Questões de concursos sobre "Protagonismo Juvenil e Cidadania." | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Protagonismo Juvenil e Cidadania. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q59520 - Nosso Rumo Diretor de Unidade Escolar 2017

Leia o trecho abaixo. 


      A promoção do desenvolvimento positivo do jovem vai exigir: primeiramente, a identificação de seus recursos pessoais - talentos, energias e interesses construtivos - e, depois, a elaboração de programas específicos de estimulação desses talentos. De acordo com Lerner (2004), o sucesso desses programas depende de três fatores preponderantes: uma relação positiva e sustentável com adultos; atividades dirigidas ao desenvolvimento de suas habilidades: e a participação do jovem em todas as decisões e vertentes do programa. Em geral, eles propõem ações efetivas com base, por exemplo, no desenvolvimento de características, tais como os cinco “Cs” - caráter, cuidado, confiança, conexão e compaixão.

                              SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães et DESSEN, Maria Auxiliadora, 2012.


A escola de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ao adotar princípios do desenvolvimento positivo do século XXI, tem como finalidade promover formas de desenvolvimento saudáveis na adolescência e não só diminuir comportamentos de risco. Busca possibilitar ao jovem o preparo para construir o seu próprio desenvolvimento e o da sociedade. Diante disso, entende-se adolescência

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Q60102 - PR-4 UFRJ Pedagogo 2016

Segundo Maria da Glória Gohn (2011), “a educação
não se resume à educação escolar, realizada
na escola propriamente dita. Há aprendizagens
e produção de saberes em outros espaços, aqui
denominados de educação não formal”. Podemos
citar, como exemplos de outros espaços, a participação
social em movimentos e ações coletivas,
que envolvem negociações, diálogos ou confrontos.
Para a autora, uma das premissas básicas a
respeito dos movimentos sociais é que eles são: 
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Q60300 - FAURGS Pedagogo 2016

A lei do SINASE (Lei nº 12.594/12) e o Plano Nacional
Socioeducativo propõem a promoção do protagonismo
juvenil. Para tanto, na execução das MSEs, o adolescente
deverá ter acesso a  
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Q60662 - ACAFE Professor 2015

A educação escolar deve exercitar a democracia
e a cidadania, enquanto direito social, através
da apropriação e produção dos conhecimentos.
São pressupostos que corroboram com o enunciado
acima, exceto:
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Q61254 - FCC Professor - Biologia 2016

As atividades de estudo do meio vêm sendo cada vez mais realizadas nas escolas, em outros espaços de educação e podem
ser feitas pontualmente ou se constituir com verdadeiros projetos durante um bimestre, semestre ou ano.
 (KRASILCHIK, M. MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania, Editora Moderna, 1. ed., 2004. p.47)
Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:
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Q61265 - FCC Analista - Pedagogia 2016

Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos,
homens e mulheres, são
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Q61266 - FCC Analista - Pedagogia 2016

A noção de “socialização” guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como 
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Q61632 - FUNRIO Pedagogo 2016

Pesquisas sugerem que, muito frequentemente, a juventude é entendida como uma condição de transitoriedade, uma fase de
transição para a vida adulta (Dayrell, 2003).
Com isso, nega-se a importância das ações de seu presente.
Considerando a citação acima, reduzem-se, assim, as possibilidades de se fazer da escola um espaço de formação para 
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Q62768 - IDECAN Professor - Ensino Religioso 2016

Para Paulo Freire (1984, p. 23), é necessário entender a educação não apenas como ensino, não no sentido de habilitar, de
“dar" competência, mas no sentido de humanizar. A pedagogia que trata dos processos de humanização, a escola, a
teoria pedagógica e a pesquisa, nas instâncias educativas, devem assumir a educação enquanto processos temporal,
dinâmico e libertador, aqueles em que todos desejam se tornar cada vez mais humanos. A escola demonstra ter se
esquecido disso, tanto nas relações que exerce com a criança, quanto com a pessoa adolescente, jovem e adulta.

A gestão democrática, educa‐se para a conquista da cidadania plena, mediante a ação conjunta que busca, nos movimentos sociais, elementos para criar e recriar o trabalho na escola, mediante:

I. Compreensão da globalidade da pessoa, enquanto ser que aprende, que sonha e ousa, em busca da conquista de uma convivência social libertadora fundamentada na ética cidadã.

II. Implementação dos processos e procedimentos burocráticos, assumindo os planos pedagógicos, os objetivos institucionais e educacionais pelo corpo pedagógico e técnico a escola as atividades educacionais como forma de buscar soluções conjuntas.
III. Restrição das relações interpessoais, tornando‐se mais solitários, gerindo‐se de tal modo, que se sintam independentes a conhecer melhor os seus propósitos, e a trabalhar individualmente sem traduzir as suas dificuldades e expectativas pessoais e profissionais, pois isto pode causar desconforto a si e aos demais.

IV. Instauração de relações entre os estudantes, proporcionando‐lhes espaços de convivência e situações de aprendizagem, por meio dos quais aprendam a se compreender e se organizar em equipes de estudos e de práticas esportivas, artísticas e políticas.
V. Presença articuladora e mobilizadora do gestor no cotidiano da instituição e nos espaços com os quais a instituição escolar interage, em busca da qualidade social das aprendizagens que lhe caiba desenvolver, com transparência e responsabilidade.
Estão corretas apenas as afirmativas

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Q63316 - BIO-RIO Pedagogo 2015

A família é um sistema vivo inserido em outros sistemas, figurando a sociedade como um suprassistema. Certamente, nenhum sistema se basta por si só, pois existe uma interdependência constante e permanente entre os sistemas vivos existentes. Isto significa dizer que:
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