Questões de concursos sobre "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57140 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

A abordagem por competências e habilidades,
conforme expressa na BNCC, defende a formação de
um estudante que, especialmente,
Ver Comentários

Q57219 - CESPE Professor 2017

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Básica, para o sucesso da implantação das ações
interdisciplinares nas instituições de ensino, é necessário
Ver Comentários

Q57237 - CESPE Professor 2017

Em relação às concepções pedagógicas para os anos iniciais do
ensino fundamental, os PCN
Ver Comentários

Q57238 - CESPE Professor 2017

No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do
ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Ver Comentários

Q57262 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Para orientar as escolas na elaboração, no planejamento,
na execução e na avaliação de sua proposta pedagógica
e curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil estabelecem princípios, fundamentos
e procedimentos. Nesse sentido, currículo da Educação
Infantil, pelas Diretrizes, é concebido como um conjunto
de
Ver Comentários

Q57263 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica, Resolução n° 4/10, definem que a
organização do percurso formativo deve assegurar a
escolha da abordagem didático-pedagógica que oriente
o projeto político-pedagógico na constituição de redes
de aprendizagem. Acerca das redes de aprendizagem
definidas nas Diretrizes, é correto afirmar que são
entendidas como
Ver Comentários

Q57431 - FCC Consultor Legislativo 2018

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, os currículos das escolas de ensino fundamental
e médio devem contemplar uma base nacional comum e uma base diversificada, com reflexos em seus projetos
político-pedagógicos, de maneira a expressar, respectivamente
Ver Comentários

Q57512 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

De acordo com o artigo 42 da Resolução CNE/
CEB n° 04/2010, são elementos constitutivos para a
operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais para a Educação Básica
Ver Comentários

Q57558 - FGV Pedagogo 2018

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, “os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno.”

(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013).


Assinale a opção que indica a denominação desse processo em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar. 

Ver Comentários

Q57574 - FGV Pedagogo 2018

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:


O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”


De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.  

Ver Comentários