Questões de concursos sobre "Lei 11.091 de 2005 - Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, em Instituições Federais" | Legislação Federal - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei 11.091 de 2005 - Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, em Instituições Federais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q208290 - COMVEST UFAM Administrador 2018

Sobre a estruturação do Plano de Carreira dos
Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no
âmbito das Instituições Federais de Ensino
vinculadas ao Ministério da Educação, conforme
previsto na Lei nº. 11.091/05, seguem as assertivas: 
I. Plano de carreira é o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade. II. Nível de classificação é o conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições. III. Cargo é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor; IV. Usuários são pessoas, entes despersonalizados ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados, gratuita ou remuneradamente.
Assinale a alternativa correta:
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Q208305 - UFRR Assistente social 2018

Nos termos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos
em Educação e no âmbito das Instituições
Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação é
incorreto afirmar.
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Q209925 - IF-TO Administrador 2017

Tíbia, servidora pública federal, ocupante de cargo
técnico administrativo em educação no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Tocantins, ingressou no serviço público possuindo diploma de conclusão de ensino médio, requisito
mínimo de titulação exigido para o cargo. Após três
meses de efetivo exercício, concluiu graduação em
curso superior oferecido por instituição de ensino
regularmente reconhecida pelo Ministério da
Educação. Para obter acréscimo remuneratório em
virtude da obtenção de diploma de curso de
educação formal superior ao exigido para o cargo
de que é titular, Tíbia deverá requerer perante a
Administração:
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Q209926 - IF-TO Administrador 2017

De acordo com a Lei nº. 11.091/2005, após o
ingresso no serviço público, uma das formas de
desenvolvimento na carreira dos servidores técnico-administrativos
em educação é a Progressão por
Capacitação Profissional. A respeito deste assunto,
assinale a alternativa correta
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Q209940 - IF-RS Médico clínico 2016

Analise abaixo as afirmativas relacionadas às
formas de ingresso e desenvolvimento do
servidor Técnico-Administrativo em Educação
segundo a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005,
identificando com “V” as VERDADEIRAS e com
“F” as FALSAS, assinalando a seguir a
alternativa que contém a sequência CORRETA de
preenchimento dos parênteses, de cima para
baixo:  
( ) O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional. ( ) Será instituído Incentivo à Qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento. ( ) Para os fins de Progressão por Capacitação não será permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra. ( ) O Incentivo à Qualificação somente integrará os proventos de aposentadorias e as pensões quando os certificados considerados para a sua concessão tiverem sido obtidos até a data em que se deu a aposentadoria ou a instituição da pensão. ( ) Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 12 (doze) meses. 
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Q209941 - IF-RS Médico clínico 2016

Com base nos conceitos presentes na Lei nº
11.091, de 12 de janeiro de 2005, assinale abaixo
a alternativa que contém a sequência CORRETA
de preenchimento dos parênteses, de cima para
baixo:  
1. Padrão de Vencimento 2. Plano de Carreira 3. Cargo 4. Ambiente Organizacional 5. Nível de Capacitação
( ) Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade. ( ) Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal. ( ) Posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso. ( ) Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. ( ) Posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação.
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Q209958 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Administrador 2017

Segundo a Lei que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito das Instituições Federais de Ensino, cabe a essas instituições avaliar a adequação do quadro de pessoal e suas necessidades propondo ao órgão competente, se for o caso, o redimensionamento.

Essa avaliação deve ser feita:

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Q209966 - UFPA Psicólogo Organizacional 2017

O Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de
Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação,
instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Para os efeitos deste Decreto, o conceito de 
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Q209967 - UFPA Psicólogo Organizacional 2017

Segundo a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos
Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, são
considerados os órgãos e entidades públicos aqueles que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e o
aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino e são
vinculadas ao
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Q209984 - IF-PE Administrador 2017

O § 2°do art. 10 da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, define a progressão por mérito profissional como 
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