Disciplinas Direito Administrativo Princípios dos Serviços Públicos Questões de concursos sobre "Princípios dos Serviços Públicos" | Direito Administrativo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Princípios dos Serviços Públicos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q248923 - CESPE Técnico Tributário 2018
São inerentes ao regime jurídico dos serviços públicos os princípios
A)da imutabilidade das tarifas e da modicidade de tarifas.
B)da continuidade do serviço público e da diferenciação entre usuários.
C)da não concorrência e da modicidade de tarifas.
D)da continuidade do serviço público, da mutabilidade do regime jurídico e da igualdade dos usuários.
E)da generalidade e da precariedade.
Responder
Q249001 - MPE-BA Promotor de Justiça 2018
Sobre a previsão legal de interrupção no fornecimento dos serviços públicos e com base na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é correto afirmar que
A)é possível a interrupção de serviços públicos por razões de ordem técnica, de segurança das instalações, em virtude do inadimplemento do usuário ou quando a remuneração estiver comprovadamente deficitária, desde que haja o devido aviso prévio pela concessionária.
B)mesmo inexistindo emergência, a suspensão do serviço de fornecimento de energia elétrica, quando motivada por razões de segurança das instalações, prescinde de aviso prévio.
C)a interrupção do fornecimento de energia elétrica depende de prévio aviso ao usuário, que sempre se dará por meio de notificação por correspondência individual.
D)o STJ considera ilegítima a interrupção do fornecimento de energia elétrica em virtude do inadimplemento do usuário.
E)é possível a interrupção do fornecimento de energia elétrica por razões técnicas, desde que haja o aviso prévio pela concessionária, o que pode ser feito através da divulgação prévia em emissoras de rádio.
Responder
Q249844 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018
A encampação e a caducidade, no âmbito da delegação de serviços públicos a particulares, são
A)expressões do princípio da continuidade dos serviços públicos, pois conferem ao poder concedente a prerrogativa de extinção dos contratos de concessão de serviço público para garantir sua adequada prestação à população.
B)formas de rescisão bilateral dos contratos de concessão de serviço público que se prestam a garantia do princípio da continuidade dos referidos serviços, com prévio estabelecimento dos critérios indenizatórios à concessionária.
C)expressões dos princípios da supremacia do interesse público e da eficiência, positivados na legislação que rege as concessões de serviço público de forma hierarquicamente superior aos demais, a fim de garantir a prestação dos serviços ininterruptamente.
D)hipóteses de rescisão unilateral dos contratos de concessão de serviço público que dependem de prévia autorização legislativa, a fim de eximir o poder concedente dos impactos de eventual pedido indenizatório por reequilíbrio econômico-financeiro.
E)formas de solucionar a inviabilidade de reequilíbrio econômico-financeiro comprovadamente necessário nos contratos de concessão, quando o poder concedente não aceite a via indenizatória como prioritária, na forma da lei.
Responder
Q251132 - FGV Analista Jurídico 2018
O Estado de Santa Catarina está em situação reiterada e atual de inadimplemento com a concessionária prestadora do serviço público de fornecimento de energia elétrica, no que tange ao pagamento das faturas mensais relativas a contas de luz de diversos prédios públicos. De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o corte no fornecimento desse serviço essencial é:
A)legítimo, em qualquer hipótese, desde que seja precedido de processo judicial, ainda que em sede de tutela de urgência incidental;
B)legítimo, em qualquer hipótese, desde que seja precedido de processo administrativo, assegurados o contraditório e a ampla defesa;
C)legítimo, desde que seja precedido de notificação e que a interrupção não atinja unidades prestadoras de serviços indispensáveis à população;
D)ilegítimo, eis que o Estado também figura como poder concedente, devendo ocorrer compensação no equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
E)ilegítimo, em qualquer hipótese, pela supremacia do interesse público sobre o privado, e pelo princípio da continuidade do serviço público.
Responder
Q251204 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
O desenvolvimento dos serviços públicos, campo de atividades do Estado que são exercidas por ele ou mediante delegação a particulares, obedece a princípios próprios, que são
A)serviços administrativos próprios ou impróprios.
B)imutabilidade e continuidade.
C)generalidade, modicidade de tarifas, mutabilidade e continuidade.
D)generalidade, serviços administrativos próprios, serviços comerciais e industriais.
E)modicidade de tarifas, continuidade, imutabilidade das tarifas e serviços comerciais.
Responder
Q251344 - FCC Direito 2017
A extinção antecipada de concessão dos serviços públicos pelo Poder Concedente privilegia, na maior parte das vezes, a observância dos princípios que informam a prestação daquelas atividades aos usuários. Nesse sentido, a declaração de caducidade, que se dá em casos de inexecução ou má execução do contrato pela concessionária, é expressão, dentre outros fundamentos, do princípio da
A)supremacia do interesse público, já que o poder concedente pode se valer das cláusulas exorbitantes para rescindir unilateralmente os contratos administrativos.
B)mutabilidade dos serviços públicos, que admite a alteração contratual pelo poder concedente sempre que esse entender necessário ao interesse público.
C)continuidade dos serviços públicos, que permite ao poder concedente a substituição da concessionária após a declaração de caducidade, que fica sub-rogada em seus direitos e obrigações.
D)mutabilidade dos serviços públicos, que permite ao poder concedente a substituição da concessionária após a declaração de caducidade, que fica sub-rogada em seus direitos e obrigações.
E)continuidade dos serviços públicos, pois o poder concedente visa a impedir a interrupção ou a insuficiente prestação dos serviços públicos aos usuários.
Responder
Q252969 - VUNESP Investigador de Polícia Civil 2018
O desenvolvimento dos serviços públicos obedece a princípios próprios, dentre os quais se pode apontar o da
A)estabilidade.
B)delegação da sua prestação.
C)exceção do contrato não cumprido.
D)vedação de equiparações.
E)modicidade tarifária.
Responder
Q252995 - NUCEPE Delegado de Polícia 2018
Sobre os serviços públicos, marque a alternativa CORRETA .
A)A Lei nº 8.987/1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, não prevê causas expressas a fim de caracterizar a descontinuidade.
B)Os serviços públicos gerais ou (uti universi ) são indivisíveis e devem ser mantidos por impostos.
C)Incumbe ao Poder Público a prestação de serviços públicos de saúde, educação e assistência social, fundamentais e exclusivos de Estado, apenas.
D)Os serviços de utilidade pública não admitem delegação.
E)Os serviços públicos propriamente ditos admitem delegação.
Responder
Q253025 - FEPESE Fiscal de Rendas 2017
Assinale a alternativa que indica corretamente os princípios específicos que norteiam os serviços públicos.
A)Razoabilidade, publicidade, moralidade e mutualidade.
B)Anterioridade, vedação ao confisco, pluralidade e cortesia.
C)Cortesia, moralidade, publicidade e comutatividade.
D)Proporcionalidade, moralidade, eficiência e mutualismo.
E)Atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
Responder
Q253460 - FUMARC Advogado 2018
No que refere às distinções entre taxa e tarifa como modalidades de remuneração do serviço público pelo usuário, é CORRETO afirmar:
A)A taxa pode ser cobrada pela disponibilização, ainda que não tenha ocorrido a fruição efetiva do serviço, por outro lado, a tarifa somente pode ser exigida pela efetiva fruição, ainda que se admita a possibilidade de cobrança de tarifas mínimas.
B)A taxa, por se submeter ao regime tributário, está sujeita aos princípios da legalidade e da anterioridade tributárias, já a tarifa, por se tratar de variável contratual sujeita ao direito privado, pode ser definida unilateralmente pelo concessionário.
C)Ambas exigem que o serviço público seja específico e divisível, mas a taxa pode ser cobrada em razão da competência para prestar o serviço público, ainda que não tenha ocorrido a efetiva disponibilização dos equipamentos de prestação; por outro lado, a tarifa somente pode ser exigida pela efetiva fruição.
D)Constitui matéria pacífica que todo serviço público de adesão obrigatória pelo usuário é remunerado por taxa, ainda que prestado indiretamente mediante concessão.
Responder