A promoção do desenvolvimento positivo do jovem vai
exigir: primeiramente, a identificação de seus recursos
pessoais - talentos, energias e interesses construtivos - e,
depois, a elaboração de programas específicos de
estimulação desses talentos. De acordo com Lerner (2004), o
sucesso desses programas depende de três fatores
preponderantes: uma relação positiva e sustentável com
adultos; atividades dirigidas ao desenvolvimento de suas
habilidades: e a participação do jovem em todas as decisões
e vertentes do programa. Em geral, eles propõem ações
efetivas com base, por exemplo, no desenvolvimento de
características, tais como os cinco “Cs” - caráter, cuidado,
confiança, conexão e compaixão.
SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães et DESSEN, Maria
Auxiliadora, 2012.
A escola de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ao
adotar princípios do desenvolvimento positivo do século
XXI, tem como finalidade promover formas de
desenvolvimento saudáveis na adolescência e não só
diminuir comportamentos de risco. Busca possibilitar ao
jovem o preparo para construir o seu próprio
desenvolvimento e o da sociedade. Diante disso,
entende-se adolescência