Questões de concursos sobre "Legislação da Educação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Legislação da Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57128 - NUCEPE Professor - Língua Portuguesa 2018

A denominação mais adequada para uma estratégia de formação de professores que realize diagnósticos e ofereça
formações específicas, para que cada professor possa escolher aquelas que respondam melhor aos seus desafios
profissionais, é: 
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Q57134 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

No que diz respeito às competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, considere os seguintes itens:

I. analisar a distribuição desigual pela população dos efeitos positivos decorrentes da aplicação dos conhecimentos biológicos e tecnológicos na medicina, na agricultura e na indústria de alimentos;

II. reconhecer as formas pelas quais a biologia está presente na cultura atual, quer seja influenciando a visão de mundo quer seja participando de manifestações culturais, literárias, artísticas, dentre outras.

III. confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.


Faz parte das competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia o que consta em

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Q57140 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

A abordagem por competências e habilidades,
conforme expressa na BNCC, defende a formação de
um estudante que, especialmente,
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Q57143 - SELECON Professor de Ensino Fundamental 2018

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
considera como aprendiz aquele que aprende uma
profissão, dentro das normas da legislação sobre
educação. No Capítulo V - Do Direito à Profissionalização
e à Proteção no Trabalho - define-se o que é considerado
como aprendizagem, da seguinte forma: 
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Q57144 - SELECON Professor de Ensino Fundamental 2018

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) define que a “educação, dever da família e do Estado,
tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando,
seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação
para o trabalho”. No artigo 3° , tem-se os princípios que
basearão o ensino. O princípio do artigo 3° que se refere
ao aspecto “ideais da solidariedade humana” é o:
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Q57156 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A questão deve ser respondida com base na Lei Federal na 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação LDB.

De acordo com a referida lei, são duas finalidades da Educação Superior:
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Q57159 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

Pela legislação que organiza a oferta do ensino
no Brasil, Lei Nº 9.394/96 – LDB, a criança deve
ingressar aos 6 anos de idade no 1º ano do ensino
fundamental e concluir a etapa aos 14 anos. Na faixa
etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar
matriculado no ensino médio. Se, por qualquer razão,
há defasagem entre a idade do aluno e a idade
recomendada para a série que ele está cursando,
ocorre o fenômeno denominado de distorção idadesérie,
que é considerada somente quando a
defasagem é de 
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Q57167 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

À luz das normas legais, relativas à educação
nacional, é correto afirmar que 
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Q57168 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

Por determinação da lei de diretrizes e bases
da educação nacional (LDB), incumbe ao Estado do
Ceará 
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Q57174 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

A escola é uma instituição utilizada pela
sociedade para oferecer, aos membros das novas
gerações, as experiências de aprendizagem que lhes
permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e
criticamente. A escola assim entendida, determina
que a escolarização seja considerada 
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