Disciplinas Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs) Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Questões de concursos sobre "Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios" | Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs) - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q195670 - FCC Procurador Legislativo 2018
Em relação ao provimento dos cargos de magistrados do Distrito Federal, nos termos da Lei federal no
11.697, de 13 de junho
de 2008,
A)para o ingresso na Carreira da Magistratura, o candidato deve ter exercido durante três anos, no mínimo, no último
decênio, advocacia, magistério jurídico em nível superior ou qualquer função para a qual se exija diploma de Bacharel em
Direito.
B)para o ingresso na Carreira da Magistratura, o candidato deve ter mais de vinte e cinco e menos de cinquenta anos de
idade, salvo quanto ao limite máximo, se for magistrado ou membro do Ministério Público.
C)somente após três anos de exercício na classe, pode o Juiz ser promovido ou removido, salvo se não houver com tal
requisito quem aceite o lugar vago, ou se forem todos recusados pela maioria absoluta dos membros do Tribunal de
Justiça
D)o provimento de cargo de Desembargador faz-se por promoção de Juiz de Direito do Distrito Federal, por antiguidade e
merecimento, alternando-se duas vagas por antiguidade e uma por merecimento.
E)não é possível a realização de concurso apenas para o provimento de cargo de Juiz de Direito dos Territórios.
Responder
Q195671 - FCC Procurador Legislativo 2018
Nos termos da Lei federal no
11.697, de 13 de junho de 2008,
A) o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, com sede na Capital Federal, compõe-se de trinta e três
desembargadores e exerce sua jurisdição no Distrito Federal e nos Territórios.
B)não podem ter assento no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios desembargadores cônjuges ou parentes
em linha reta ou colateral, inclusive por afinidade, até o terceiro grau.
C)é da competência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios processar e julgar originariamente as
reclamações formuladas pelas partes e pelo Ministério Público, contra ato ou omissão de juiz de que não caiba recurso.
D)compete ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios processar e julgar originariamente os Deputados
Distritais nos crimes comuns e de responsabilidade.
E)o Defensor Público-Geral do Distrito Federal tem legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato
normativo do Distrito Federal em face de sua Lei Orgânica.
Responder
Q195911 - CESPE Juiz de Direito 2016
Conforme a Lei n.º 11.697/2008, entre outras atribuições, cabe aos juízes de direito inspecionar os serviços cartorários e
A)nomear, por portaria do juízo do qual seja titular ou substituto em exercício pleno, o cargo e as funções comissionadas do cartório pelo qual é responsável.
B)informar, semestralmente, ao corregedor o resultado das inspeções.
C)nomear, em procedimento próprio que ficará arquivado na própria serventia, com cópia para a corregedoria, o cargo e as funções comissionadas do cartório pelo qual é responsável.
D)aplicar as penalidades previstas em lei aos servidores que lhes sejam subordinados, desde que não excedam noventa dias.
E)aplicar qualquer uma das penalidades previstas em lei aos servidores que lhes sejam subordinados.
Responder
Q196017 - CESPE Juiz de Direito 2014
Considerando o que dispõe a Lei n.º 11.697/2008, assinale a opção correta.
A)A competência para o julgamento de habeas corpus impetrado em face de constrangimento proveniente de ato praticado pelo governador do DF é originária do TJDFT.
B)É da competência da vara da fazenda pública o julgamento no qual a Caixa Econômica Federal atue na condição de opoente em face de ação de execução, à exceção das ações de competência da vara de falência, acidente de trabalho e de meio ambiente, desenvolvimento urbano e fundiário.
C)Compete à justiça militar do DF julgar representação por indignidade para o oficialato contra capitão pertencente aos quadros da Polícia Militar do DF condenado por crime doloso contra a vida.
D)Considere a seguinte situação hipotética. Um juiz de direito substituto do TJDFT, residente e domiciliado na circunscrição judiciária de Taguatinga – DF, que conduzia veículo automotor, a caminho do seu local de trabalho, na circunscrição judiciária de Sobradinho – DF, matou, culposamente, indivíduo que atravessava faixa exclusiva para pedestre. Nessa situação hipotética, o magistrado será processado e julgado pelo juízo do lugar onde o fato ocorreu.
E)As atividades do depositário público do fórum da circunscrição judiciária de Ceilândia – DF são reguladas pelo corregedor do TJDFT.
Responder
Q196146 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Acerca dos prazos de registro de títulos no Cartório de Registro de Imóveis, assinale a opção correta.
A)O prazo para o registro ou averbação dos títulos de cédula de crédito bancário será de dez dias.
B)O prazo para registro tanto dos títulos decorrentes do Sistema Financeiro Imobiliário quanto da alienação fiduciária de imóveis realizadas no âmbito dos referidos contratos será de cinco dias.
C)O prazo para registro ou averbação das cédulas de crédito rural, crédito industrial, crédito comercial e crédito à exportação será de cinco dias úteis.
D)O prazo para registro de incorporação de condomínio edilício será de dez dias úteis.
E)O prazo para registro dos títulos relativos ao Programa Minha Casa Minha Vida não poderá ultrapassar a quinze dias, contados da data que ingressar na serventia; em caso de reingresso do título, o registro ou a averbação deverá ser feito no prazo de dez dias.
Responder
Q196147 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Em razão da alteração da organização judiciária do DF, foi criado novo Ofício de Registro de Imóveis em Águas Claras, para realizar os registros de natureza imobiliária da referida região, o que anteriormente competia ao Ofício de Registro de Imóveis de Taguatinga. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção relativa às alterações posteriores a serem efetivadas na matrícula dos imóveis situados em Águas Claras e envolvidos na citada mudança de área atribuída às serventias imobiliárias.
A)As alterações posteriores efetivadas na matrícula dos imóveis situados em Águas Claras serão realizadas no Cartório de Registro de Imóveis de Águas Claras, devendo o oficial solicitar ao Cartório de Registro de Imóveis de Taguatinga a transferência formal da matrícula.
B)As alterações posteriores efetivadas na matrícula dos imóveis situados em Águas Claras serão realizadas no Cartório de Registro de Imóveis de Águas Claras, devendo o oficial exigir certidão atualizada comprobatória do registro anterior e da existência ou inexistência de ônus reais.
C)As alterações posteriores efetivadas na matrícula dos imóveis situados em Águas Claras serão realizadas, a critério do interessado, no Cartório de Registro de Imóveis de Taguatinga ou no Cartório de Registro de Imóveis de Águas Claras.
D)As alterações posteriores efetivadas na matrícula dos imóveis situados em Águas Claras serão realizadas, obrigatoriamente, no Cartório de Registro de Imóveis de Taguatinga, em decorrência da aplicação do princípio da prioridade.
E)As alterações posteriores efetivadas na matrícula dos imóveis situados em Águas Claras serão realizadas, obrigatoriamente, no Cartório de Registro de Imóveis de Taguatinga, uma vez que é aplicável, ao presente caso, o princípio da continuidade dos registros.
Responder
Q196148 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Acerca do registro de protesto, com base no Provimento Geral da Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios aplicado aos serviços notariais e de registro, é correto afirmar que
A)o protesto por falta de aceite somente será lavrado após o decurso do prazo legal para o aceite, sendo irrelevante, para tanto, o vencimento da dívida.
B)ao tabelião é permitido lavrar o protesto, ainda que haja desistência do protesto pelo apresentante no prazo do pagamento.
C)o protesto deve ser lavrado por falta de cumprimento do contrato de câmbio, desde que se destine a fins falimentares.
D)os títulos apresentados a protesto para fins falimentares somente serão admitidos se forem emitidos por pessoas sujeitas às consequências da Lei de Falências.
E)o tabelião deve devolver o título ao apresentante após o registro do protesto.
Responder
Q196149 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Na apresentação de um cheque para protesto, de acordo com o Provimento Geral da Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios aplicado aos serviços notariais e de registro, é correto afirmar que
A)o protesto deve ser lavrado, obrigatoriamente, no local de domicílio do sacado.
B)o protesto deve ser lavrado, obrigatoriamente, no local de domicílio do credor.
C)o protesto deve ser lavrado, obrigatoriamente, no local de pagamento.
D)o protesto deve ser lavrado, obrigatoriamente, no local de domicílio do emitente.
E)o protesto deve ser lavrado, obrigatoriamente, no local de pagamento ou de domicílio do emitente.
Responder
Q196150 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Conforme o Provimento Geral da Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios aplicado aos serviços notariais e de registro, ao receber um título para protesto, o tabelião deve examinar.
A)se o título atende às exigências formais que lhe são inerentes, não lhe cabendo perquirir acerca da ocorrência de prescrição ou decadência.
B)se o valor do título atende ao mínimo necessário para protesto e se o título atende às exigências formais que lhe são inerentes.
C)se o valor do título atende ao mínimo necessário para protesto e se o título já prescreveu.
D)se o título já prescreveu ou se já decaiu o direito de su cobrança.
E)se o valor do título atende ao mínimo necessário para protesto, não lhe cabendo perquirir acerca da ocorrência de prescrição ou decadência.
Responder
Q196151 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Em regra, um título a ser protestado deve ser levado, no DF, ao cartório de distribuição. Considere, todavia, que, em lugar de assim proceder, um credor, ao saber que o devedor reside em Sobradinho — onde há dois cartórios de protesto —, tenha apresentado o título para protesto em uma dessas duas serventias. Nessa situação hipotética, o tabelião a quem o credor procurou para entregar o referido título, em conformidade com o Provimento Geral da Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios aplicado aos serviços notariais e de registro, deve.
A)informar o cartório de distribuição, com os dados necessários, para que se promova nova distribuição, posto que existem dois cartórios de protesto em Sobradinho.
B)devolver o título ao credor para que este promova a devida protocolização junto ao cartório de distribuição.
C)informar o cartório de distribuição, com os dados necessários, para que se registre a apresentação do título.
D)proceder normalmente ao processo de intimação sem que se promova coisa alguma ao cartório de distribuição.
E)informar o cartório de distribuição, com os dados necessários, para que se promova nova distribuição, independentemente do número de cartórios de distribuição que exista em Sobradinho.
Responder