Questões de concursos sobre "Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das
instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Em função de seus objetivos e finalidades esse Sistema conjuga dois
modelos de avaliação:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, tem relevante significado no processo de análise do
desempenho do sistema educacional brasileiro; o Plano Nacional de Educação definiu metas para o Ideb a cada biênio até 2021,
conforme quadro a seguir:
Considere o gráfico e as afirmativas abaixo, que mostram os resultados do Ideb nacional por biênio, de 2005 a 2015.
I. Os anos iniciais do Ensino Fundamental do país têm média 5,5, mostrando sucessivos aumentos no índice superando a
meta prevista
II. O Ensino Médio do país demonstra tendência positiva para o alcance das metas, porém com menor velocidade.
III. Os anos finais do Ensino Fundamental do país têm média muito próxima à meta apesar de não a ter alcançado em 2015.
IV. No Ensino Médio, última etapa da trajetória escolar obrigatória, o índice ficou estagnado de 2005 a 2009.
Está correto o que se afirma APENAS em
Q57624 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014
Com relação às características do Plano de Ações Articuladas
(PAR) assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Estabelecido no Decreto Presidencial nº 6.094/07, como um
programa estratégico do Plano de Desenvolvimento da
Educação (PDE)
( ) Tem como objetivo apoiar técnica e financeiramente os entes
federativos classificados como de baixo nível no IDEB.
( ) O gestor elabora um diagnóstico da situação do ente
federado em dimensões preestabelecidas para, então,
elaborar um plano de ação
As afirmativas são, respectivamente,
Q57663 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de
graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente por três tipos de avaliação:
Q57665 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Em relação ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), é correto afirmar que
Uma Pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica
de um câmpus do IFSP está orientando
um docente ingressante sobre os tipos de avaliações
existentes.
Considerando o que dispõe a Resolução nº 4, de
13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica,
a avaliação no ambiente educacional compreende
3 (três) dimensões básicas. Faça a correspondência
adequada das dimensões de avaliação com suas
respectivas características:
1- avaliação da aprendizagem;
2- avaliação institucional;
3- avaliação de redes de Educação Básica.
( ) baseia-se na concepção de educação que norteia
a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo
de reconstrução da prática pedagógica avaliativa,
premissa básica e fundamental para se questionar
o educar, transformando a mudança em ato, acima
de tudo, político;
( ) rever o conjunto de objetivos e metas a serem
concretizados, mediante ação dos diversos segmentos
da comunidade educativa, o que pressupõe
delimitação de indicadores compatíveis com
a missão da escola, além de clareza quanto ao que
seja qualidade social da aprendizagem e da escola;
( ) os resultados dessa avaliação sinalizam para a
sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente
para continuar funcionando como está;
( ) de caráter formativo predominando sobre o
quantitativo e classificatório, adota uma estratégia
de progresso individual e contínuo que favorece o
crescimento do educando, preservando a qualidade
necessária para a sua formação escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Nas Instituições de Educação Superior, a avaliação
a ser desenvolvida envolvendo todos os
participantes da instituição para repensar e redefinir suas metas, seus compromissos, finalidades, modos
de atuação e resultados denomina-se:
De acordo com o texto do artigo 3 da Lei n.º
10.861/2004, existem diferentes dimensões
institucionais que deverão ser consideradas na
avaliação das instituições de ensino superior, não
constando como obrigatória a seguinte dimensão:
A Lei n.º 10.861/2004 institui o Sistema Nacional
de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá
outras providências. A mesma lei esclarece que a
periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos
estudantes de cada curso de graduação será:
Q57845 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Conforme o Art. 3° da Lei 10.861/2004, a avaliação das instituições de educação superior terá por
objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas,
projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas, obrigatoriamente, a
seguinte: