Disciplinas Direito Penal Erro do tipo essencial Questões de concursos sobre "Erro do tipo essencial" | Direito Penal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Erro do tipo essencial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328925 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019
Assinale a alternativa incorreta :
A)Para a Teoria limitada do dolo, o erro quanto à proibição, se evitável, exclui o dolo, remanescendo apenas a responsabilidade culposa se cabível.
B)Para a Teoria dos elementos negativos do tipo, os erros incidentes sobre causas de justificação são considerados erros de tipo.
C)Para a Teoria estrita da culpabilidade a descriminante putativa é considerada erro de proibição e exclui a culpabilidade se o erro for inexcusável.
D)Para a Teoria limitada da culpabilidade o erro que recai sobre os pressupostos fáticos de uma causa de justificação exclui o dolo.
E)Para a Teoria limitada da culpabilidade o erro que recai sobre a existência ou os limites legais de uma causa de justificação exclui a culpabilidade se inevitável.
Responder
Q328949 - VUNESP Escrivão de Polícia Civil 2018
A respeito dos artigos 13 ao 25 do Código Penal, é correto afirmar que
A)a redução da pena em virtude do arrependimento posterior aplica-se a todos os crimes, excepcionados apenas os cometidos com violência.
B)o erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado não isenta de pena, considerando-se, no entanto, as condições ou qualidades da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime e não as da vítima.
C)o agente que, por circunstâncias alheias à própria vontade, não prossegue na execução do crime, só responderá pelos atos já praticados.
D)o dever de agir para evitar o resultado incumbe a quem tenha, por lei ou convenção social, obrigação de cuidado, proteção e vigilância.
E)são excludentes da ilicitude o estado de necessidade e a legítima defesa, não sendo punível o excesso, se praticado por culpa.
Responder
Q328951 - FUMARC Delegado de Polícia 2018
Com relação ao erro no Direito Penal, é CORRETO afirmar:
A)Quando, por erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, considerando-se as qualidades da vítima que almejava. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do concurso formal: estamos diante da figura conhecida como aberratio criminis .
B)O agente que, objetivando determinado resultado, termina atingindo resultado diverso do pretendido, responde pelo resultado diverso do pretendido somente por culpa, se for previsto como delito culposo. Quando o agente alcançar o resultado almejado e também resultado diverso do pretendido, responderá pela regra do concurso formal, restando configurada a aberratio causae .
C)Mãe que, a fim de cuidar do machucado de seu filho, aplica sobre o ferimento ácido, pensando tratar-se de pomada cicatrizante, age em erro de proibição.
D)Fazendeiro que, para defender sua propriedade, mata posseiro que a invade, pensando estar nos limites de seu direito, atua em erro de proibição indireto.
Responder
Q328992 - IESES Perito médico-legista 2017
É certo afirmar:
I. No concurso de pessoas as circunstâncias e as condições de caráter pessoal nunca se comunicam.
II. Tipicidade conglobante é a comprovação de que a conduta legalmente típica está também proibida pela norma, o que se obtém desentranhando o alcance da norma proibitiva, conglobada com as restantes normas da ordem normativa.
III. O sujeito ativo, geralmente, pode ser qualquer um, mas em certos tipos são exigidas características especiais no sujeito passivo. Quando qualquer um pode ser sujeito ativo, os tipos costumam enunciar “o que” ou “quem”.
IV. O erro de tipo não afasta o dolo.
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
A)Somente as proposições II e IV estão corretas.
B)Somente as proposições I e III estão corretas.
C)Somente as proposições I e IV estão corretas.
D)Somente as proposições II e III estão corretas.
Responder
Q328999 - IESES Perito Criminal - Informática 2017
É certo afirmar:
I. No concurso de pessoas as circunstâncias e as condições de caráter pessoal nunca se comunicam.
II. Tipicidade conglobante é a comprovação de que a conduta legalmente típica está também proibida pela norma, o que se obtém desentranhando o alcance da norma proibitiva, conglobada com as restantes normas da ordem normativa.
III. O sujeito ativo, geralmente, pode ser qualquer um, mas em certos tipos são exigidas características especiais no sujeito passivo. Quando qualquer um pode ser sujeito ativo, os tipos costumam enunciar “o que” ou “quem”.
IV. O erro de tipo não afasta o dolo.
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
A)Somente as proposições II e III estão corretas.
B)Somente as proposições I e III estão corretas.
C)Somente as proposições II e IV estão corretas.
D)Somente as proposições I e IV estão corretas.
Responder
Q329005 - FEPESE Escrivão de Polícia Civil 2017
De acordo com o Código Penal o erro sobre o elemento constitutivo do tipo penal permite apenas a:
A)exclusão da culpabilidade.
B)materialização do crime impossível.
C)redução da pena para crime tentado.
D)prática do crime mediante concurso.
E)punição por crime culposo, se previsto em lei.
Responder
Q329009 - FEPESE Agente de Polícia 2017
É correto afirmar sobre o erro de tipo.
A)O erro sobre o elemento constitutivo do tipo legal exclui o dolo.
B)O crime praticado com erro de tipo será desclassificado para a forma tentada.
C)A prática de crime com erro de tipo somente é possível nos crimes dolosos contra a vida.
D)Não se admite o erro de tipo nos crimes contra a administração pública.
E)O ato delituoso deverá ser apenado como contravenção quando presente o erro sobre o elemento constitutivo do tipo legal.
Responder
Q329045 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Promotor de Justiça 2017
Sobre causas de exclusão de ilicitude, de isenção de pena e sobre o erro, assinale a alternativa CORRETA:
A)Que o direito penal reconhece a legítima defesa sucessiva e também a recíproca.
B)Que a coação física irresistível é causa de isenção de pena.
C)Que o erro, quanto aos pressupostos fáticos, se vencível, permite o tratamento do crime como culposo.
D)Que é condição para o reconhecimento da legítima defesa que ao agente não seja possível furtar-se à agressão ao seu direito.
Responder
Q329053 - NUCEPE Agente Penitenciário (Superior) 2017
Em relação ao direito penal, quanto ao erro, marque a alternativa CORRETA .
A)O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime não exclui o dolo, mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei.
B)É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo.
C)Não responde pelo crime o terceiro que determina o erro.
D)O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado isenta de pena.
E)O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um terço).
Responder
Q329070 - MS CONCURSOS Escrivão de Polícia Civil 2012
Jovelino Josualdo planejou a execução de sua esposa, grávida, pois tinha fortes suspeitas de que estava sendo traído por ela. No dia planejado para o homicídio, aguardou a vítima escondido e quando viu um vulto, executou o seu plano, desferindo cinco tiros na vítima, que faleceu no local. Contudo, ao certificar-se do falecimento da vítima, assustou-se ao ver que na verdade havia atirado em sua mãe. Diante do exposto, é correto afirmar que se trata de:
A)Error In Objecto .
B)Error In Persona.
C)Aberratio Ictus .
D)Aberratio Causae.
E)Aberratio Criminis.
Responder