Q265060 - FCC Defensor Público 2018
Os alimentos gravídicos
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Direito de Família que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Os alimentos gravídicos
O reconhecimento voluntário da paternidade ou da maternidade socioafetiva
Uma pessoa de idade avançada e viúva, que não possui bens, nem mais podendo prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, tem como únicos parentes um primo e um sobrinho neto, ambos em excelentes condições financeiras. Nesse caso, necessitando alimentos,
A curatela afetará tão somente os atos relacionados aos direitos de
Silvia, vítima de violência doméstica, sócia de seu marido, André, numa empresa de prestação de serviços e casada sob o regime comunhão parcial de bens, sem filhos e sem pais, revolveu instituir uma fundação para abrigar e proteger mulheres em situação de violência intrafamiliar e, para tanto, doou todas as quotas de sua participação na empresa. Em razão das agressões perpetradas pelo marido, Silvia veio a óbito 180 dias depois.
Diante da situação narrada, à luz da Lei Civil Brasileira, da doutrina e da jurisprudência, é correto afirmar que
Quanto à disciplina jurídica do direito matrimonial, é correto afirmar que
Sobre o Direito de Família, é correto afirmar que
Maria é casada com José e mantinha um relacionamento extraconjugal com João quando engravidou. Nasceu Caio, que foi registrado em nome de José e era tido por este como filho. Entretanto, em razão de sua semelhança física com João, este ajuizou um pedido de reconhecimento de paternidade, tendo o teste de DNA comprovado o vínculo biológico. José ama seu filho e quer manter-se como pai de Caio.
Assinale a solução que deve ser adotada, considerando o entendimento de Jurisprudência.
De acordo com a atual redação do Código Civil, estão sujeitos à curatela:
Atenção: A questão refere-se a Direito Civil II .
Quanto ao regime de bens entre os cônjuges, conforme estabelece a legislação vigente,