Q57337 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018
Na Educação Escolar Quilombola, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Na Educação Escolar Quilombola, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve
O Parecer CEB 11/2000 traz a concepção da Educação de Jovens e Adultos associada às normas e diretrizes nacionais da educação básica, com ênfase nas funções reparadora, equalizadora e qualificadora.
Relacione cada uma dessas funções às suas respectivas definições.
1. Reparadora
2. Equalizadora
3. Qualificadora
( ) A reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão, seja pelas desiguais oportunidades de permanência ou outras condições adversas, deve ser saudada como reparação corretiva.
( ) Tem como base o caráter incompleto do ser humano cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não escolares.
( ) Significa não só a entrada no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento da igualdade de todo e qualquer ser humano.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Leia o fragmento a seguir.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos prevê que a Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes e as suas faixas etárias. Para tanto, estabelece os princípios de _____________, ______________ e ________________ na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio.
Assinale a opção cujos termos completam adequadamente o fragmento acima.
O programa do governo federal que tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante, pode ser reconhecido pela sigla:
A estruturação de cursos deverá observar as áreas que preferencialmente “maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratégias de desenvolvimento socioeconômico e cultural.” (Parágrafo único do Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006). A preocupação explicitada deve pautar a criação de cursos cujo objeto é a educação
Após análise das afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, ao poder público cabe a responsabilidade de estimular e viabilizar o acesso e a permanência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como a oferta de cursos e exames gratuitos, considerando as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho. Nesse sentido, os cursos da EJA devem pautar-se pela flexibilidade, tanto de currículo quanto de tempo e espaço, para que seja:
Como modalidade destas etapas da Educação Básica, a identidade própria da Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:
I. quanto à equidade, a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação.
II. quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III. quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade informativa comum a participantes específicos da escolarização básica.
Está correto o que se afirma apenas em:
Para se matricular no Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), o candidato deve
“Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.” Nesse sentido, analise as características que fundamentam essa proposição:
I. despertar, no adulto, a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade. II. partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive. III. impor o método ao educando de acordo com a realidade da maioria e sua condição cognitiva. IV. propor conteúdos de conhecimento, que devem ser justificados como uma contribuição para melhoria das condições de vida do cidadão. V. realizar atividades problematizadoras, considerando a realidade e os conhecimentos prévios dos educandos.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
A prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de