Q319587 - UEG Delegado de Polícia 2018
No nosso sistema legal, o partido político
A)é pessoa jurídica de direito privado, sendo livre a sua criação, fusão, incorporação e extinção.
B)é pessoa de direito público, dependendo a sua criação de prévia autorização do Tribunal Superior Eleitoral.
C)é pessoa jurídica de direito público, sendo livre a sua criação, fusão, incorporação e extinção.
D)é pessoa jurídica de direito privado, dependendo a sua criação de prévia autorização pelo Congresso Nacional.
E)é entidade paraestatal, devendo prestar contas ao Tribunal de Contas da União.
Responder
Q319596 - FUNRIO Procurador 2018
De acordo com a Constituição Federal de 1988, é livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos, EXCETO a/o
A)prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e STF, respectivamente.
B)proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a eles.
C)caráter nacional.
D)funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
Responder
Q319634 - CESPE Juiz de Direito 2018
O registro de estatuto de partido político junto ao TSE será autorizado
A)por ato de natureza jurisdicional da corte sujeito a recurso extraordinário.
B)por ato materialmente administrativo que lhe atribua personalidade jurídica.
C)se, entre outros requisitos, o requerimento estiver instruído com o inteiro teor do programa e do estatuto partidários, ambos inscritos no registro civil das pessoas jurídicas.
D)se, entre outros requisitos, o requerimento estiver instruído com certidão de inteiro teor do registro partidário expedida pelo cartório de registro civil das pessoas jurídicas da capital do estado sede do partido.
E)se preenchidos os requisitos legais, independentemente de comprovação de apoio mínimo de eleitores.
Responder
Q319767 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2017
O registro do estatuto de partido político deverá ser realizado
A)no TSE, para que seja assegurada ao partido a natureza jurídica de pessoa jurídica de direito privado.
B)no cartório de registro civil das pessoas jurídicas da capital do estado-membro onde o partido tem sede, para que seja assegurada ao partido a personalidade jurídica de natureza privada.
C)no TSE, ficando, todavia, suspenso no cartório e no tribunal caso o partido venha a se fundir com outro, na forma de seu estatuto, enquanto perdurar a fusão.
D)no TSE, para que o partido possa participar do processo eleitoral, receber recursos do fundo partidário e ter acesso gratuito a rádio e televisão, desde que cumpridas as previsões legais.
E)no cartório de registro civil das pessoas jurídicas da capital federal, para que seja assegurado ao partido acesso gratuito ao rádio e televisão, na forma da lei.
Responder
Q319772 - CESPE Técnico Judiciário - Área Administrativa 2017
Com relação a partidos políticos, assinale a opção correta.
A)O partido político é pessoa jurídica de direto público destinada a assegurar a autenticidade do sistema representativo e a defesa dos direitos fundamentais.
B)Em ano de eleição, é facultado ao partido político alterar, em seu estatuto, os prazos de filiação partidária.
C)Apenas o eleitor em pleno gozo de seus direitos políticos pode filiar-se a partido.
D)Para desligar-se do partido, o filiado tem de fazer comunicação escrita ao órgão de direção regional desse partido e ao tribunal regional eleitoral.
E)Com o registro do estatuto do partido no registro civil das pessoas jurídicas fica-lhe assegurada a exclusividade de uso dos seguintes elementos identificatórios: denominação, sigla, símbolos e uniforme.
Responder
Q319832 - FCC Técnico Judiciário - Área Administrativa 2017
Ieda foi orientada a estudar a Lei n° 9.096/95 para o concurso que irá prestar. Descobriu que, destinando-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal, o partido político é pessoa jurídica de direito
A)privado, sendo livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.
B)público interno, sendo livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.
C)público externo, sendo livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.
D)público, interno ou externo, dependendo do seu estatuto, sendo livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.
E)privado ou de direito público interno, dependendo do seu estatuto, sendo livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.
Responder
Q319900 - CESPE Técnico Judiciário - Administrativo 2015
Com relação às condições de elegibilidade e aos partidos políticos, assinale a opção correta.
A)O pleno exercício dos direitos políticos do cidadão corresponde à sua capacidade eleitoral ativa e passiva, e esses direitos podem ser suspensos se esse eleitor for condenado por decisão criminal transitada em julgado, suspensão essa que se manterá enquanto durarem os efeitos da condenação.
B)O cidadão que deseje se candidatar a cargo político eletivo deve ter domicílio eleitoral na circunscrição da candidatura, sendo que, no caso de eleição para prefeito e governador, essa circunscrição corresponde ao estado em que ocorre o pleito.
C)Para que possa concorrer em um pleito eleitoral, a cidadã deve estar filiada a um partido político no mínimo seis meses antes da data da eleição, sendo vedada a fixação, nos estatutos dos partidos, de prazos superiores de filiação partidária.
D)O partido político adquirirá a sua personalidade jurídica na forma da lei civil, após o registro de seu estatuto no TSE.
E)Tanto os brasileiros natos quanto os naturalizados têm capacidade eleitoral passiva para concorrer aos cargos de deputado federal, senador e presidente da República.
Responder
Q319917 - CESPE Promotor de Justiça 2017
A respeito de partidos políticos, assinale a opção correta.
A)Os partidos políticos podem utilizar os recursos do fundo partidário para pagar multas eleitorais decorrentes de infração à Lei das Eleições.
B)Os partidos políticos não são obrigados a cumprir exigências licitatórias para contratar e realizar despesas com recursos do fundo partidário.
C)O partido político adquire personalidade jurídica com o registro de seu estatuto no TSE.
D)As contas partidárias que forem desaprovadas não poderão receber novas cotas do fundo partidário até que sejam regularizadas.
Responder
Q319975 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2017
Acerca de partidos políticos, assinale a opção correta.
A)A fusão de dois partidos não é causa para o cancelamento de seus registros originais junto ao ofício civil e ao tribunal regional eleitoral.
B)O detentor de mandato eletivo que se desfiliar sem justa causa do partido pelo qual foi eleito perderá o mandato.
C)A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo Ministério Público.
D)Para ter acesso gratuito à televisão, o partido deve ter registrado seu estatuto no tribunal regional eleitoral.
E)O requerimento do registro de partido deve ser dirigido a cartório do registro civil das pessoas jurídicas da capital do estado de registro.
Responder
Q320144 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2017
Deodoro, engenheiro civil em determinada empresa, é filiado ao partido político “X”, mas identificou-se com as ideologias do partido “Y”, desejando, então, a este filiar-se. De acordo com a Lei n° 9.096/1995, Deodoro poderá filiar-se ao partido “Y”,
A)se cancelada, de imediato, a filiação partidária no partido “X”, desde que comunique o fato ao juiz da respectiva Zona Eleitoral.
B)apenas se prevista essa hipótese no estatuto de ambos os partidos, com comunicação obrigatória ao partido “X” no prazo previsto nos estatutos.
C)mantendo a filiação ao partido “X”, desde que comunique o fato ao juiz da respectiva Zona Eleitoral.
D)apenas se houver justa causa assim considerada como tal no estatuto do partido “X”, com comunicação obrigatória ao partido “Y”.
E)apenas se cumprido o período de filiação de doze meses no partido “X”, não sendo necessária, neste caso, a comunicação do fato ao juiz da respectiva Zona Eleitoral, mantendo dupla filiação.
Responder