“A escola, face às exigências da Educação Básica, precisa ser reinventada” Corrobora com esta ideia o descrito nas alternativas a seguir, exceto:
Para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar deve fundamentar-se na ética e nos valores da religiosidade cristã, na solidariedade e na caridade, cuja finalidade é o pleno desenvolvimento de seus sujeitos, nas dimensões individual e social de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, compromissados com a transformação social.
Priorizar processos capazes de gerar sujeitos inventivos, participativos, cooperativos, preparados para diversificadas inserções sociais, políticas, culturais, laborais.
Priorizar processos capazes de gerar sujeitos capazes de intervir e problematizar as formas de produção e de vida.
Recriar os rituais escolares, abolindo o que segrega, desqualifica, discrimina crianças e adolescentes em especial dos meios populares.
Entender-se como uma organização temporal, que deve ser menos rígida, segmentada e uniforme, a fim de que os estudantes, indistintamente, possam adequar seus tempos de aprendizagens de modo menos homogêneo e idealizado.