Questões de concursos sobre "Aspectos Sociológicos da Educação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aspectos Sociológicos da Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57359 - Colégio Pedro II Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

Surto de malária afeta rendimento escolar no Alto Rio Negro


Quarta-feira, 18 de julho de 2018


Crianças, adolescentes e jovens são as principais vítimas do surto de malária que atinge São Gabriel da Cachoeira (AM). Dos 8.138 casos registrados até 29 de junho, 60% está nessa faixa etária, o que impacta diretamente no rendimento escolar dessas crianças.


O caso do Colégio Estadual Sagrada Família é emblemático. Dos 947 alunos, 40% tiveram malária em 2018, segundo a diretora da escola, Rosângela Soares. A instituição fica no bairro Miguel Quirino, na periferia de São Gabriel e que é líder de casos na cidade. Com 45 mil habitantes (90% deles indígenas), o município decretou estado de emergência em maio deste ano por conta da epidemia.


Disponível em: https://www.socioambiental.org/pt-br. Acesso em: 30 jul. 2018.


Sobre a malária, é possível afirmar que é uma doença
Ver Comentários

Q57418 - FADESP Pedagogo 2018

As ações afirmativas podem ser definidas como políticas públicas (e privadas) voltadas à
concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da
discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. São exemplos de
medidas que se constituem em ações afirmativas na educação
Ver Comentários

Q57438 - FCC Consultor Legislativo 2018

Considere os textos e afirmativas abaixo.

Texto A
Na dimensão antropológica, a cultura se produz através da interação social dos indivíduos, que elaboram seus modos de pensar e sentir, constroem seus valores, manejam suas identidades e diferenças e estabelecem suas rotinas. Desta forma, cada indivíduo ergue à sua volta, e em função de determinações de tipo diverso, pequenos mundos de sentido que lhe permitem uma relativa estabilidade. (...) A dimensão sociológica da cultura refere-se a um conjunto diversificado de demandas profissionais, institucionais, políticas e econômicas, tendo, portanto, visibilidade em si própria. Ela compõe um universo que gere (ou interfere em) um circuito organizacional, cuja complexidade faz dela, geralmente, o foco de atenção das políticas culturais, deixando o plano antropológico relegado simplesmente ao discurso.”
(BOTELHO, Isaura, 2001)
Texto B
A FundARTE-DF deve executar as políticas para as artes, a cultura e a economia criativa do Distrito Federal, mediante o fomento e incentivo:
I. da criação, da pesquisa, da produção, da promoção, da difusão e da fruição de diversas linguagens e segmentos artísticos e culturais;
II. da criação, da pesquisa, da produção, da promoção e da articulação de empreendimentos, arranjos produtivos locais intensivos em cultura e agentes que atuam no campo da economia criativa, em iniciativas voltadas ao desenvolvimento integrado do Distrito Federal e da RIDE
Além das iniciativas mencionadas, ela deve pactuar com a Secretaria de Estado de Cultura plano de trabalho anual, em que devem constar diretrizes, metas e ações para garantir a observância dos princípios e dos objetivos estabelecidos em Lei e no seu estatuto.

Texto C
A FunPAC-DF tem por finalidade a preservação, a conservação, a manutenção, a restauração, o resgate, a identificação, o reconhecimento, a salvaguarda, a pesquisa e a promoção da dimensão material e imaterial do patrimônio cultural do Distrito Federal, inclusive dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura.
A partir dos textos acima pode-se defender a ideia/hipótese de que as ações articuladas da FundARTE-DF, da FunPAC e da SEC/DF são responsáveis por desenvolver políticas culturais
I. referenciando-se em elementos, experiências, atores, procedimentos e bens − materiais e simbólicos, vinculados às dimensões sociológica e antropológica da cultura; II. referenciando-se mais nos elementos da dimensão antropológica do que aos da dimensão sociológica, pois envolvem as várias linguagens artísticas e o patrimônio cultural do DF; III. dando valorização simétrica aos elementos constitutivos e definidores das duas dimensões da cultura; IV. com referências desiguais aos elementos inerentes às duas dimensões, porém a dimensão sociológica deve considerar a esfera do mercado e os processos de globalização.
Está correto o que consta APENAS em
Ver Comentários

Q57451 - FCC Consultor Legislativo 2018

A educação no setor público, diferentemente de outras áreas da atividade humana, não produz mercadorias – forma pessoas.
Ela tem no ser humano seu ponto de partida e seu ponto de chegada, pois embora o processo educativo seja mediado por
meios materiais, como as estruturas das escolas, equipamentos, materiais pedagógicos e outros, é na relação humana que ele
se realiza. Esse entendimento da natureza do trabalho escolar do professor e outros profissionais no setor público e sua
valorização se confronta com políticas
Ver Comentários

Q57469 - FCC Consultor Legislativo 2018

Uma definição da democracia como maneira de garantir a liberdade do debate político se concentra em procedimentos, tais
como a liberdade das eleições, garantida pela prévia liberdade de associação e expressão e completada por regras de
funcionamento das instituições que impeçam o desvio da vontade popular e a corrupção dos eleitos. Esse necessário respeito às
regras não é suficiente quando
Ver Comentários

Q57534 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem,
ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação
entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais,
professores e técnicos, professores entre si; da grade
horária, distribuição das aulas na semana, horários; da
sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola
Pública que aí está tem cumprido a função seletiva
e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta,
1990). Diante disso, a autora pergunta: que organização
escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um
instrumento de emancipação das camadas populares?
Para ela, 
Ver Comentários

Q57537 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Um diretor de escola anda em geral assoberbado por problemas do cotidiano, com muita visão do imediato, e pouco tempo para a visão mais ampla. O professor enfrenta a gestão da sala de aula, e frequentemente está muito centrado na disciplina que ministra. Nesse sentido, o Conselho Municipal de Educação, reunindo pessoas que ao mesmo tempo conhecem o seu município, o seu bairro e os problemas mais amplos do desenvolvimento local, e a rede escolar da região, pode se tornar o núcleo irradiador da construção do enriquecimento científico mais amplo do local e da região [...] Quanto aos atores locais, a visão a se trabalhar é de uma rede permanente de apoio. (Dowbor, 2007)


Segundo o autor, o objetivo dessa rede é

Ver Comentários

Q57538 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades,
atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem
também na vivência cotidiana com a família, nas relações
com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto,
que o ambiente escolar, suas formas de organização e
gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte
componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003).
As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem
respeito
Ver Comentários

Q57584 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Um dos grandes desafios da educação brasileira nos últimos anos tem sido o crescimento do consumo de drogas ilícitas
pelos estudantes de idades variadas. Como consequências, os danos à saúde física e à saúde mental acabam afetando a
aprendizagem, a socialização e a permanência dos jovens na escola.
Sobre essa problemática, assinale a alternativa que melhor caracteriza a função social da escola no enfrentamento dessa
questão.
Ver Comentários

Q57587 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

“Levantamento do Ipea, feito com base nos dados de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan), mostrou que 70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes. Em metade das ocorrências envolvendo menores, há um histórico de estupros anteriores. [...]. ‘As consequências, em termos psicológicos, para esses garotos e garotas são devastadoras, uma vez que o processo de formação da autoestima - que se dá exatamente nessa fase - estará comprometido, ocasionando inúmeras vicissitudes nos relacionamentos sociais desses indivíduos’, aponta a pesquisa. [...]”. 
(“70% das vítimas são crianças e adolescentes: oito dados sobre estupro no Brasil”. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36401054)
Em caso de suspeita de abuso sexual praticado contra criança ou adolescente do seu quadro discente, a escola deve, de imediato, 
Ver Comentários