Disciplinas Direito Civil Direito de Família Questões de concursos sobre "Direito de Família" | Direito Civil - página 78 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Direito de Família que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q315289 - FCC Analista Judiciário 2009
A respeito da impenhorabilidade do bem de família, considere: I. A impenhorabilidade é oponível em processo movido para execução de hipoteca sobre imóvel oferecido como garantia real pelo casal. II. Quando a residência familiar constituir-se em imóvel rural, a impenhorabilidade restringir-se-á à sede da moradia, com os respectivos bens móveis. III. Pode beneficiar-se da impenhorabilidade aquele que, sabendo-se insolvente, adquire de má-fé imóvel mais valioso e para ele transfere a residência familiar, não se desfazendo da moradia antiga. É correto o que se afirma APENAS em
A)I e II.
B)I e III.
C)II e III.
D)II.
E)III.
Responder
Q315398 - FCC Defensor Público 2009
Assinale a alternativa INCORRETA.
A)O ordenamento brasileiro não prevê expressamente a posse do estado de filho.
B)Na investigação de paternidade, a recusa à perícia médica-hematológica ordenada pelo juiz supre a prova.
C)A filiação advinda após cento e oitenta dias da celebração do casamento não se presume do marido.
D)A manifestação expressa e direta perante Juiz de Direito implica em reconhecimento de filhos, ainda que fora da sede de investigação.
E)O óbito de pretenso adotante no curso do procedimento de adoção obsta a filiação.
Responder
Q315410 - FCC Defensor Público 2009
Assinale a alternativa INCORRETA.
A)A pessoa casada no regime da comunhão parcial de bens não tem o direito de reinvindicar contra parceiro amoroso eventual de seu cônjuge bem que este tenha adquirido com o fruto de patrimônio particular.
B)A doação de bem integrante do patrimônio conjugal pelo cônjuge infiel ao seu cúmplice pode ser anulada pelo cônjuge prejudicado até dois anos de dissolvida a sociedade conjugal.
C)Os bens adquiridos mediante o esforço conjunto dos concubinos, ainda que um deles seja casado e mantenha vida conjugal, devem ser objetos de partilha.
D)O cônjuge prejudicado por doação ou transferência de bens comuns só pode reinvindicá-los se não estiver separado de fato há mais de cinco anos.
E)Os herdeiros necessários podem, até dois anos de dissolvida a sociedade conjugal, requerer a anulação da doação feita por cônjuge infiel ao seu cúmplice.
Responder
Q315444 - FCC Promotor de Justiça 2008
A respeito do bem de família, é certo que
A)os valores mobiliários constituídos como bem de família só podem ser alienados com o consentimento dos interessados e seus representantes legais, ouvido o Ministério Público.
B)dissolvida a sociedade conjugal pela morte de um dos cônjuges, o sobrevivente não poderá pedir a extinção do bem de família, se for o único bem do casal.
C)podem os cônjuges, mediante escritura pública, destinar até 2/3 (dois terços) do patrimônio líquido do casal existente à época da instituição para instituir bem de família.
D)o bem de família é isento de execução por dívidas anteriores e posteriores à sua instituição, salvo as que provierem de tributos relativos ao prédio, ou despesas de condomínio.
E)o prédio considerado bem de família pode ser alienado com o consentimento do núcleo familiar, dispensada a atuação do Ministério Público.
Responder
Q315447 - FCC Promotor de Justiça 2008
A)poderá ser requerido pelos ascendentes, descen- dentes ou irmãos dos cônjuges, ainda que ambos sejam capazes.
B)não poderá ser concedido sem que haja prévia partilha de bens, ainda que móveis de qualquer natureza.
C)poderá ser requerido pelo curador, pelos ascendentes ou pelo irmão se o cônjuge for incapaz para propor a ação.
D)resultante da conversão da separação judicial dos cônjuges será declarado por sentença, da qual deverá constar a causa que o determinou.
E)modificará os direitos e deveres dos pais em relação aos filhos.
Responder
Q315451 - FCC Promotor de Justiça 2008
A legislação civil prevê que no regime de comunhão parcial entram na comunhão
A)as pensões, meio-soldos, montepios e outras rendas semelhantes.
B)os bens que sobrevierem a cada cônjuge, na constância do casamento, por doação.
C)as obrigações provenientes de atos ilícitos quando não reverterem em proveito do casal.
D)os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge.
E)as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge.
Responder
Q315865 - CESPE Procurador do Estado 2008
A respeito do direito de família, assinale a opção correta.
A)O parentesco por afinidade em linha reta ou em linha colateral permanece ainda que haja dissolução do casamento ou da união estável. O parentesco por consangüinidade ou por adoção contase por graus, que são as distâncias em gerações que vão de um parente a outro.
B)Para a adoção de pessoa maior e capaz, é necessária a concordância desta, não se exigindo o consentimento dos pais biológicos ou dos representantes legais, sendo efetivada mediante escritura pública.
C)A declaração da nulidade acarreta a invalidade do casamento a partir da data da sentença que o invalidou. No entanto, o casamento produz todos os efeitos civis perante os contraentes até o trânsito em julgado da sentença mencionada.
D)O casamento religioso celebrado sem as formalidades da lei civil pode ser inscrito no registro civil a qualquer tempo, bastando que se faça a devida habilitação perante a autoridade competente, e os efeitos jurídicos, ainda que tardio o registro, retroagem à data da celebração do casamento religioso.
E)O casamento e a união estável são reconhecidos como entidades formadoras da família, sendo caracterizada como união estável a sociedade de fato formada por duas pessoas de sexos diferentes, mesmo se uma ou ambas sejam casadas; nesse caso, assegura a lei aos conviventes os mesmos direitos das pessoas casadas, inclusive quanto ao regime patrimonial.
Responder
Q315994 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Correição 2006
O reconhecimento voluntário de filho havido fora do matrimônio pode ser feito no próprio termo do nascimento, por escritura pública ou instrumento particular, por testamento ou por manifestação expressa e direta perante o juiz. A forma do reconhecimento de filho é
A)especial única.
B)geral.
C)especial genérica.
D)contratual.
E)especial plural.
Responder
Q316204 - FCC Técnico Previdenciário - Administrativa 2015
Considere as seguintes afirmações a respeito das relações de parentesco: I. O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro. II. São parentes em linha colateral ou transversal, até o quarto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra. III. Na linha reta, a afinidade se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável. De acordo com as disposições do Código Civil brasileiro, está correto o que se afirma APENAS em
A)I
B)II
C)I e III.
D)I e II.
E)II e III.
Responder
Q316207 - FCC Técnico Previdenciário - Administrativa 2015
De acordo com o ordenamento jurídico vigente, a equiparação do casamento religioso ao casamento civil é
A)incabível, salvo por decisão judicial.
B)admitida, desde que atendidas as exigências da lei para validade do casamento civil e registrado no registro próprio.
C)incabível, dado o caráter laico do Estado.
D)possível, apenas para evitar o cumprimento de pena criminal ou no caso de gravidez
E)exceção absoluta, apenas sendo admissível na hipótese de um dos nubentes encontrar-se em risco iminente de vida.
Responder