Questões de concursos sobre "Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q57169 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018
A avaliação institucional consiste em um
processo de aperfeiçoamento do Projeto Político
Pedagógico (PPP) da escola. Nessa perspectiva,
assinale a opção que corresponde a um princípio
básico da avaliação institucional.
Q57647 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Na avaliação institucional das Instituições de Educação Superior, as análises sobre a questão dos egressos
estabelecem que
Uma Pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica
de um câmpus do IFSP está orientando
um docente ingressante sobre os tipos de avaliações
existentes.
Considerando o que dispõe a Resolução nº 4, de
13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica,
a avaliação no ambiente educacional compreende
3 (três) dimensões básicas. Faça a correspondência
adequada das dimensões de avaliação com suas
respectivas características:
1- avaliação da aprendizagem;
2- avaliação institucional;
3- avaliação de redes de Educação Básica.
( ) baseia-se na concepção de educação que norteia
a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo
de reconstrução da prática pedagógica avaliativa,
premissa básica e fundamental para se questionar
o educar, transformando a mudança em ato, acima
de tudo, político;
( ) rever o conjunto de objetivos e metas a serem
concretizados, mediante ação dos diversos segmentos
da comunidade educativa, o que pressupõe
delimitação de indicadores compatíveis com
a missão da escola, além de clareza quanto ao que
seja qualidade social da aprendizagem e da escola;
( ) os resultados dessa avaliação sinalizam para a
sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente
para continuar funcionando como está;
( ) de caráter formativo predominando sobre o
quantitativo e classificatório, adota uma estratégia
de progresso individual e contínuo que favorece o
crescimento do educando, preservando a qualidade
necessária para a sua formação escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Nas Instituições de Educação Superior, a avaliação
a ser desenvolvida envolvendo todos os
participantes da instituição para repensar e redefinir suas metas, seus compromissos, finalidades, modos
de atuação e resultados denomina-se:
De acordo com o texto do artigo 3 da Lei n.º
10.861/2004, existem diferentes dimensões
institucionais que deverão ser consideradas na
avaliação das instituições de ensino superior, não
constando como obrigatória a seguinte dimensão:
Q57853 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
As Comissões de Avaliação in loco de instituições serão compostas por três avaliadores e as de curso,
por dois avaliadores, sorteados dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior- SINAES (Basis). O avaliador deve observar conduta ética. Assim, está
vedado ao avaliador:
Q57858 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Em relação ao ENADE é correto afirmar que:
Q57859 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Marque a alternativa referente à Avaliação dos cursos de graduação.
A proposta do SINAES compreende a necessidade de as Instituições de Educação Superior passarem por
um ciclo completo de avaliação. Esse ciclo envolve os três pilares do Sistema, quais sejam, a