Questões de concursos sobre "Educação, Sociedade e Prática Escolar" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação, Sociedade e Prática Escolar que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57418 - FADESP Pedagogo 2018

As ações afirmativas podem ser definidas como políticas públicas (e privadas) voltadas à
concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da
discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. São exemplos de
medidas que se constituem em ações afirmativas na educação
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Q57534 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Do ponto de vista dos conteúdos de ensino, dosagem,
ritmo; das metodologias de ensino; do tipo de relação
entre professor e aluno, aluno e escola, escola e pais,
professores e técnicos, professores entre si; da grade
horária, distribuição das aulas na semana, horários; da
sistemática de avaliação, aprovação, reforço etc., a Escola
Pública que aí está tem cumprido a função seletiva
e de evasão que privilegia os já privilegiados (Pimenta,
1990). Diante disso, a autora pergunta: que organização
escolar favorece a consecução do objetivo de torná-la um
instrumento de emancipação das camadas populares?
Para ela, 
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Q57538 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades,
atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem
também na vivência cotidiana com a família, nas relações
com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto,
que o ambiente escolar, suas formas de organização e
gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte
componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003).
As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem
respeito
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Q57603 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Alguns autores têm analisado a educação escolar numa perspectiva macroestrutural, dentre eles: Bourdieu e Passeron, Baudelot e Establet, Burton R. Clark, entre outros. (GOULART, 2013). Bourdieu e Passeron (1973) enfatiza alguns pontos quanto ao papel da ação pedagógica sob essa perspectiva:


I. Há uma distribuição desigual do capital cultural entre as classes sociais, no que se refere aos níveis de escolaridade atingidos e aos padrões de consumo cultural;

II. O desempenho acadêmico das crianças está muito mais ligado à história educacional de seus pais do que à sua aprendizagem propriamente;

III. A escola possibilita uma mobilidade social limitada e controlada e, por isso, representa uma das mais ricas fontes de apoio da ideologia meritocrática.

IV. Neste sistema há uma autosseleção; os jovens da classe trabalhadora nem sequer aspiram atingir um elevado nível de escolaridade.


Assinale a alternativa CORRETA:

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Q57636 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Com relação aos efeitos que a alteração do mundo atual tem sobre a educação escolar, analise as afirmativas a seguir.


I. A exigência por um novo tipo de trabalhador, faz com que a educação enfatize somente habilidades cognitivas.

II. Os objetivos das escolas são mais compatíveis com os interesses do mercado.

III. A prática pedagógica dos professores é induzida pelo conservadorismo.


Assinale:

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Q57642 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

As opções a seguir apresentam características do paradigma da
Privação Cultural que explica o fracasso escolar dos alunos das
camadas populares, à exceção de uma. Assinale‐a.
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Q57685 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

Tratando-se da relação educação, sociedade e prática escolar,
assinale a alternativa INCORRETA.
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Q57707 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Na sociedade de consumo há o deslocamento do poder do Estado para o poder do mercado, o que traz consequências
para o cotidiano em âmbitos diversos e inclui a convivência na família, na escola, dentre outros. 


O discurso publicitário difunde a necessidade da constante diferenciação individual, o gosto se torna estilo. O quê e como se consome assumem relevância na qualificação do indivíduo. Neste contexto, cabe às instituições educacionais:
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Q57715 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Leia o texto.

Quando se contrapõe a discriminação subjacente aos fatos mencionados com o princípio de igualdade que teoricamente rege o sistema educativo, chega-se à conclusão de que se educa para a crença na igualdade de direitos e pratica-se a discriminação. As práticas sociais que regulam as ações e as que sistematizam as crenças não somente são distintas, mas se sustentam em princípios éticos opostos. Essa divergência dificulta enormemente a socialização de alunos e alunas. A força do costume faz com que se aceite com naturalidade que os textos escolares situem os homens e os meninos em um status social superior ao das mulheres e das meninas; faz com que os meninos sejam representados realizando atividades socialmente valorizadas enquanto se relegam às meninas atividades consideradas de segunda ordem. Também a força do costume faz com que os rapazes sejam estimulados a se identificar com modelos de comportamento agressivo que dificultam sua entrada no mundo das relações interpessoais e dos vínculos afetivos; isso acaba condenando-os a resolver os problemas por caminhos violentos. Existe, portanto, uma importante discriminação por razões de gênero. MORENO, Montserrat et al. Realidades silenciadas. In: Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Paulo: Moderna, 1999. p. 17-25.
De acordo com o excerto, o gênero (masculino e feminino) é definido fundamentalmente por aspectos
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Q57760 - Colégio Pedro II Professor 2013

Na tirinha abaixo, Calvin aborda sua condição de menor na sociedade em que está inserido. 


Disponível em:<depositodocalvin.blogspot.com>.Acesso em: mai.2013.)
De acordo com o caput do art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
Estabelecendo uma relação entre o discurso de Calvin e o ECA, cabe à educação a seguinte ação:
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