Questões de concursos sobre "Fontes do Direito Internacional Público: Costume. Princípios gerais do direito. Analogia. Equidade" | Direito Internacional Público - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fontes do Direito Internacional Público: Costume. Princípios gerais do direito. Analogia. Equidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q327214 - CESPE Juiz federal 2015

Raul, nacional do Estado X, solicitou asilo diplomático na embaixada do Estado Y, localizada no território do Estado Z, alegando que tem sofrido perseguição política por ação conjunta dos Estados X e Z. O asilo diplomático foi concedido pelo Estado Y, que reconhece como norma de direito internacional costumeiro o asilo diplomático, ao passo que o Estado Z alega que nunca reconheceu tal norma como válida e obrigatória para si. 

Nessa situação hipotética,
Ver Comentários

Q327241 - PGR Procurador da República 2015

ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
Ver Comentários

Q327260 - PGR Procurador da República 2015

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Ver Comentários

Q327274 - CESPE Juiz federal 2015

Assinale a opção correta relativamente à fundamentação, às fontes e às características do direito internacional público
Ver Comentários

Q327379 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2012

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. 

I. A sentença arbitral estrangeira é obrigatória, porém, por si só, não possui força executória no Brasil.
II. Ao contrário das normas de jus cogens, as normas de soft law não são obrigatórias, nem influenciam a formação de costumes internacionais, dado o seu caráter eminentemente político.
III. A regra segundo a qual os navios em alto-mar devem submeter-se à jurisdição exclusiva do Estado do pavilhão não comporta exceção.
IV. O estatuto pessoal de um refugiado será regido pela lei do país de seu domicílio, ou, na falta de domicílio, pela lei do país de sua nacionalidade.
Ver Comentários

Q327411 - PGR Procurador da República 2013

DE ACORDO COM A CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA, NO JULGAMENTO DE 20 DE JULHO DE 2012 DO CASO “QUESTÕES RELATIVAS À OBRIGAÇÃO DE PERSEGUIR OU EXTRADITAR” (BÉLGICA V. SENEGAL),

Ver Comentários

Q327420 - PGR Procurador da República 2013

AS NORMAS DE DIREITO INTERNACIONAL PEREMPTÓRIO (JUS COGENS)

Ver Comentários

Q327581 - CESPE Diplomata 2012

Considerando as fontes de direito internacional público previstas no Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e as que se revelaram a posteriori, bem como a doutrina acerca das formas de expressão da disciplina jurídica, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q327595 - CESPE Juiz federal 2011

A colocação de satélites no espaço sideral e a chegada do homem à Lua na década de 60 do século passado ensejaram a criação de normas internacionais sobre o espaço extra-atmosférico. Entre tais normas, destaca-se o tratado sobre os princípios aplicáveis à exploração e uso do espaço extra-atmosférico, assinado em 1967 e, posteriormente, a convenção sobre a responsabilidade internacional por danos causados por objetos espaciais, em 1972. Com base nessas normas e nos princípios internacionais, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q327655 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2009

Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta em relação à Convenção sobre Direitos Humanos, de San José, da Costa Rica, de 22 de novembro de 1969, de Estados Americanos. 
I. Não se pode restabelecer a pena de morte nos Estados que a hajam abolido, nem aplicá-la por delitos políticos nos Estados que a admitam.
II. A lei pode submeter os espetáculos à censura prévia com o objetivo exclusivo de regular o acesso a eles, para proteção moral da infância e da adolescência.
III. As garantias contra a restrição à livre manifestação e à livre difusão do pensamento dispensam autorização estatal para o funcionamento de emissoras de rádio.
IV. A expulsão de estrangeiros, isolada ou coletivamente, só se pode dar por decisão de autoridade judiciária ou administrativa e nos termos de permissivo legal.

Ver Comentários