Uma Pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica
de um câmpus do IFSP está orientando
um docente ingressante sobre os tipos de avaliações
existentes.
Considerando o que dispõe a Resolução nº 4, de
13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica,
a avaliação no ambiente educacional compreende
3 (três) dimensões básicas. Faça a correspondência
adequada das dimensões de avaliação com suas
respectivas características:
1- avaliação da aprendizagem;
2- avaliação institucional;
3- avaliação de redes de Educação Básica.
( ) baseia-se na concepção de educação que norteia
a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo
de reconstrução da prática pedagógica avaliativa,
premissa básica e fundamental para se questionar
o educar, transformando a mudança em ato, acima
de tudo, político;
( ) rever o conjunto de objetivos e metas a serem
concretizados, mediante ação dos diversos segmentos
da comunidade educativa, o que pressupõe
delimitação de indicadores compatíveis com
a missão da escola, além de clareza quanto ao que
seja qualidade social da aprendizagem e da escola;
( ) os resultados dessa avaliação sinalizam para a
sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente
para continuar funcionando como está;
( ) de caráter formativo predominando sobre o
quantitativo e classificatório, adota uma estratégia
de progresso individual e contínuo que favorece o
crescimento do educando, preservando a qualidade
necessária para a sua formação escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA: