Disciplinas Direito Eleitoral Conceito e Natureza Jurídica dos Partidos. Questões de concursos sobre "Conceito e Natureza Jurídica dos Partidos." | Direito Eleitoral - página 5 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conceito e Natureza Jurídica dos Partidos. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q322751 - PGR Procurador da República 2011
RELATIVAMENTE AOS PARTIDOS POLÍTICOS, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA : I - possuem personalidade juridica de direito privado; II - mesmo sendo-lhes assegurada autonomia para definirem sua estrutura interna, organização e funcionamento, o ordenamento jurídico lhes impõe, entre outros comandos, que seus estatutos estabeleçam normas de disciplina e fidelidade partidária; III - devem ter caráter nacional, sendo-lhes vedado o caráter regional, mesmo que suas ações se direcionem a um terço, ou mais, dos Estados. Das proposições acima
A)( ) apenas as alternativas I e II estão corretas;
B)( ) apenas as alternativas I e III estão corretas;
C)( ) apenas as alternativas II e III estão corretas;
D)( ) todas as alternativas estão corretas
Responder
Q322911 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2005
Quanto aos partidos políticos, assinale a opção correta.
A)O requerimento do registro deve ser subscrito pelos fundadores do partido político, em número nunca inferior a 101, com domicílio eleitoral em, no mínimo, um terço dos estados, e será acompanhado de relação de todos os fundadores com o nome completo, naturalidade, profissão, endereço residencial e número do título eleitoral, com especificação da zona, seção, município e estado.
B)A obtenção da personalidade jurídica do partido depende de comprovação do apoiamento mínimo de eleitores.
C)A prova do apoiamento mínimo de eleitores é feita por meio de assinaturas em listas organizadas para cada zona eleitoral, que devem ser acompanhadas de cópia do respectivo título eleitoral do subscritor.
D)A aquisição da personalidade jurídica assegura a exclusividade da denominação, da sigla e dos símbolos do partido político, vedada a utilização, por outros partidos, de variações que venham a induzir erro ou confusão.
E)O partido tem de comunicar ao juízo da zona eleitoral a constituição dos órgãos de direção de âmbito municipal ou zonal e os nomes dos respectivos integrantes, bem como as alterações que forem promovidas, para anotação.
Responder
Q323174 - FCC Juiz de Direito 2010
Segundo a legislação brasileira, partido político
A)é de livre criação, fusão, incorporação e extinção, desde que o respectivo programa respeite a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.
B)é pessoa jurídica de direito público, destinada a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição.
C)deve ter caráter nacional, considerando-se como tal aquele que comprove o apoiamento de eleitores correspondentes a, pelo menos, um por cento dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, distribuídos por um terço, ou mais, dos Estados.
D)pode adotar uniforme para seus membros.
E)deve registrar seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral antes de adquirir personalidade jurídica na forma da lei civil.
Responder
Q323872 - CESPE Promotor de Justiça 2010
Assinale a opção correta quanto à disciplina legal dos partidos políticos.
A)Como entidade de direito privado, para participar das eleições, o partido político deve registrar seus estatutos no registro civil de pessoas jurídicas de qualquer cidade brasileira.
B)O partido adquire personalidade jurídica na forma da lei civil e registra seus estatutos no TSE.
C)Admite-se o registro de partido que comprove o apoiamento do número bastante de eleitores, desde que distribuído em pelo menos cinco unidades da Federação.
D)O partido político tem direito à propaganda partidária após participar de, pelo menos, uma eleição.
E)A exclusão de filiado das listas partidárias depende de autorização judicial específica.
Responder
Q324024 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2009
A)pode ter caráter estadual ou municipal, desde que exerça suas atividades de acordo com seu estatuto e seu programa.
B)adquire personalidade jurídica com o registro de seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.
C)tem direito à exclusividade da sua denominação, sigla e símbolos, independentemente do registro no Tribunal Superior Eleitoral.
D)tem autonomia para definir sua estrutura interna, mas a sua organização é regulamentada pela Justiça Eleitoral.
E)é pessoa jurídica de direito privado e as pessoas a ele filiadas têm iguais direitos e deveres.
Responder