Questões de concursos sobre "Visão Holística da Educação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Visão Holística da Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q58781 - CESPE Professor - Educação Física 2017

      — Muito bem: façamos de conta que temos uma hora disponível para contar histórias, e essa história seja a educação de nossos heróis.

      — Perfeitamente.

      — Qual será, pois, essa educação? Haverá outra melhor do que a tradicional? Esta compreende, segundo creio, a ginástica para o corpo e a música para a alma.

      — Assim é.

                                                                                        Platão. A República.


O diálogo precedente, escrito por Platão, são os ensinamentos de Sócrates a respeito dos aspectos fundamentais que deveriam constituir a formação do homem grego. Considerando o legado da educação grega para o mundo ocidental, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q60658 - ACAFE Professor 2015

“A escola, face às exigências da Educação
Básica, precisa ser reinventada” Corrobora com
esta ideia o descrito nas alternativas a seguir,
exceto:
Ver Comentários

Q60979 - IBADE Professor - Sociologia 2016

Na tradição filosófica em que predomina a
abordagem metafísica busca-se a(o): 
Ver Comentários

Q62459 - COPEVE-UFAL Professor - Educação Infantil 2014

Brandão (2007), ao conceituar Educação, utiliza uma série de argumentos tratando-a da sua essência. No que toca à transição histórica da educação vivida na sua essência para a educação no âmbito escolar, considera-se o seguinte:
Ver Comentários

Q62697 - VUNESP Professor - Educação Física 2014

De acordo com a obra O pêndulo das ideologias: a educação
popular e o desafio da pós-modernidade, é correto
afirmar que, para avançar, a Educação Popular (EP)
precisa
Ver Comentários

Q62923 - IF-SC Professor - Pedagogia 2015

Leia a metáfora “Currículo do nadador", de Jacques Busquet (1974 apud PEREIRA, 1999, p.
112), ao descrever o “curso de preparação de nadadores":
Imagine uma escola de natação que se dedica um ano a ensinar anatomia e fisiologia da natação, psicologia do nadador, química da água e formação dos oceanos, custos unitários das piscinas por usuário, sociologia da natação (natação e classes sociais), antropologia da natação (o homem e a água) e, ainda, a história mundial da natação, dos egípcios aos nossos dias. Tudo isso, evidentemente, à base de cursos enciclopédicos, muitos livros, além de giz e quadro-negro, porém sem água. Em uma segunda etapa, os alunos-nadadores seriam levados a observar, durante outros vários meses, nadadores experientes; depois dessa sólida preparação, seriam lançados ao mar, em águas bem profundas, em um dia de temporal (PEREIRA, 1999, p. 112). 

Estabeleça a relação entre a metáfora acima e a concepção tecnicista que permeou o processo de formação de docente e marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
( ) A formação de professores fundamentada na concepção tecnicista caracteriza-se pela mobilização de diferentes técnicas, pois o conhecimento não se adquire somente olhando ou contemplando a prática de outro profissional, mas refletindo.
( ) A formação de professores é marcada pela racionalidade técnica, a partir da qual o conceito de prática passa a ser entendido como desenvolvimento de habilidades instrumentais para o exercício da docência.
( ) O processo de formação docente fundamentada na concepção tecnicista visa primordialmente à integração do saber e o fazer.
( ) A formação de professores pautada na concepção tecnicista ora se caracterizou pelo desenvolvimento de habilidades instrumentais, ora pela repetição de modelos descontextualizados.
( ) No processo de formação docente, a concepção tecnicista está fundamentada na repetição de modelos enfatizando a relação teoria e prática.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo
Ver Comentários

Q63774 - Instituto Acesso Técnico em Assuntos Educacionais 2015

 “Ultimamente, a grande imprensa tem publicado matérias a respeito da educação, nas quais têm aparecido
certas imagens das práticas costumeiras do ensino nas escolas brasileira. Nesse discurso da grande imprensa – um dos
mecanismos de construção do senso comum na sociedade contemporânea – , os termos tradicional e tradição, quando
aplicados às práticas escolares, adquirem ou exprimem significados diversos."

In: Cordeiro, Jaime Francisco Parreira, Unesp, 2002. P. 13/14.
Com relação ao enfoque tradicional da didática nas práticas pedagógicas, podemos dizer que:
Ver Comentários

Q65456 - CESPE Cuidador 2017

No que se refere ao processo de educar e ao sistema escolar,
assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q65647 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Abordagem holística se apresenta como cosmovisão aberta e abrangente em seu processo dinâmico de constituição, como forma pluralista, transversal e fundante de as pessoas se perceberem, compreenderem-se e de se relacionarem com o mundo. Algumas das características de seus princípios fundantes são:

1. busca de inteireza.

2. diversidade.

3. interdependência/complementaridade.

4. movimento.

5. materialidade. 

Estão corretos apenas os itens: 

Ver Comentários

Q65702 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Uma das características principais dos princípios
fundantes da abordagem holística que prima por uma
compreensão mais alargada possível da relação
interativa e simbiótica entre parte-todo, todo-parte é
a: 
Ver Comentários