Questões de concursos sobre "Problemas de Aprendizagem na Escola" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Problemas de Aprendizagem na Escola que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57379 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016

A dislexia é um distúrbio específico da linguagem, congênito e hereditário,
caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples, é um problema de
aprendizagem ao qual o professor deve ficar particularmente atento. É INCORRETO
afirmar a respeito da dislexia:
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Q58237 - FUMARC Especialista em Educação - Orientação 2018

Analise as assertivas abaixo.


I. A criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta dificuldade nas habilidades sociais, na interação social, dificuldade no contato visual, pouca expressão facial, alterações na linguagem e de comportamento, como, por exemplo, um atraso na fala, e pode apresentar agressividade sem uma razão aparente.

II. Pessoas com altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.

III. A deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual, mas não em comportamentos adaptativos expressos em habilidades sociais, práticas e conceituais, com início antes dos 18 anos, e ressalta “que de acordo com a AAIDD, limitações no funcionamento intelectual estão presentes quando o indivíduo apresentar coeficiente de inteligência (QI) superior a 70”.

IV. O aluno com mielomeningocele não apresenta deficiência intelectual. Porém, ele pode apresentar a hidrocefalia associada e, nesse caso, poderá ou não apresentar comprometimentos no processo de aprendizagem.


V. O aluno com paralisia cerebral apresenta alteração de tônus e a coordenação de movimentos para locomoção apresenta-se comprometida. Sempre apresenta deficiência intelectual associada.


Em relação às assertivas propostas, estão CORRETAS apenas

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Q59320 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

O professor compreende e sabe quais fatores podem
interferir na aprendizagem e bem-estar dos alunos. É
correto afirmar que esses fatores são:
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Q59858 - CESPE Psicologia 2017

A respeito da evasão, repetência e do fracasso escolar, assinale a opção correta.
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Q59860 - CESPE Psicologia 2017

Com referência ao fracasso escolar e às abordagens
comportamentalista, cognitivista, histórico-cultural, humanista
e neuropsicológica na concepção das dificuldades de aprendizagem,
assinale a opção correta.
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Q59861 - CESPE Psicologia 2017

Considerando o uso de recursos na avaliação psicológica das
dificuldades de aprendizagem relacionadas aos processos
avaliativos, à evasão e à repetência escolar, assinale a opção
correta.
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Q59867 - CESPE Psicologia 2017

Cada pessoa tem um ritmo e um estilo próprio para aprender e uma
trajetória única de desenvolvimento. As experiências, as memórias,
a construção de sentidos de cada sujeito são influenciadas por
múltiplos fatores pessoais, socioculturais e históricos. A esse
respeito, é correto afirmar que as dificuldades de aprendizagem
dos alunos
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Q59890 - CESPE Psicologia 2017

No que se refere às condições que garantem o progresso dos alunos
com necessidades educacionais especiais, assinale a opção correta.
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Q60286 - FCM Assistente social 2017

Juarez Dayrell e Rodrigo Jesus (2016), ao dissertarem sobre o
ensino médio e os processos de exclusão escolar, identificam a
presença de um discurso, principalmente entre professores, que
atribui a trajetória escolar precária dos jovens a uma “desestruturação
familiar”. Para os autores, esse discurso
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Q60326 - FAURGS Pedagogo 2016

Os dados sobre o nível de escolarização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas demonstram que os mesmos apresentam atraso escolar com significativa defasagem idade/série.

Com relação a essa defasagem, considere os itens abaixo.

I - Comprometimento com o crime, levando ao desinteresse pela escola.

II - Deficiência cognitiva decorrente das condições de vida.

III - Inadequação das propostas escolares para esta população.

IV - Processo de opressão/exclusão social que atinge várias dimensões da vida e que tem na inadequação da escola um fator decisivo.

V - Negligência familiar.

Quais itens apresentam razões que melhor explicam a defasagem idade/série?  

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