No que se refere às condições que garantem o progresso dos alunos com necessidades educacionais especiais, assinale a opção correta.
Nas séries iniciais, o uso de tabuadas e calculadoras por crianças com dislexia é inadequado, porque impossibilita que os alunos desenvolvam a habilidade de realizar cálculos mentais. Nesses casos, a repetição de exercícios de fixação é mais benéfica.
No caso de alunos com disgrafia, recomenda-se investir no treinamento de aspectos relacionados com a postura e a coordenação visomotora, desconsiderando-se erros específicos de grafismo, como forma, tamanho, inclinação da letra, inclinação da folha ou manutenção das margens.
Com os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem moderada, podem ser realizadas atividades práticas que correlacionem o conteúdo teórico com situações da vida real, buscando-se motivar os alunos a aprenderem tal conteúdo.
É importante ensinar as crianças com déficit de atenção a lidar com os barulhos do ambiente, encorajando-as a realizar tarefas sem o apoio de terceiros.
Em vez de métodos fônicos, devem-se aplicar a crianças que apresentem dificuldades de leitura exercícios de reconhecimento e repetição de sons separados, para que a criança não despenda tanto esforço para entender o texto.