Q150384 - FCC Nutricionista 2018
Em escolas de ensino fundamental e médio que oferecerá ao dia de 1.001 a 1.500 refeições, o número de nutricionista necessário é:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Em escolas de ensino fundamental e médio que oferecerá ao dia de 1.001 a 1.500 refeições, o número de nutricionista necessário é:
A ilustração e o texto abaixo sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, servem de referência para as três questões seguintes.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos maiores e mais abrangentes programas na área de alimentação escolar do mundo a abarcar a alimentação escolar, tendo o Direito Humano à Alimentação Adequada e a Segurança Alimentar e Nutricional como alicerces. O PNAE pauta-se na oferta de refeições que atendam às necessidades nutricionais dos escolares de acordo com a sua faixa etária, respeitando os hábitos alimentares, a cultura e as tradições do público alvo. Um avanço significativo do programa foi a promulgação da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que fortaleceu o marco institucional do programa e, representou um grande avanço por integrar a Agricultura Familiar à alimentação escolar, possibilitando o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis e, o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais e produzidos em âmbito local (BRASIL, 2009).
Quanto a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, julgue as afirmativas abaixo:
I- A Lei determina que no mínimo 20% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal, pelo FNDE para o PNAE, deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas (BRASIL, 2009).
II- A lei promoveu uma importante transformação na alimentação escolar, tendo aumentado substancialmente a oferta de frutas e legumes de origem local na merenda escolar, abrangendo uma cobertura significativa na proporção de escolas no Brasil com a oferta de alimentos frescos.
III- A Lei revisou o valor "per capita" aumentando o aporte de recursos ao programa e ampliou o atendimento a estudantes do ensino médio, da educação de jovens e adultos e de escolas que oferecem ensino integral, incluindo indígenas e quilombolas.
Assinale a alternativa correta:
A ilustração e o texto abaixo sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, servem de referência para as três questões seguintes.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos maiores e mais abrangentes programas na área de alimentação escolar do mundo a abarcar a alimentação escolar, tendo o Direito Humano à Alimentação Adequada e a Segurança Alimentar e Nutricional como alicerces. O PNAE pauta-se na oferta de refeições que atendam às necessidades nutricionais dos escolares de acordo com a sua faixa etária, respeitando os hábitos alimentares, a cultura e as tradições do público alvo. Um avanço significativo do programa foi a promulgação da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que fortaleceu o marco institucional do programa e, representou um grande avanço por integrar a Agricultura Familiar à alimentação escolar, possibilitando o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis e, o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais e produzidos em âmbito local (BRASIL, 2009).
Em relação ao PNAE assinale a opção INCORRETA:
O cardápio do PNAE visa assegurar a oferta de uma alimentação saudável e garantir o atendimento das necessidades nutricionais do aluno. Esse instrumento deve
O marco de referência de educação alimentar e nutricional (EAN) para as políticas públicas afirma que as ações de EAN podem ocorrer em diversos setores e devem observar os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserido — por exemplo, se as ações ocorrerem na esfera da saúde, os princípios a observar serão os do Sistema Único de Saúde; ou, se na esfera da educação, os princípios serão os do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A esses princípios estruturantes soma-se o princípio
O cálculo do valor energético recomendado
para coletividades é de suma importância,
uma vez que irá garantir a manutenção
da saúde dos comensais, aumentar a
produtividade, entre outros. Para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE),
todos os cardápios deverão ser planejados
de modo a suprir, no mínimo,
Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analise as afirmativas.
I - O PNAE consiste na descrição contínua e na predição de tendência das condições de alimentação e nutrição da população e os seus fatores determinantes. II - O PNAE tem como proposta garantir alimentação escolar a todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias. III - A alimentação escolar é o programa de suplementação alimentar mais antigo no Brasil, criado oficialmente em 1955, por meio do Decreto nº 37.106, que instituiu a Campanha de Merenda Escolar (CME). IV - Os recursos financeiros destinados ao PNAE são exclusivos para a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar, infraestrutura e mão de obra.
Estão corretas as afirmativas
Numa Secretaria de Educação, entre outros programas sociais, o nutricionista é responsável pelo PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Nesse programa, as ações coordenadas pelo Nutricionista, são:
I Atuar na educação alimentar e nutricional por meio de palestras, dinâmicas ou debates.
II Realizar acompanhamento nutricional dos escolares, a fim de verificar seu estado nutricional.
III Capacitar os funcionários responsáveis pelo preparo da alimentação escolar.
IV Elaborar cardápios com refeições nutritivas e que respeite a diversidade da região.
V Efetuar o teste de acessibilidade de um gênero alimentício após introduzi-lo no cardápio escolar.
Das atribuições acima relacionadas, referentes às responsabilidades do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estão corretas:
Em relação ao planejamento de cardápios no
Programa de Alimentação Escolar, assinale a
alternativa correta.
Uma das diretrizes do Programa Nacional de
Alimentação Escolar é: