Q57431 - FCC Consultor Legislativo 2018
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, os currículos das escolas de ensino fundamental
e médio devem contemplar uma base nacional comum e uma base diversificada, com reflexos em seus projetos
político-pedagógicos, de maneira a expressar, respectivamente
A)a industrialização e a urbanização que induziram a massificação, mas não a equalização das oportunidades educacionais;
a administração escolar de cada estabelecimento de ensino, que evidenciem a racionalização, o gerenciamento e a
avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
B)o conjunto de conteúdos mínimos das áreas do conhecimento, que deve preponderar sobre a parte diversificada; as
características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos públicos atendidos.
C)a construção e ações de uma escola e educação republicanas e democráticas; a diferenciação e especialização na formação dos
diferentes alunos de maneira que cada um possa se inserir e se integrar em qualquer região ou localidade geográfica do país.
D)uma dimensão vertical, respeitando os objetivos e as finalidades das etapas do ensino fundamental e médio; uma
dimensão horizontal que harmonize e dê unidade aos propósitos e finalidades do plano de ensino de cada docente em sua
respectiva área de conhecimento ou disciplina.
E)o conjunto das áreas do conhecimento científico e filosófico e os saberes populares construídos na experiência cotidiana; o
respeito a historicidade e a identidade da nação brasileira de forma a fortalecer sua singularidade frente as demais nações
americanas-latinas.
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