Disciplinas Direito Ambiental Bens públicos e recursos naturais. Bens federais, estaduais e municipais Questões de concursos sobre "Bens públicos e recursos naturais. Bens federais, estaduais e municipais" | Direito Ambiental - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Bens públicos e recursos naturais. Bens federais, estaduais e municipais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q266317 - FGV Advogado 2016
Analise o fragmento a seguir.
“Acerca da disciplina legal dos recursos hídricos no ordenamento jurídico brasileiro, é correto afirmar que a água é bem de domínio _____, recurso natural _____, sendo possível a sua _____ pelo Poder Público, a qual não é necessária nos casos de _____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
A)compartilhado – limitado – concessão – captações consideradas insignificantes
B)público – limitado – outorga – captações consideradas insignificantes
C)público – ilimitado – concessão – aproveitamento hidrelétrico de menor capacidade
D)semipúblico – limitado – outorga – aproveitamento hidrelétrico de menos capacidade
E)semipúblico – ilimitado – concessão – acumulação de volumes de água considerados insignificantes
Responder
Q267523 - FCC Juiz de Direito 2015
As jazidas e demais recursos minerais, segundo a Constituição Federal, para efeito de exploração ou aproveitamento, pertencem
A)ao proprietário do imóvel.
B)ao Município.
C)ao Estado, sendo garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra.
D)à União, sendo garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra.
E)ao Estado, sendo garantida ao proprietário do imóvel a propriedade do produto da lavra.
Responder
Q267576 - CS-UFG Procurador 2015
Em relação aos princípios do Direito Ambiental e à proteção constitucional ao meio ambiente,
A)o princípio da precaução corresponde a uma evolução do princípio da reparação de danos, cujo sentido é prevenir e eliminar danos ao ambiente e à biosfera.
B)os bens ambientais são de propriedade da União e dos Estados, que os administram no interesse da coletividade em geral
C)o uso de um bem ambiental, segundo o princípio do poluidor-pagador, deve ser cobrado, tendo em vista que está sendo utilizado um patrimônio da coletividade em proveito particular.
D)o dever do Poder Público em promover a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente diz respeito ao princípio da informação.
Responder
Q267600 - FCC Juiz de Direito 2015
Os recursos naturais da plataforma continental são bens
A)da União
B)do respectivo Estado, sendo garantida a participação no resultado da exploração do respectivo Município.
C)do respectivo Estado, sendo garantida a participação no resultado da exploração da União.
D)do respectivo Estado.
E)do respectivo Município.
Responder
Q268427 - CESPE Juiz de Direito 2013
No que concerne à tutela constitucional do meio ambiente e à repartição de competência em matéria ambiental, assinale a opção correta.
A)Permite-se a instalação, em local previamente fixado por decreto da Presidência da República, de usinas que operem com reator nuclear, desde que se realizado o devido estudo de impacto ambiental.
B)As terras devolutas ou arrecadadas pelos estados por ações discriminatórias são indisponíveis quando necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
C)Sendo a mata Atlântica e a serra do Mar patrimônio nacional, a CF veda o uso dos seus recursos naturais, com o objetivo de preservar-se o meio ambiente.
D)Embora a CF disponha que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso comum do povo, cabe exclusivamente ao poder público preservá-lo para as futuras gerações.
E)Conforme disposição expressa da CF, compete concorrentemente à União, aos estados, ao DF e aos municípios legislar sobre floresta, caça, pesca e fauna.
Responder
Q268430 - PGE-GO Procurador do Estado 2013
De acordo com a legislação ambiental, é CORRETO afirmar que
A)é competência privativa da União legislar sobre proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.
B)a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense , a Zona Costeira e o Cerrado são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
C)a água é um recurso ilimitado, dotado de valor econômico.
D)são disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
E)o tombamento, visando à proteção do patrimônio cultural, pode ser voluntário ou compulsório.
Responder
Q268524 - FCC Juiz de Direito 2014
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de deter- minado Município estudou uma dança folclórica típica do local, pretendendo preservá-la. Para tanto,
A)não poderá proteger a dança, por se tratar de patrimônio imaterial.
B)encaminhará o estudo à Secretaria de Cultura do Estado, diante da incompetência municipal para a preservação do patrimônio cultural.
C)poderá registrar tal dança folclórica por se tratar de patrimônio imaterial.
D)encaminhará o estudo ao IPHAN, uma vez que os Municípios não possuem competência para a tutela do patrimônio cultural.
E)efetivará o tombamento da citada dança folclórica.
Responder
Q268664 - VUNESP Analista Jurídico 2014
Em relação ao Meio Ambiente e à Proteção Ambiental, assinale a alternativa correta.
A)A Serra do Mar é patrimônio estadual e sua ocupação e utilização se fazem na forma da lei, dentro de condições que assegurem a condição do meio ambiente local.
B)O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é órgão executor da Política Nacional do Meio Ambiente
C)São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelo Estado, por meio de ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais
D)O Poder Público define os espaços territoriais a serem especialmente protegidos, podendo alterá-los ou suprimi-los por meio de expedição de licença.
E)As usinas que operam reator nuclear deverão ter sua localização definida em decreto estadual, sem o que não poderão ser instaladas
Responder
Q268666 - FEPESE Advogado 2013
Assinale a alternativa correta em matéria de direito ambiental.
A)O meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem público de uso especial, é essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
B)Aquele que explorar de forma lícita recursos minerais, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, fca dispensado de recuperar o meio ambiente degradado.
C)Para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de signifcativa degradação do meio ambiente, será exigido o estudo prévio de impacto de vizinhança, a que se dará publicidade.
D)São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
E)A defnição da localização, bem como a instalação de usinas que operem com reator nuclear, dependem de autorização legislativa do Estado que sediará a atividade, sem a qual não poderão ser instaladas.
Responder
Q268955 - TRF - 3ª REGIÃO Juiz federal 2013
Marque a alternativa considerada correta :
A)Nossa legislação ambiental não considera delito o abate de animal em situação peculiar como, por exemplo, para saciar a fome própria ou de sua família;
B)Nossa legislação ambiental prevê apenas pena de multa para quem exporta couro de anfíbios para países do Mercosul;
C)Por nossa Carta Magna, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense, o Cristo Redentor e a Zona Costeira são considerados patrimônio nacional;
D)A pesca no período da piracema enseja a notificação do infrator para a devida reparação, sob pena de aplicação de multa proporcional ao dano ambiental;
E)Não há ilicitude no ato de apreensão e corte de madeira de lei para fins exclusivamente domésticos.
Responder