A avaliação de aprendizagem do conhecimento
biológico desempenha diversas funções na prática
pedagógica dos professores, tais como diagnóstica,
formativa e somativa. A avaliação com função
formativa é aquela que
Q57145 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Um técnico em assuntos educacionais revisa as questões discursivas elaboradas por um
professor para a segunda avaliação de uma disciplina. Nos itens abaixo, estão algumas
constatações do técnico após a revisão.
I Cada questão avalia uma habilidade geral do programa.
II Existe inadequação entre a habilidade definida no plano da prova e a questão
elaborada, o que a torna de pouca confiabilidade.
III Elaborou uma chave de correção com critérios bem definidos, o que contribui para a
validade da avaliação.
IV Utilizou a linguagem da atividade profissional relacionada com o campo da
disciplina.
Dentre essas constatações, são INADEQUADAS ao processo de elaboração de questões
discursivas as presentes nos itens
Q57161 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018
O cálculo do IDEB envolve dois componentes,
quais sejam:
Q57162 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018
O Programa Internacional de Avaliação de
Alunos – PISA – tem como objetivo avaliar
Q57164 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018
O Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica – IDEB – foi criado para
I. medir a qualidade do aprendizado nacional;
II. orientar a elaboração dos currículos escolares
dos estados e municípios;
III. monitorar a ação educacional dos sistemas
municipais de ensino;
IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Estão corretas somente as complementações contidas
em
Q57165 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM –
tem como principal finalidade avaliar o desempenho
escolar e acadêmico do aluno ao final do Ensino
Médio. Partindo dessa informação e tendo como foco
situações para as quais servem os resultados do
ENEM, é correto afirmar que esse exame
I. favorece a criação de referência nacional
para o aperfeiçoamento dos currículos do
Ensino Médio.
II. é utilizado como mecanismo único,
alternativo ou complementar para acesso à
educação superior, em especial para as
instituições federais.
III. viabiliza o desenvolvimento de estudos e
indicadores sobre a educação brasileira.
IV. constitui parâmetros para o sistema de
avaliação formal das instituições escolares
integrantes da rede de ensino privada.
Estão corretas as complementações contidas em
Q57169 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018
A avaliação institucional consiste em um
processo de aperfeiçoamento do Projeto Político
Pedagógico (PPP) da escola. Nessa perspectiva,
assinale a opção que corresponde a um princípio
básico da avaliação institucional.
A busca de incentivos para o desenvolvimento
de projetos culturais, quase sempre traduzidos em
recursos que financiem a execução desses projetos,
requer a avaliação das propostas apresentadas. Nesse
sentido, diferentes processos avaliativos podem ser
adotados para análise da qualidade do projeto,
merecendo atenção critérios relacionados com o
Nos últimos anos, o estado do Ceará tem-se
destacado, no cenário da educação nacional, pela
busca insistente de alcançar o desenvolvimento de
uma educação pública efetivamente de qualidade.
Nessa perspectiva, implantou uma política voltada
para a garantia da construção da qualidade
educacional, logo nos primeiros anos do ensino
fundamental, que serviu de referência para o País.
Essa política é denominada