Disciplinas Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs) Lei Complementar 59 de 2001 - Organização e Divisão Judiciárias Questões de concursos sobre "Lei Complementar 59 de 2001 - Organização e Divisão Judiciárias" | Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs) - página 4 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei Complementar 59 de 2001 - Organização e Divisão Judiciárias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q197067 - FUMARC Oficial Judiciário (Médio) 2012
Consoante a Lei Complementar nº 59/2001, é CORRETO afirmar que:
A)o Quadro de Pessoal dos Servidores da Justiça de Primeira Instância é integrado, entre outros, por cargos em comissão, sem necessidade de concurso para seu de provimento.
B)a nomeação para os cargos integrantes do quadro a que se refere o artigo 251, será feita pelo 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça.
C)a cada vara e a cada unidade jurisdicional dos Juizados Especiais corresponde uma secretaria integrada obrigatoriamente por servidores das carreiras de Técnico de Apoio Judicial, da especialidade Escrivão Judicial, e de Perito Judicial.
D)o provimento efetivo dos cargos far-se-á por ato do Conselho da Magistratura e dependerá de aprovação prévia em concurso público de provas, ou de provas e títulos.
Responder
Q197069 - FUMARC Oficial Judiciário (Médio) 2012
Sobre a Lei Complementar estadual nº 59/2001, é INCORRETO afirmar que:
A)poderá ocorrer permuta entre servidores do foro judicial ocupantes de cargos com especialidades idênticas e lotados em comarcas diferentes.
B)a permuta de servidor titular do cargo de Oficial de Apoio Judicial da classe B somente poderá ocorrer com servidor de cargo idêntico e da mesma classe.
C)o servidor do foro judicial poderá obter remoção para cargo com especialidade diversa à do que ocupa que se encontre vago em outra comarca.
D)no caso de extinção ou suspensão de comarca, a remoção será decretada, de ofício, para a comarca à qual for anexada a extinta ou suspensa ou para outra comarca.
Responder
Q197201 - EJEF Técnico Judiciário 2007
A respeito do regime disciplinar dos Servidores do Poder Judiciário normatizado pela Lei Complementar n. 59, são causas de demissão, EXCETO
A)incontinência pública e conduta escandalosa no serviço.
B)cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuições de sua responsabilidade ou de seu subordinado.
C)descumprimento de dever que configure o cometimento de falta grave.
D)praticar usura sob qualquer de suas formas.
Responder
Q197231 - EJEF Analista Judiciário - Oficial de Justiça 2007
Nos termos da Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001, são deveres dos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais, EXCETO
A)exercer com acuidade, dedicação e probidade as atribuições do cargo, mantendo conduta compatível com a moralidade administrativa.
B)ser leal ao órgão a que servir.
C)atender com presteza e urbanidade os magistrados, representantes do Ministério Público, advogados e o público em geral, prestando as informações requeridas e dando recibo de documentos ou outros papéis que lhes forem entregues em razão do ofício, ressalvadas as protegidas por sigilo.
D)realizar atividades ou trabalhos comunitários.
Responder
Q197233 - EJEF Analista Judiciário - Oficial de Justiça 2007
Sobre as licenças do Servidor do Poder Judiciário previstas na Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001, é CORRETO afirmar que
A)a licença para tratar de interesses particulares, requerida por servidor, somente poderá ser concedida após a aquisição de estabilidade pelo servidor e terá a duração máxima de dois anos, vedada a prorrogação e a renovação dentro dos três anos seguintes ao seu término.
B)o requerente aguardará a concessão da licença para tratar de interesses particulares no exercício do cargo.
C)a licença para tratar de interesses particulares poderá ser revogada no interesse da justiça, vedando-se ao servidor licenciado retornar ao serviço antes de findo o prazo da licença.
D)cabe ao 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça conceder licença aos servidores da Justiça de Primeira Instância, ouvindo previamente, sempre que possível e necessário, o Diretor do Foro.
Responder
Q197235 - EJEF Analista Judiciário - Oficial de Justiça 2007
Nos termos da Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001 sobre a jurisdição de primeiro grau, é CORRETO afirmar
A)que a investidura inicial na magistratura far-se-á pela posse no cargo de Juiz de Direito Substituto, depois da nomeação pelo Conselho Superior do Tribunal de Justiça.
B)que a jurisdição de primeiro grau é exercida por Juiz de Direito, Tribunal do Júri e Juizado Especial Cível ou Criminal
C)que o Juiz de Direito da comarca fiscalizará a direção do foro da Comarca onde atua.
D)que, durante as férias coletivas, o Juiz de Direito será substituído por outro de mesma competência,nos termos da Lei de Organização Judiciária.
Responder
Q197237 - EJEF Analista Judiciário - Oficial de Justiça 2007
De acordo com a Lei Complementar n. 59 de 18/01/2001, NÃO representa requisito para a criação de comarca
A)edifício público de domínio do Estado com capacidade e condições para a instalação de fórum, delegacia de polícia, cadeia pública e quartel do destacamento policial.
B)população mínima de dezoito mil habitantes na comarca.
C)número de eleitores superior a treze mil na comarca.
D)movimento forense anual, nos municípios que compõem a comarca, de, no mínimo, quatrocentos feitos judiciais, conforme estabelecer resolução da Corte Superior do Tribunal de Justiça.
Responder
Q197242 - EJEF Técnico Judiciário 2005
Segundo o que dispõe a Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais sobre o Tribunal do Júri, é CORRETO afirmar que
A)compete aos jurados aplicar o direito, a partir dos quesitos que lhes forem formulados.
B)é de primeiro grau a jurisdição exercida pelo Tribunal do Júri.
C)funciona o Tribunal do Júri em qualquer dos Municípios que componham a Comarca.
D)será convocado o Tribunal do Júri a se reunir, independentemente da existência de processo a ser julgado, mensalmente na comarca de Belo Horizonte e bimestralmente nas demais.
Responder
Q197243 - EJEF Técnico Judiciário 2005
Considerando o que dispõe a Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais sobre o regime disciplinar dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas: I. A pena de advertência será aplicada por escrito ou oralmente, dependendo da gravidade da infração cometida e dos danos que provierem para o Serviço Público. II. A pena de suspensão não poderá exceder a 90 dias. III. O servidor inativo não é passível de punição disciplinar. A partir dessa análise, pode-se concluir que
A)apenas a afirmativa I está correta.
B)apenas a afirmativa II está correta.
C)apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D)as três afirmativas estão corretas.
Responder