Q150265 - Gestão Concurso Engenheiro de alimentos 2018
O controle da umidade é um fator importante na colheita de grande parte dos grãos.
A esse respeito, é correto afirmar que
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fatores intrínsecos e extrínsecos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O controle da umidade é um fator importante na colheita de grande parte dos grãos.
A esse respeito, é correto afirmar que
As enzimas são proteínas que exercem um importante papel no processamento e na deterioração dos alimentos. Existem compostos, porém, chamados inibidores, que podem se ligar as mesmas, afetando suas atividades.
Não constitui um tipo de inibição enzimática aquela denominada
O controle de fatores predisponentes a certas doenças constitui preocupação primária de toda a equipe pesquisadora em uma experimentação animal. Tais fatores podem ser incluídos nas áreas gerais: intrínseca, extrínseca, dietética e experimental. Relacione a coluna II com a coluna I e registre o número correspondente.
COLUNA I 1. Fatores Extrínsecos. 2. Fatores Experimentais 3. Fatores Dietéticos. 4. Fatores Intrínsecos.
COLUNA II ( ) Qualidade da água e do alimento. ( ) Variações da espécie. ( ) Efeitos das medicações. ( ) Temperatura do ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta, na coluna II, a sequência CORRETA:
Muitos fatores podem propiciar, prevenir ou
limitar a multiplicação de micro-organismos
em alimentos, sendo que os mais importantes
são a atividade de água, pH e temperatura. Em
relação aos fatores intrínsecos e extrínsecos
que afetam a multiplicação microbiana,
assinale a alternativa correta.
Jéssica foi às compras em supermercado próximo a sua casa. Ao comparar a embalagem de uma geleia de uva com a de uva-passa, percebeu que esta apresentava maior data de validade. Isso pode ser explicado devido à
Durante o processamento de alguns alimentos, o ácido pode ser produzido pelos microrganismos que participam da fabricação do alimento (ex.: leites, carnes e vegetais fermentados); ou ainda podem ser utilizados acidulantes como ácido cítrico, láctico, acético e outros, para, com isso, evitar o risco de deterioração ou atenuar os tratamentos térmicos, no caso de picles, chucrute, champignon e palmitos. O fator intrínseco envolvido no processamento desses alimentos fermentados que permitem o controle do crescimento e desenvolvimento microbiano é:
Dentre os fatores intrínsecos que
condicionam o desenvolvimento de
microrganismos no alimento, a atividade da
água é um deles. Sabe-se que a adição de
açúcar promove
A coluna da esquerda apresenta a classificação de microrganismos de acordo com a utilização de oxigênio e a da direita, características e exemplos de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.1 - Aeróbios2 - Anaeróbios3 - Facultativos4 - Microaerófilos( ) Multiplicam-se em Eh positivo e negativo, como as leveduras fermentativas, enterobactérias e Bacillus.( ) Multiplicam-se melhor em Eh baixo, como as bactérias lácticas.( ) Requerem Eh positivo, como os bolores e bactérias como Pseudomonas e Acinetobacter.( ) Requerem Eh negativo, como as bactérias do gênero Clostridium.
Assinale a sequência correta.
Fatores intrínsecos e extrínsecos estão intimamente ligados à capacidade de sobrevivência ou de
multiplicação dos microrganismos presentes nos alimentos. Sobre os fatores que influenciam a multiplicação
dos microrganismos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Para controlar a deterioração microbiana e a segurança de alimentos é necessário conhecer os fatores que afetam o desenvolvimento dos microrganismos. Assinale a opção correta que se refere a esses fatores. Considerando esses fatores, assinale a opção verdadeira: