Questões de concursos sobre "Registros com Procedimentos Especiais: Emancipação, Interdição, Ausência, Morte Presumida, Traslados de Assentos Lavrados em País Estrangeiro, Processo de Tomada de Decisão Apoiada" | Direito Notarial e Registral - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Registros com Procedimentos Especiais: Emancipação, Interdição, Ausência, Morte Presumida, Traslados de Assentos Lavrados em País Estrangeiro, Processo de Tomada de Decisão Apoiada que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q328737 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013

Acerca da interdição, do idoso e de sua proteção pela Lei de Registros Públicos, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q328741 - MPDFT Promotor de Justiça 2013

Acerca da Lei dos Registros Públicos, julgue os itens a seguir: 

I. É possível que, vários imóveis, pertencentes a mesmo dono e sendo contíguos, mas situados em duas comarcas/circunscrições imobiliárias distintas sejam objeto de fusão, passando a formar um único imóvel que será matriculado em apenas uma delas.

II. O procedimento inerente à dúvida registrária tem seu fundamento no aspecto formal e material do título apresentado para registro na matrícula do imóvel. Portanto, tem por finalidade apurar a existência do direito material ou declarar a inexistência de ônus que recai sobre o objeto do título apresentado para registro, bem como aferir se o título reúne os elementos formais exigidos por lei.

III. O princípio da especialidade impõe que o imóvel, para efeito de registro público, seja plenamente identificado, a partir de indicações exatas de suas medidas, características e confrontações.

IV. A sentença declaratória de ausência, que nomeou curador, será registrada no Registro Civil de Pessoas Naturais, no cartório do último domicílio do ausente, com as mesmas cautelas e efeitos do registro de interdição, indicando informações sobre o ausente, a sentença, o curador nomeado, o promotor do processo e o tempo da ausência.

V. Considere que foram lavrados dois assentos de nascimento em relação à mesma pessoa; no primeiro, constando na filiação apenas o nome da mãe, e no segundo, o nome desta e do pai biológico, bem como a averbação do casamento e do divórcio da registranda. Nessa situação, diante da duplicidade de registro, deve o julgador, em regra, fazer prevalecer o segundo, em face do princípio da segurança, autenticidade e eficácia dos registros públicos.

Estão CORRETOS os itens:

Ver Comentários

Q328798 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012

Os assentos de nascimento, óbito e de casamento de brasileiros em país estrangeiro: 

Ver Comentários

Q328910 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009

Assinale a opção INCORRETA. 

Ver Comentários

Q328918 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009

Assinale a opção INCORRETA.

Ver Comentários

Q328946 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011

Quanto à emancipação voluntária, é correto afirmar que deverá ser lavrada perante um Tabelião de Notas,

Ver Comentários

Q329078 - FCC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011

As escrituras de emancipação serão
Ver Comentários