Questões de concursos sobre "Aspectos Psicológicos da Educação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aspectos Psicológicos da Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57136 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

Atualização e constante reciclagem do
professor para o desenvolvimento de um trabalho
inovador considerando o cotidiano do aluno, que
nasceu em uma era tecnológica, é importante para
Ver Comentários

Q57146 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Educação e comunicação são processos inseparáveis. A comunicação tem, no geral, uma influência educativa. O ser humano, no processo de socialização, mediante suas interações com o outro, aprende e ensina, influencia e é influenciado, de acordo com seu lugar, condições e tempo. Dentre os vários tipos de comunicação, a pedagógica tem um papel essencial na educação, em contexto escolar. Analise as afirmações abaixo relativas à comunicação pedagógica.


I De acordo com a teoria de L. S. Vygotsky, na aprendizagem, o aspecto intrapsicológico representa o plano da comunicação externa.

II A comunicação pedagógica deve contribuir para um clima psicológico favorável, no sentido de otimizar o intercâmbio e a ressignificação de significados.

III A comunicação pedagógica apresenta, dentre suas funções, a afetiva, que diz respeito ao favorecimento da compreensão mútua entre os sujeitos.

IV Na comunicação pedagógica, a empatia representa uma dimensão da função cognitiva.


Das afirmações, estão corretas

Ver Comentários

Q57147 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O conceito de atividade é a pedra angular da teoria de A. N. Leontiev e tem implicações nas perspectivas de ensino e aprendizagem que consideram a atividade como um pressuposto epistemológico. Analise as afirmações abaixo relativas à atividade nessa perspectiva.


I A atividade tem sempre caráter objetal e prático, ou seja, externo.

II Na atividade de estudo, o objetivo coincide com o motivo, e o estudante aprende para satisfazer necessidades cognoscitivas.

III O processo de assimilação da cultura universal no contexto escolar é um tipo de atividade na qual se produzem reações específicas que condicionam condutas do estudante pela via do condicionamento operante.

IV Toda atividade se realiza por meio de ações que, por sua vez, se realizam segundo um sistema de operações dependentes das condições dadas.


Estão de acordo com a teoria da atividade de Leontiev as afirmações presentes nos itens

Ver Comentários

Q57173 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


  Coluna I 

1. Lógica

2. Corporal

3. Espacial

4. Intrapessoal

5. Interpessoal 


     Coluna II

( ) Pessoas que possuem facilidade para conclusões baseadas na razão.

( ) Têm a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

( ) Presentes em dançarinos famosos e campeões de ginástica olímpica.

( ) Costumam ser ótimos líderes e atuam facilmente em trabalhos em equipe.

( ) Interpretam e reconhecem fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q57250 - CESPE Professor 2017

O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que
a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir
da mediação do professor de
Ver Comentários

Q57251 - CESPE Professor 2017

Jean Piaget ordenou o desenvolvimento cognitivo da criança em
quatro estágios. O primeiro, que vai do nascimento até os dois anos
de idade, é o estágio
Ver Comentários

Q57252 - CESPE Professor 2017

De acordo com a teoria do comportamento de Skinner,
a recompensa após uma resposta adequada a determinado estímulo
é denominada
Ver Comentários

Q57267 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Um processo básico do ser humano é conseguir o equilíbrio, atingindo uma posição estável após superar dificuldades. Para Piaget, esse processo também ocorre com a inteligência, isto é, desde o nascimento, a criança constrói infinitamente suas estruturas cognitivas em busca de uma melhor adaptação ou equilibração ao meio, que se dá por meio de duas etapas: a assimilação e a acomodação.


Observe a tabela a seguir. 


1. Assimilação

2. Acomodação


A. Consiste em utilizar os esquemas de ação para compreender as características de determinado conceito.

B. Diz respeito à construção de novas estruturas cognitivas. 

C. É um processo interno.

D. Consiste em uma ação externa.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as duas colunas. 

Ver Comentários

Q57275 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Para Piaget, é, em particular, um dos valores obtidos e
precisamente o mais interessante para o estudo da lógica
da criança que parece oferecer certas garantias: a proporção
da linguagem egocêntrica com relação ao conjunto
de linguagem espontânea da criança. Segundo o teórico,
a linguagem egocêntrica tem como características
Ver Comentários

Q57277 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Ensinar é um trabalho intelectual que requer uma aprendizagem
reflexiva e continuada. Pode-se atingir uma maior
integração entre o ensino e a aprendizagem quando o professor
trabalha com seus alunos, segundo Vygotsky, na
Ver Comentários