientes nestes cenários complexos se tornam imprescindíveis, pois para que os
compradores permaneçam fiéis à firma, depende de como criam laços e vínculos de interatividade e cocriação
que proporcione valor. Ganham as empresas que oferecem maiores valores e satisfação do que a
concorrência. Parte desta discussão de proposição de valor emerge da lógica do serviço (VARGO, LUSCH,
2004). Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Marketing de relacionamento:
O Banco ABC se orgulha da história de ter crescido arregimentando uma base de clientes extremamente fiéis que permanecem como seus correntistas desde a fundação da instituição. A principal diretriz do Banco, desde sua origem, foi a de orientar seus funcionários para a satisfação da clientela e para a construção de relacionamentos. Uma importante característica do chamado marketing de relacionamento é:
No Brasil, com a estabilidade econômica a partir dos anos 1990 e a abertura do mercado bancário brasileiro para a entrada de bancos estrangeiros, o setor financeiro tornou- se bem mais competitivo. Com esse aumento da competitividade, torna-se fundamental, às organizações que almejam um melhor posicionamento no mercado, diferenciar seus serviços de maneira significativa aos consumidores. Uma ação para diferenciação eficaz de serviços é a
O relacionamento das empresas com os clientes, empregados, fornecedores, distribuidores, revendedores e varejistas é uma das coisas mais importantes e valiosas. Leia as sentenças abaixo e identifique a que contém afirmações verdadeiras sobre as principais características do marketing de relacionamento.
O novo cenário de mercado valoriza as pessoas, as marcas e acirra a competitividade. Faz crescer a disputa por segmentos e nichos, busca a fidelização do cliente e reconhece a reputação como diferencial competitivo. Com bases nessas ideias, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta. I. A variedade de ofertas aumenta o poder de decisão do consumidor. O serviço tornou-se um diferencial competitivo. II. O cliente é ponto de origem, o ponto estratégico é o ponto futuro. III. O foco da empresa deve estar direcionado ao foco do cliente. O cliente não é o foco.
Um banco tem entre seus clientes diversos segmentos
heterogêneos, que dificultam a comunicação para um público
amplo e tornam necessária a realização de diversos ajustes em
produtos e serviços. Dessa forma, o custo para captação de
clientes é mais alto do que o dos concorrentes.
A direção do banco implementou um plano de marketing que
tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com
o público:
A ferramenta de marketing que fornece mais subsídios para os
profissionais de comunicação ajustarem suas estratégias e ações,
visando à lealdade dos clientes, quando há um grande volume de
informações, é o(a):