O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) inaugurou um novo olhar sobre as crianças e
adolescentes brasileiros, reconhecendo-os como sujeitos de direitos, rompendo com a
legislação anterior que, ao nomeá-los de menores, estava centrada na perspectiva tutelar. Na
atual conjuntura, o psicólogo escolar e educacional que atua em instituições educativas com
crianças e adolescentes precisa ter conhecimento do teor desse estatuto. Sobre essa
temática, analise as afirmativas abaixo.
I
Brincar, praticar esportes e divertir-se constitui um aspecto do direito à liberdade, o
qual deve ser assegurado às crianças e adolescentes como pessoas humanas em
processo de desenvolvimento.
II
No processo educacional, valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto
social da criança e do adolescente, mas que são incompatíveis com a educação erudita,
precisam ser substituídos por princípios mais adequados ao ambiente escolar.
III
A criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados, podendo a
escola e a família valer-se de ameaças e castigos físicos leves como formas de
correção e disciplina.
IV É direito dos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes ter ciência do
processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
Estão corretas as afirmativas