Disciplinas Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica Questões de concursos sobre "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica" | Pedagogia - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q57140 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018
A abordagem por competências e habilidades,
conforme expressa na BNCC, defende a formação de
um estudante que, especialmente,
A)aprenda a aprender continuamente.
B)se envolva e se entusiasme pela escola.
C)valorize a interação com os atletas da escola.
D)compreenda as resoluções de problemas
complexos.
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Q57219 - CESPE Professor 2017
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Básica, para o sucesso da implantação das ações
interdisciplinares nas instituições de ensino, é necessário
A)que essa tarefa esteja prevista no projeto político pedagógico
e seja assumida pela direção da escola, responsável por
responder por essas ações frente à secretaria de educação.
B)que a instituição tenha condições financeiras para a aquisição
de equipamentos, já que a interdisciplinaridade requer
laboratórios especiais e adequados à sua implantação.
C)que os profissionais da educação assumam as
responsabilidades inerentes à implantação do projeto
interdisciplinar na escola, como, por exemplo, planejar, avaliar
e, se for necessário, replanejar as etapas.
D)superar a influência familiar e da comunidade local, devido ao
fato de os projetos interdisciplinares independerem da relação
com as famílias e com a comunidade local.
E)que sejam priorizadas as propostas curriculares que privilegiam
a hierarquização de disciplinas e conteúdos.
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Q57237 - CESPE Professor 2017
Em relação às concepções pedagógicas para os anos iniciais do
ensino fundamental, os PCN
A)orientam que o ensino e aprendizagem apoiem,
preferencialmente, estudantes que já saibam o que querem e os
que sejam esforçados.
B)caracterizam-se pelo respeito às concepções pedagógicas dos
professores, a quem servem de documento orientador.
C)estabelecem as concepções pedagógicas a serem
compulsoriamente seguidas pelo professor na fundamentação
de sua prática pedagógica.
D)defendem e difundem concepções de ensino e aprendizagem
cuja base se construa em etapas.
E)consideram irrelevante a intervenção do professor na
aprendizagem dos conteúdos conceituais pelos estudantes.
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Q57238 - CESPE Professor 2017
No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do
ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
A)propõem a eliminação da cultura de reprovação nas escolas
que assumirem a perspectiva de ciclos.
B)orientam a implantação de ciclos em todas as escolas
brasileiras desde o final dos anos 90 do século passado.
C)dispõem que sejam destinados mais recursos financeiros às
escolas que adotarem a perspectiva de ciclos.
D)exigem das escolas que aderirem à organização curricular em
ciclos mudanças em seus procedimentos metodológicos.
E)fixam a proposta de avaliação de aprendizagem das escolas que
adotarem a proposta de ciclos.
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Q57262 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015
Para orientar as escolas na elaboração, no planejamento,
na execução e na avaliação de sua proposta pedagógica
e curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil estabelecem princípios, fundamentos
e procedimentos. Nesse sentido, currículo da Educação
Infantil, pelas Diretrizes, é concebido como um conjunto
de
A)programas elaborados pelos órgãos superiores de
gestão da educação para a execução por parte das
escolas.
B)conteúdos organizados em disciplina definindo a
estrutura curricular a ser desenvolvida pelos professores.
C)legislação, portanto obrigatório, que traduz esses
princípios, fundamentos e procedimentos para a
organização da escola do ponto de vista administrativo,
pedagógico e curricular.
D)reflexões de cunho educacional sobre os objetivos,
conteúdos e orientações didáticas que fornecem
informações e indicações para a elaboração do projeto
da escola.
E)práticas que buscam articular as experiências e
os saberes das crianças com os conhecimentos
que fazem parte do patrimônio cultural, artístico,
ambiental, científico e tecnológico.
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Q57263 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica, Resolução n° 4/10, definem que a
organização do percurso formativo deve assegurar a
escolha da abordagem didático-pedagógica que oriente
o projeto político-pedagógico na constituição de redes
de aprendizagem. Acerca das redes de aprendizagem
definidas nas Diretrizes, é correto afirmar que são
entendidas como
A)as estruturas sociais virtuais compostas por pessoas
e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos
de relações, que partilham valores e objetivos comuns
na internet.
B)as mídias sociais, que compreendem a produção de
conteúdos de forma não centralizada, em que não há
controle editorial de grandes grupos.
C)as ações didático-pedagógicas, subsidiadas pela
consciência de que o processo de comunicação entre
estudantes e professores é efetivado por meio de práticas
e recursos diversos.
D)o uso das tecnologias de informação e comunicação
por parte das escolas para melhorar o desempenho,
e a gestão na automação de processos para diminuir
os custos.
E)as páginas na Internet, criadas pela escola com algumas
ferramentas de pesquisa e comunicação, para a
divulgação de textos e materiais diversos aos alunos.
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Q57431 - FCC Consultor Legislativo 2018
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, os currículos das escolas de ensino fundamental
e médio devem contemplar uma base nacional comum e uma base diversificada, com reflexos em seus projetos
político-pedagógicos, de maneira a expressar, respectivamente
A)a industrialização e a urbanização que induziram a massificação, mas não a equalização das oportunidades educacionais;
a administração escolar de cada estabelecimento de ensino, que evidenciem a racionalização, o gerenciamento e a
avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
B)o conjunto de conteúdos mínimos das áreas do conhecimento, que deve preponderar sobre a parte diversificada; as
características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos públicos atendidos.
C)a construção e ações de uma escola e educação republicanas e democráticas; a diferenciação e especialização na formação dos
diferentes alunos de maneira que cada um possa se inserir e se integrar em qualquer região ou localidade geográfica do país.
D)uma dimensão vertical, respeitando os objetivos e as finalidades das etapas do ensino fundamental e médio; uma
dimensão horizontal que harmonize e dê unidade aos propósitos e finalidades do plano de ensino de cada docente em sua
respectiva área de conhecimento ou disciplina.
E)o conjunto das áreas do conhecimento científico e filosófico e os saberes populares construídos na experiência cotidiana; o
respeito a historicidade e a identidade da nação brasileira de forma a fortalecer sua singularidade frente as demais nações
americanas-latinas.
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Q57512 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018
De acordo com o artigo 42 da Resolução CNE/
CEB n° 04/2010, são elementos constitutivos para a
operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais para a Educação Básica
A)a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e
as práticas sociais; a igualdade de condições para o
acesso, a inclusão, a permanência e o sucesso na
escola.
B)a gestão democrática; o sistema de avaliação; os
programas suplementares; a garantia de padrão de
qualidade; o respeito à liberdade e aos direitos.
C)a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar
a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo
de ideias e de concepções pedagógicas.
D)o projeto político-pedagógico e o regimento escolar;
o sistema de avaliação; a gestão democrática e a
organização da escola; o professor e o programa de
formação docente.
E)a valorização do profissional da educação escolar; o
projeto político-pedagógico; a gestão democrática; a
vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as
práticas sociais.
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Q57558 - FGV Pedagogo 2018
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica,
“os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o
conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma,
no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo
tempo em que servem de elementos para a formação ética,
estética e política do aluno .”
(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília:
MEC, SEB, DICEI, 2013).
Assinale a opção que indica a denominação desse processo em
que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças,
transformando-se em conhecimento escolar.
A)Transformação pedagógica.
B)Interferência educativa.
C)Descrição educacional.
D) Inferência instrutiva.
E)Transposição didática.
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Q57574 - FGV Pedagogo 2018
Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em
uma reunião de planejamento curricular:
“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas
áreas de conhecimento .”
De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que
melhor explica o argumento utilizado pela professora.
A)Uma vez que todas as vivências proporcionadas pela escola
veiculam valores, atitudes, sensibilidades, orientações e
conhecimentos.
B)Já que o currículo inclui também as atividades previstas para
fixação da aprendizagem.
C)Porque se deve considerar como currículo também os
objetivos de aprendizagem estabelecidos pelos professores.
D)Porque o currículo compreende os componentes curriculares,
as áreas de conhecimento e as normas de comportamento.
E)Uma vez que se deve também considerar na definição de
currículo os conteúdos mínimos que compõem as avaliações
externas.
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