Disciplinas Legislação Federal Lei 1.060 de 1950 - Normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados - Lei da Justiça Gratuita Questões de concursos sobre "Lei 1.060 de 1950 - Normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados - Lei da Justiça Gratuita" | Legislação Federal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei 1.060 de 1950 - Normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados - Lei da Justiça Gratuita que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q210152 - FGV Técnico Superior Jurídico 2014
A parte beneficiada pela gratuidade de justiça que restar vencida em uma demanda, de acordo com a Lei nº 1.060/50,
A)será condenada ao pagamento das custas e honorários advocatícios, mas terá o pagamento suspenso por prazo indeterminado.
B)será condenada ao pagamento das custas e honorários advocatícios, mas só efetuará o pagamento, se no prazo de até 5 anos perder sua condição de hipossuficiente econômico.
C)não será condenada ao pagamento das custas e honorários advocatícios, tendo em vista que os mesmos são abrangidos pela gratuidade de justiça.
D)será condenada ao pagamento das custas e honorários advocatícios, contudo poderá realizar o pagamento parceladamente no prazo de até 5 anos.
E)não será condenada ao pagamento das custas e honorários advocatícios se persistir sua condição de hipossuficiente econômico pelo prazo de 5 anos a contar da sentença final.
Responder
Q210206 - FAE Juiz de Direito 2008
Assinale a alternativa correta:
A)De qualquer recebimento de numerário, como pagamento de custas ou emolumentos da própria serventia, de auxiliares ou reembolso de despesas, será fornecido ao interessado o correspondente recibo, que especificará precisamente a que se refere o pagamento. Este ato é da responsabilidade pessoal do juiz que atua junto à serventia.
B)Não há devolução de custas por ato previsto não realizado.
C)O requerimento de assistência judiciária gratuita será deferido se acompanhado da afirmação, na própria petição inicial ou em declaração autônoma, de que a parte não está em condições de pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo próprio ou de sua família.
D)Quando por algum motivo, tal como conexão, continência, exceção de incompetência, o processo for remetido para outra vara ou comarca, o escrivão não terá direito às custas relativas aos atos praticados pela outra serventia.
Responder
Q210209 - VUNESP Juiz de Direito 2009
Tício é beneficiário da gratuidade de justiça, nos termos da Lei n.º 1.060/50. Tendo sido condenado a pagar determinada quantia ao autor e estando o processo a iniciar sua fase de cumprimento de sentença, Tício invocou o princípio da dignidade da pessoa humana (CF, Art. 1.º, III) e postulou fosse suspenso o feito diante da hipossuficiência declarada. Nesse caso, pode-se afirmar que a
A)falta de condições econômicas para arcar com os custos processuais faz presumir a insolvabilidade do réu, devendo ficar arquivado o processo até que o credor indique bens suficientes à satisfação da obrigação.
B)Lei de Assistência Judiciária não permite a suspensão do cumprimento da sentença quanto aos valores da condenação, todavia quanto às custas e honorários de sucumbência a ação pode ser suspensa por cinco anos, findos os quais, o débito será inscrito na dívida ativa do Estado.
C)Lei de Assistência Judiciária não permite a suspensão do cumprimento da sentença quanto aos valores da condenação, todavia quanto às custas e honorários de sucumbência a ação pode ser suspensa por cinco anos, findos os quais, o débito será considerado prescrito.
D)Lei de Assistência Judiciária não permite a suspensão do cumprimento da sentença quanto aos valores da condenação, todavia quanto às custas e honorários de sucumbência a ação deve ser suspensa pelo mesmo prazo de prescrição de que trata o direito tutelado, findo o qual, a dívida será considerada prescrita.
E)Lei de Assistência Judiciária permite a suspensão do cumprimento da sentença quanto aos valores da condenação, todavia quanto às custas e honorários de sucumbência a ação pode ser arquivada por cinco anos, findos os quais, o débito será considerado prescrito.
Responder
Q210237 - VUNESP Defensor Público 2008
Assinale a alternativa que está de acordo com o disposto na Lei n.o 1.060/50.
A)Gozarão dos benefícios dessa Lei os nacionais ou estrangeiros, residentes no país, que necessitarem recorrer à Justiça penal, civil ou do trabalho, excluída a Justiça Militar.
B)A parte que pretender gozar os benefícios da assistência judiciária requererá ao Juiz competente lhes conceda, mencionando, na petição, o rendimento ou vencimento que percebe e os encargos próprios e os da família.
C)A impugnação do direito à assistência judiciária não suspende o curso do processo e será feita nos mesmos autos do processo principal.
D)Se o assistido puder atender, em parte, as despesas do processo, o Juiz mandará pagar as custas que serão rateadas entre os que tiverem direito ao seu recebimento.
Responder
Q210268 - CESPE Defensor Público 2012
Assinale a opção correta com base no disposto na Lei n.º 1.060/1950.
A)Presume-se pobre, até prova em contrário, quem afirmar essa condição nos termos da lei, devendo a impugnação do direito à assistência judiciária ser feita nos autos da ação principal, suspendendo-se o curso do processo.
B)A parte beneficiada pela isenção do pagamento das custas judiciais e honorários de advogado fica obrigada a pagá-las, desde que comprovado, a qualquer tempo, que possa fazê-lo, sem prejuízo do sustento próprio ou da família.
C)Fazem jus aos benefícios da referida norma os nacionais ou estrangeiros, residentes ou não no país, que necessitarem recorrer à justiça penal, civil, militar, eleitoral ou do trabalho, em todas as instâncias, ordinárias ou extraordinárias.
D)A assistência judiciária compreende a isenção das despesas com a realização do exame de código genético (DNA) que seja requisitado pela autoridade judiciária nas ações de investigação de paternidade ou maternidade.
E)Os depósitos previstos em lei para a interposição de recurso não estão inseridos nas isenções decorrentes da assistência judiciária, cujo pedido deverá ser julgado de plano pelo juiz, sempre de forma motivada.
Responder
Q210367 - VUNESP Defensor Público 2012
Considerando o disposto na Lei n.º 1.060/50, assinale a alternativa correta a respeito da assistência judiciária gratuita.
A)A assistência judiciária compreende, por exemplo, as seguintes isenções: das taxas judiciárias e dos selos; dos emolumentos e custas devidos aos Juízes, órgãos do Ministério Público e serventuários da justiça; e dos depósitos previstos em lei para interposição de recurso.
B)Gozarão dos benefícios da assistência judiciária oferecida pelo poder público os nacionais ou estrangeiros residentes no país ou não, que necessitarem recorrer à Justiça penal, civil, militar ou do trabalho.
C)Presume-se pobre, até prova em contrário, quem afirmar essa condição nos termos da lei, sob pena de pagamento até o quíntuplo das respectivas custas judiciais do processo.
D)A impugnação do direito à assistência judiciária suspende o curso do processo e será feita em autos apartados.
Responder
Q210523 - FCC Analista Judiciário - Contabilidade 2009
A respeito da gratuidade dos atos processuais no processo civil, considere: I. A concessão dos benefícios da assistência judiciária dependerá de atestado de pobreza expedido pela autoridade policial. II. Se a parte beneficiada pela isenção do pagamento de custas não puder fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família dentro de cinco anos, a contar da sentença final, a obrigação ficará prescrita. III. A impugnação do direito de assistência judiciária processa-se nos próprios autos e suspende o curso do processo. É correto o que se afirma APENAS em
A)I.
B)II.
C)I e II.
D)II e III.
E)I e III.
Responder
Q211218 - CESPE Defensor Público 2018
A respeito da gratuidade da justiça para brasileiros e estrangeiros
residentes no Brasil, assinale a opção correta.
A)Alegada a insuficiência de recursos por pessoa jurídica
ou natural, presume-se verdadeira a declaração para fins
de concessão da gratuidade de justiça.
B)A gratuidade de justiça abrange o pagamento das multas
processuais impostas contra o seu beneficiário, que pode
ser pessoa natural ou jurídica, nesse último caso, se não tiver
havido desconsideração da personalidade jurídica.
C)A gratuidade de justiça afasta a responsabilidade de pagamento
dos honorários advocatícios decorrentes da sucumbência
do seu beneficiário.
D)Como decorre de direito pessoal, a gratuidade de justiça
se estende aos sucessores do beneficiário.
E)A decisão a respeito das custas processuais de agravo de
instrumento interposto contra o indeferimento da gratuidade
de justiça deve ser tomada preliminarmente ao julgamento
do mérito recursal.
Responder
Q211221 - FUNDATEC Analista Técnico 2018
Se o juiz, ao receber a petição
inicial, deferir o pedido de gratuidade judiciária,
o réu poderá:
A)Impugnar a concessão do benefício em
preliminar de contestação.
B) Interpor recurso de agravo de instrumento.
C)
Interpor incidente de impugnação à
concessão do benefício, suspendendo o
processo.
D)Interpor incidente de impugnação à
concessão do benefício, que será processado
em apartado, sem suspender o processo.
E)Impugnar a concessão do benefício por
petição própria.
Responder
Q212830 - FGV Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2018
A)não pode ser deferida em favor de pessoa jurídica;
B)afasta o dever de o beneficiário pagar as multas processuais que lhe sejam impostas;
C)não pode ser requerida em petição de recurso;
D)não compreende o depósito de cinco por cento do valor da causa, na ação rescisória;
E)pode abarcar um, alguns ou todos os atos, ou consistir na redução percentual das despesas a cargo do beneficiário.
Responder